Como escolher uma empresa de Executive Search? Fevereiro 16/2024 - Executivos

Como escolher uma empresa de Executive Search?

De maneira geral, o Executive Search é uma modalidade de recrutamento e seleção de talentos para ocupar cargos estratégicos e posições de gestão. Diferente dos processos tradicionais, em que os profissionais se candidatam às vagas divulgadas, o processo de recrutamento no Executive Search é realizado de maneira ativa, por meio de buscas diretas por profissionais no mercado.

 

Envolvendo procedimentos específicos, o Executive Search promove uma contratação mais eficiente, pois leva em consideração o alinhamento cultural, além das habilidades técnicas. Para que sua empresa possa aproveitar todas as vantagens do serviço, fique atento aos diferenciais e métodos utilizados pela empresa contratada.

 

Neste artigo, selecionamos os pontos que você precisa avaliar para escolher a empresa de Executive Search ideal para as necessidades e objetivos do seu negócio. Confira!

Qual o melhor momento para contratar o serviço de Executive Search?

Os colaboradores que compõem a equipe da empresa têm grande impacto na qualidade do ambiente de trabalho, nos serviços realizados e com isso, no desempenho geral da empresa. Por isso, organizar uma equipe é um processo tão importante, em qualquer setor ou nível hierárquico.

 

A busca por profissionais qualificados nem sempre é um processo simples, pois demanda tempo e disponibilidade do setor de RH, podendo ocasionar contratações com baixo Fit Cultural.

 

Quando se trata de posições de alta gestão e cargos estratégicos para a empresa, as contratações inadequadas podem gerar grandes perdas e prejuízos operacionais e financeiros para a organização. Devido a grande importância para o funcionamento da organização, as contratações de executivos demandam processos especializados como os que fazem parte do Executive Search. Entre os principais diferenciais desse processo estão:

Agilidade

As etapas do Executive Search envolvem desde o desenvolvimento do perfil profissional adequado para o cargo, a procura dos talentos mais alinhados e todo o processo de avaliação dos candidatos. Garantindo perfis mais alinhados à função e cultura interna, o Executive Search reduz o tempo do processo, aumentando sua assertividade e além evitar o desgaste das equipes internas de recursos humanos com os procedimentos seletivos.

Busca mais qualificada

A estratégia de Executive Search envolve uma pesquisa ativa e minuciosa por profissionais alinhados com o perfil definido. O headhunter, figura responsável por essa etapa de busca, conta com ampla rede de contatos, abrangendo também a abordagem ética e discreta de profissionais que já ocupam posições em outras empresas.

 

Leia também: Como é o trabalho do headhunter

Preservação de imagem da empresa

Sem a necessidade de atrair um grande número de candidatos, o Executive Search permite realizar todo o processo de recrutamento. Assim, evita-se a divulgação de vagas de alta gerência disponíveis na empresa. Evitando que a situação interna da organização fique exposta entre os concorrentes.

 

Leia também: Os erros mais comuns no Executive Search

Como escolher a empresa de Executive Search?

Contar com uma consultoria especializada faz toda a diferença para a organização conseguir colher os benefícios estratégicos do Executive Search. No entanto, antes de realizar a contratação, é primordial avaliar alguns pontos como a reputação da empresa na área, sua taxa de sucesso e procedimentos utilizados. Abaixo, exploramos alguns dos pontos essenciais para levar em consideração, antes de contratar uma empresa de Executive Search. Confira.

Reputação e Experiência

Avalie o tempo de atuação da empresa e busque conhecer o nível de satisfação dos clientes que utilizaram seus serviços.

 

Sua experiência pode ser um bom indicativo da adaptabilidade de seus serviços com as inovações do mercado e demonstra uma boa capacidade de renovação de seus procedimentos, o que é primordial para uma consultoria eficaz.

Especialização na indústria

Por se tratar de uma busca especializada, os procedimentos utilizados no Executive Search podem variar de acordo com os setores e funções. Verifique se a empresa conta com o conhecimento necessário sobre o mercado em que sua organização atua, e sobre as funções desempenhadas nos cargos de alta gestão deste setor. Esse conhecimento é essencial para a eficiência da consultoria.

Procedimentos de confidencialidade

Durante os serviços de consultoria, é necessário a abertura de informações essenciais da organização como os indicadores de desempenho e o perfil da equipe. Dessa forma, é essencial que a empresa disponibilize, em contrato, políticas claras de segurança e confidencialidade.

Metodologia de seleção

Confira se a consultoria segue processos estruturados para a busca e a análise dos talentos. Uma estratégia eficiente de Executive Search exige ferramentas avançadas, além de consultores qualificados, que contem com uma rede sólida de contatos

 

Diferente dos processos tradicionais, a busca por profissionais para ocupar cargos estratégicos na organização envolve análises profundas sobre as habilidades técnicas e comportamentais.

 

Leia também: Qual a importância das competências comportamentais?

Diferenciais da 4Search

Com mais de 10 anos de atuação no mercado nacional e internacional, a 4Search conta com um processo estruturado para analisar as necessidades do seu negócio, e garantir a contratação de profissionais que agreguem valor à sua organização. 

 

Além de consultores especializados em hunting, nossos procedimentos de Executive Search são transparentes, com plano de busca personalizado, relatórios completos sobre as etapas do processo e follow ups semanais. 

 

Com a 4Search, você garante também um acompanhamento da integração e performance do profissional contratado, garantindo a reposição do candidato caso não haja adaptação completa com a empresa ou com as funções estabelecidas. 

 

Conheça mais sobre nossa atuação sólida e estratégica no mercado de RH em nosso site e confira todos os diferenciais do nossos serviços de Executive Search

 

Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre o mundo do trabalho e siga nossas redes sociais. Estamos presentes no LinkedIn, Instagram e Facebook

Comentários para este post