Como fazer a avaliação de fit cultural na empresa? Outubro 20/2023 - Corporações

Como fazer a avaliação de fit cultural na empresa?

O processo de contratação vai muito além da seleção de candidatos que realizem uma série de tarefas, afinal, você está realizando a adição de um profissional para compor o dia a dia em conjunto com sua equipe. Para garantir a contratação de profissionais que agreguem valor à empresa e a rotina de seus colaboradores, é essencial compreender a compatibilidade do perfil do candidato com a cultura organizacional da companhia

Esse processo de recrutamento e seleção pode ser facilitado com a aplicação do teste de fit cultural, uma forma de avaliar o alinhamento do profissional com a empresa e o que ele pode adicionar no time. 

Neste artigo, entenda como funciona a avaliação de fit cultural e os benefícios proporcionados no alinhamento entre colaboradores e empresa. 

O que é fit cultural?

O fit cultural é uma ferramenta para analisar e avaliar a capacidade do candidato em se adaptar aos valores culturais da empresa. Considerar o ajuste dos profissionais com as regras, rituais e comportamentos presentes na cultura organizacional, irá refletir em contratações mais assertivas, garantindo colaboradores mais engajados com o propósito da companhia.

A busca por este alinhamento tem se tornado um critério muito importante também para talentos que buscam trabalhar em um espaço que se encaixe com suas expectativas para o futuro da própria carreira.

Como implementar o fit cultural?

Alcançar essa sintonia entre colaboradores e a empresa é um ponto muito importante para um bom clima organizacional, por isso, fique atento a alguns passos para a implementação desta etapa no seu processo seletivo.

Observe as características da cultura interna

Antes de tudo é preciso conhecer quais os atributos que fazem parte da organização, pontos como o funcionamento da comunicação interna, a atuação da liderança frente aos colaboradores, além da disponibilidade e abertura que a empresa e time de funcionários apresentam para o surgimento de novas ideias e mudanças.

Defina objetivos

Com base nos valores que estão presentes e ativos dentro do funcionamento da empresa, defina quais valores pretende alcançar, valores que mais se alinhem aos objetivos de crescimento da organização. 

Identifique falhas

Após realizar este exame completo sobre as circunstâncias que fazem parte do cenário atual da empresa, identifique comportamentos e pontos que estão desalinhados com o todo ou que não condizem com os objetivos que a companhia pretende alcançar dentro de sua cultura e crescimento no mercado. 

Desenvolva um código de cultura

A materialização da missão e valores fundamentais da companhia em um documento, irá auxiliar na implementação de uma cultura organizacional bem definida entre os colaboradores, além de tornar a avaliação do fit cultural mais clara.

Incorpore os dados no processo de recrutamento

Com os dados coletados sobre a cultura atual e a desejada dentro da organização, será possível obter uma visão mais precisa das qualidades que existem dentro da equipe, e quais os perfis que trarão mais benefícios para a dinâmica interna. 

Esse tipo de informação é muito importante para atrair os candidatos adequados, por isso, incluir as soft skills desejadas na lista de requisitos para o cargo pode funcionar como uma seleção prévia de talentos.

Valorize as competências comportamentais 

A entrevista pode ser mais enriquecedora com questões relacionadas às vivências do colaborador. Investir em perguntas situacionais, que permitam conhecer algumas opiniões, e habilidades socioemocionais do candidato. Essa análise inicial da postura e competências comportamentais dos profissionais é fundamental para encontrar um bom fit cultural.

Principais benefícios 

A análise de fit cultural é um investimento que traz muitos ganhos para empresa e colaborador. Permite que a organização tenha um autoconhecimento mais profundo sobre seu funcionamento, e possa desenvolver novas metodologias e soluções para seu crescimento. Entre os principais benefícios dessa avaliação estão:

Contratações assertivas

A definição mais específica sobre o perfil que se encaixa na dinâmica interna da empresa, torna o processo de recrutamento mais fluido e as contratações mais precisas e vantajosas para um bom funcionamento da empresa. 

Leia também: Os impactos da contratação errada de executivos 

Melhora no desempenho 

Colaboradores que se identificam com os valores e ideais da empresa, apresentam um engajamento maior com a equipe e o trabalho. Esse envolvimento maior também reflete no aumento da produtividade e contribui para a construção de um clima organizacional positivo.

Redução de turnover

A sintonia entre colaboradores e organização, frequentemente resulta em funcionários satisfeitos com a dinâmica coesa de trabalho, aumentando as taxas de retenção dentro da empresa. 

Confira também: Turnover: o que é e quando a empresa deve se preocupar? 

Habilidades técnicas são dados muito importantes na contratação de um novo funcionário, mas frequentemente essas competências podem ser desenvolvidas ao longo do tempo com o oferecimento de treinamentos capacitantes, mas as habilidades comportamentais são competências mais difíceis de serem desenvolvidas e podem gerar problemas na produtividade e aumento da rotatividade desses profissionais. 

O mapeamento de competências e assesment realizado na 4Search garante uma avaliação profunda e completa das qualidades que os profissionais de sua empresa devem apresentar para os objetivos em performance e crescimento estratégico da organização sejam alcançados. Entre em contato e tenha a assistência completa de que sua empresa precisa. 

Conheça mais ferramentas para avaliar e melhorar os processos internos da sua organização em nosso blog. Fique por dentro das maiores tendências sobre a gestão de recursos humanos em nossas redes sociais, siga nossos perfis no Facebook, Instagram e Linkedin

Comentários para este post