Outplacement: conheça essa tendência de demissão humanizada Julho 08/2021 - Corporações

Outplacement: conheça essa tendência de demissão humanizada

O desligamento é um dos momentos mais desafiadores da carreira de um profissional, pois costuma despertar diversos sentimentos de insegurança e preocupação com o futuro. Por isso, cada vez mais empresas estão buscando por serviços de demissão humanizada e Outplacement, com o objetivo de reduzir o atrito dessa situação.

Com a pandemia de Covid-19, o home office e as circunstâncias emocionais desse período, muitas organizações estão procurando oferecer a demissão humanizada e o serviço de Outplacement para seus colaboradores, como uma forma de conduzir esse processo de maneira equilibrada.

O que é Outplacement?

Outplacement é o serviço contratado pela empresa para assessorar e fornecer suporte para as situações de desligamento de profissionais em posições diretivas, gerenciais, gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior especializados.

A principal diferença entre recolocação profissional e Outplacement é na contratação do serviço: o primeiro é feito pelo próprio profissional que busca novas oportunidades, enquanto o segundo é contratado pela empresa que irá desligar o colaborador.

Além disso, o Outplacement é um serviço mais abrangente e completo, pois o assessorado recebe apoio psicológico para lidar com este momento e tem a chance de repensar e redirecionar sua carreira, se desejar.

Esse processo pode ser feito de forma individual ou em grupo, quando a organização passa por reestruturação, transição, redução de custos ou outra situação semelhante.

Se realizado individualmente, o Outplacement é voltado a profissionais em posições diretivas, gerenciais, gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior quando especializados.

Assim, o profissional assessorado é orientado e instrumentalizado para um adequado retorno ao mercado de trabalho, explorando as potencialidades de sua carreira.

Já o Outplacement Coletivo se destina a assessorar o desligamento de um grupo de colaboradores em reestruturações organizacionais, como situações de downsizing e turnaround.

Esse serviço é voltado ao processo de recolocação profissional, mas também contribui para o desenvolvimento de novas competências e habilidades, além da recuperação da autoestima e da autoconfiança dos ex-colaboradores.

Os principais benefícios desse processo são:

  • Aumento da possibilidade de recolocação profissional;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Apoio emocional e aconselhamento aos profissionais;
  • Redução de processos trabalhistas;
  • Aumento da confiança na organização;
  • Humanização do processo de desligamento.

Como implementar a demissão humanizada na sua empresa

A demissão humanizada traz diversos benefícios para o colaborador desligado, para a organização e para os profissionais que continuam trabalhando na empresa.

Nesse momento delicado, muitas organizações estão buscando formas de fazer com que o desligamento seja menos traumático e mais empático com as pessoas.

Para isso, é importante que a humanização faça parte da cultura organizacional da companhia, de modo que seja desenvolvido um olhar estratégico em todos os processos. 

Além disso, a organização deve contar com parceiros qualificados e experientes que possam oferecer ao colaborador desligado o apoio necessário para se reinserir no mercado, melhorar sua autoestima e encontrar oportunidades adequadas ao seu perfil. 

A melhor forma de fazer isso é investir na contratação de uma equipe externa de Recursos Humanos, como a 4Search, que tem mais de 10 anos de experiência no mercado e já realizou mais de 450 projetos de Outplacement Individual e atendeu mais de 650 pessoas em projetos de downsizing. 

As soluções são desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada projeto por uma equipe altamente qualificada. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como implementar o Outplacement e a demissão humanizada na sua empresa.

Comentários para este post