Conheça os benefícios do Outplacement para a sua empresa Dezembro 20/2019 - Corporações

Conheça os benefícios do Outplacement para a sua empresa

O momento da demissão de funcionários é bastante complicado e pode causar traumas se não for realizado de maneira planejada e com acompanhamento adequado. Para minimizar os impactos negativos desse processo, dar suporte ao ex-colaborador e auxiliar na recolocação profissional, muitas organizações investem no serviço de Outplacement.

O Outplacement é um serviço de demissão humanizada, em que o profissional desligado é orientado e preparado para voltar ao mercado de trabalho, aumentando suas chances de uma boa recolocação em um curto período de tempo. 

Dessa forma, o ex-colaborador tem apoio especializado para poder enfrentar os desafios desta nova fase da carreira.

O serviço pode ser feito de maneira individual ou em grupo e é contratado pela empresa que deseja realizar o desligamento, como uma forma de contribuir com o colaborador neste momento delicado.

O Outplacement Individual, portanto, é voltado a profissionais em posições diretivas, gerenciais, gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior quando especializados.

Já o Outplacement em Grupo, ou Coletivo, se destina a assessorar o desligamento de um grupo de colaboradores em reestruturações organizacionais, como situações de downsizing e turnaround.

Benefícios do Outplacement

O processo de Outplacement traz diversos benefícios para o profissional, a empresa e os funcionários que continuam trabalhando no local e passam por um período de readaptação. 

Conheça seus principais benefícios:

1 - Melhora do clima organizacional

Uma demissão não tem impactos negativos apenas para o profissional que está sendo desligado, mas seus colegas também podem se sentir desmotivados e até mesmo apreensivos com a própria demissão. 

Em situações de desligamento em grupo a repercussão pode ser ainda maior, prejudicando a produtividade e o engajamento dos colaboradores com a organização.

Nesse sentido, o processo de Outplacement é planejado e estruturado de forma a evitar o abalo emocional e fornecer o suporte necessário a todos os envolvidos. 

Ao manter o profissional desligado mais tranquilo e amparado, ele transmite esse sentimento aos ex-colegas e ajuda a preservar o relacionamento entre a equipe e a empresa.

2 - Redução de processos trabalhistas

Um funcionário descontente com a empresa e com as práticas de demissão pode mover um processo trabalhista que gera diversos danos para a organização e seus profissionais. 

Por isso, é fundamental garantir que todos os direitos do trabalhador sejam cumpridos durante o tempo de contratação e no momento da demissão. 

Com o Outplacement, a empresa conta com profissionais especializados em planejamento de carreira e prospecção de mercado para criar e executar um plano estratégico. 

Assim, é possível evitar desgastes e auxiliar o ex-funcionário a se recolocar no mercado de trabalho.

3 - Aumento da possibilidade de recolocação profissional

No caso de um profissional que passou anos trabalhando na empresa e já não tem contato com o mercado de trabalho, por exemplo, a recolocação profissional apresenta diversos obstáculos. 

O processo de Outplacement, portanto, envolve diversas etapas de planejamento, suporte, preparação e aconselhamento de carreira para o ex-colaborador.

Durante o processo, o consultor de RH também oferece análise de currículo, workshops, palestras de capacitação e auxílio na redefinição de metas profissionais para que o assessorado seja preparado para a realidade do mercado de trabalho e melhore seu desempenho em processos seletivos.

4 - Fortalecimento da imagem corporativa

A imagem corporativa é um aspecto muito importante para o crescimento de uma empresa e pode ser um diferencial competitivo com relação à concorrência. 

Por isso, valorizar e incentivar os colaboradores até mesmo no momento do desligamento contribui para construir uma reputação positiva, já que demonstra a preocupação da empresa com seus profissionais e consideração pelos serviços prestados.

5 - Humanização do processo de desligamento

A demissão costuma ser um momento bastante delicado para o ex-colaborador, que se sente vulnerável e abalado. A empresa pode, portanto, oferecer esse serviço para acolher o profissional durante o processo e restaurar sua autoestima. 

Além disso, oferecer este tipo de assessoria após o desligamento também demonstra aos colaboradores que a organização se preocupa com a carreira e a qualidade de vida de seus membros, aumentando seu engajamento e confiança.

6 - Manutenção de um bom relacionamento com ex-colaboradores

A manutenção de um bom relacionamento com ex-funcionários é muito importante no mundo corporativo, pois ajuda a organização a destacar-se da concorrência.

Com o Outplacement, é possível reduzir a probabilidade de problemas no relacionamento entre a empresa e o colaborador, mantendo as portas abertas para indicações, trabalhos freelancer ou até mesmo recontratação se a demissão foi causada por corte de custos, por exemplo.

Assim, o serviço contribui para o fortalecimento da marca empregadora, o que melhora a atração e retenção de talentos.

7 - Apoio emocional e aconselhamento aos profissionais

Mais do que aumentar as oportunidades de recolocação profissional, o método oferece suporte emocional e orientação neste momento delicado.

Em alguns casos, o profissional percebe que tem o desejo de abrir a própria empresa e o Outplacement também oferece apoio nas etapas iniciais da elaboração do plano de negócio.

Dessa forma, ao contar com o apoio especializado, o assessorado sente-se mais preparado, seja para buscar uma recolocação ou empreender.

8 - Reforço dos valores da empresa

Os valores da empresa são parte da cultura organizacional e devem ser mantidos em todos os momentos, até após o desligamento de um colaborador.

Assim, quando um gestor age de forma transparente e assertiva no momento da demissão, ele está valorizando a cultura e reforçando os valores da empresa.

Essas atitudes ajudam a dar maior segurança aos colaboradores e líderes, que também têm um papel importante na humanização do desligamento.

Por que contratar uma empresa para fazer o Outplacement?

O Outplacement é um processo voltado ao funcionário desligado que também traz diversos benefícios para a empresa. 

Por isso, é importante contratar uma consultoria especializada em Recursos Humanos com profissionais capacitados para criar e executar um planejamento eficiente.

A 4Search é uma consultoria com 10 anos de experiência que já realizou mais de 450 projetos de Outplacement Individual e atendeu mais de 650 pessoas em processos de Outplacement em Grupo. 

O serviço é realizado em quatro etapas:

  • Planejamento e suporte ao processo de desligamento;
  • Preparação para o mercado;
  • Abordagem ao mercado de trabalho;
  • Planejamento e aconselhamento de carreira (counseling).

Para saber mais sobre os benefícios do Outplacement para a sua empresa, entre em contato com os nossos consultores.

Comentários para este post