Turnover: o que é e quando a empresa deve se preocupar? Agosto 04/2021 - Corporações

Turnover: o que é e quando a empresa deve se preocupar?

Conflitos com a gestão, falta de planos de carreira, clima organizacional tóxico e contratações equivocadas são apenas algumas causas do alto turnover em uma empresa. Esta taxa, que costuma ser um dos principais índices para mensurar o desempenho do RH, é muito importante para a organização como um todo pois resulta em um aumento de custos.

 

Ao trabalhar para reduzir o índice de turnover, é possível eliminar custos extras, aumentar a retenção de talentos valiosos e melhorar a cultura da organização como um todo, que passará a ser mais valorizada perante o mercado e os profissionais da área.

 

O que é turnover?

 

Turnover é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como “virada” ou “dobra”. 

 

Na área de RH, também é conhecido como a taxa de rotatividade dos colaboradores dentro da empresa, ou seja, a quantidade de profissionais que deixaram a organização em um determinado período de tempo e precisam ser substituídos. 

 

Toda empresa possui seu próprio percentual de turnover, o que é natural e pode trazer inovação e mudanças positivas ao ambiente de trabalho.

 

Porém, quando o número é muito alto pode gerar diversas perdas, inclusive financeiras, para a companhia, por isso é considerado um dos indicadores-chave de desempenho mais importantes não apenas para o RH, mas para toda a organização.

 

Como calcular o turnover?

 

No mundo corporativo, muito se fala em turnover ideal, mas este número é relativo de acordo com o segmento da empresa e seu local de atuação, por exemplo. 

 

Dessa forma, o gestor deve fazer uma análise mais aprofundada e qualitativa sobre o clima organizacional, levando em consideração os motivos pelos quais os colaboradores estão saindo (salários baixos, falta de suporte da gestão, aposentadoria, falta de fit com a cultura, entre outros) e as formas de resolver essa questão. 

 

O cálculo do turnover é feito a partir do número de funcionários que deixaram a empresa no último ano (ou mês, trimestre etc.), o número de contratados e o total de empregados no mesmo período:

  • Número de demissões + número de admissões no mesmo período / 2
  • Resultado do cálculo anterior / número de colaboradores X 100

Por exemplo, se a sua empresa teve 15 funcionários saindo no último ano e, no mesmo período, contratou 5 pessoas, totalizando 120 empregados, a taxa de turnover é de 8%.

 

O percentual aceitável varia em cada organização, mas especialistas sugerem que mais de 5% é um número preocupante, portanto, o ideal é manter o índice abaixo dessa marca.

 

Principais causas da alta rotatividade

 

Como você viu, nenhuma empresa está livre do turnover, mas este indicador deve ser monitorado de perto pelos gestores de modo a manter uma rotatividade saudável, mantendo os colaboradores satisfeitos e alinhados à cultura organizacional.

 

Os principais motivos que levam ao aumento da rotatividade são:

  • Falta de oportunidade de crescimento profissional;
  • Baixa remuneração e falta de benefícios;
  • Falta de reconhecimento;
  • Desmotivação;
  • Dificuldades de equilibrar a vida profissional e a pessoal;
  • Conflitos com a gestão;
  • Sobrecarga, desgaste físico e emocional;
  • Preocupação com o futuro da empresa;
  • Clima organizacional negativo e cultura tóxica.

Por que a empresa deve se preocupar com o alto índice de turnover?

 

A alta rotatividade tem um impacto direto sobre o desempenho da equipe, pois as constantes idas e vindas de novos colegas prejudicam o andamento dos projetos e acabam sobrecarregando alguns membros. 

 

A interação e a harmonia entre os profissionais é crucial para a execução de tarefas e a troca de colaboradores afeta o progresso das operações como um todo. 

 

Além disso, com a demissão de um profissional, a empresa corre o risco de perder o conhecimento específico que ele possui, bem como sua carteira de clientes, em algumas áreas. 

 

Em muitos casos, quando não se sente valorizado ou a remuneração é muito baixa, por exemplo, o profissional é contratado por uma empresa concorrente, onde passa a utilizar seu conhecimento e as habilidades desenvolvidas no emprego anterior. 

 

Esse conjunto de fatores prejudica a reputação da organização perante o mercado, tanto com relação aos clientes e stakeholders quanto aos novos talentos que poderão ser contratados.

 

Assim, a organização perde competitividade, tem prejuízos financeiros a longo prazo e pode demorar a se recuperar.

 

Como combater o turnover na sua organização

 

Uma das maneiras de combater o turnover é investir em um ambiente agradável, com uma cultura organizacional positiva e que incentive valores como colaboração, comunicação e empatia.

 

O primeiro passo para melhorar a comunicação entre o líder e a equipe é realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional para identificar o que os colaboradores pensam, como se sentem e quais suas sugestões para aprimorar o ambiente de trabalho.

 

A Pesquisa de Clima Organizacional tem o objetivo de identificar e descrever o nível de satisfação e o grau de engajamento dos colaboradores com a empresa.

 

Com isso, a organização demonstra que está interessada em melhorar e resolver seus problemas internos, além de ter uma ferramenta poderosa para reduzir o turnover e construir um clima organizacional positivo.

 

Para saber mais sobre esse serviço, entre em contato com nossos especialistas e conheça nossas soluções para aprimorar a gestão de pessoas na sua empresa.

 

Comentários para este post