5 benefícios de terceirizar os processos de RH na sua empresa Fevereiro 03/2021 - Corporações

5 benefícios de terceirizar os processos de RH na sua empresa

Mais do que realizar a contratação de novos colaboradores, o setor de Recursos Humanos também é responsável por diversas atividades de acompanhamento e desenvolvimento da carreira dos funcionários. Esses processos de gestão de pessoas são fundamentais para o sucesso de uma empresa, por isso muitas organizações procuram saber se a terceirização de RH é ideal para elas.

A terceirização de processos de RH pode ser feita em diversas fases, desde o processo seletivo de executivos até a demissão de grupos de colaboradores, por exemplo. 

Assim, ao contratar uma empresa especializada em gestão de pessoas, é possível otimizar o trabalho dos colaboradores internos e aumentar a qualidade das contratações.

Continue lendo e conheça os principais benefícios de terceirizar a gestão de pessoas e contar com uma empresa de RH Estratégico.

1 - Profissionais especializados

Uma consultoria é formada por profissionais altamente experientes e especializados. Nesta área, o networking é essencial para que a empresa tenha acesso a profissionais que já estão trabalhando e não se candidatariam a um processo seletivo pela internet, por exemplo.

A expertise dos profissionais especializados permite que os colaboradores tenham mais tempo para se dedicar aos processos internos e ao core business da organização.

2 - Otimização de tempo e de recursos

Ao contratar uma empresa externa, a organização irá contar com profissionais especializados que irão atuar como a conexão entre a área estratégica e as pessoas, buscando melhorar os resultados e a competitividade.

Assim, é possível economizar não apenas os recursos que seriam gastos com contratações equivocadas, mas também otimizar o tempo dos colaboradores para se dedicar às atividades do dia a dia da empresa. 

Ao investir em um RH mais estratégico e analítico, a empresa investe em seu próprio desenvolvimento a longo prazo, já que os colaboradores são seu ativo mais importante e uma gestão de pessoas adequada traz vantagens para todas as áreas.

3 - Redução do turnover

Falta de investimento no desenvolvimento dos colaboradores, clima organizacional negativo e dificuldade de adaptação ao ambiente de trabalho são algumas possíveis causas da alta rotatividade em uma empresa.

O desligamento de um funcionário e o processo seletivo para encontrar seu substituto costumam ter um alto custo financeiro e de tempo para as organizações, por isso o alto índice de turnover traz prejuízos para o desenvolvimento da empresa, além de impactar negativamente a marca.

Por isso, terceirizar o RH é uma maneira de resolver esse problema, já que os profissionais de fora farão contratações mais assertivas e aderentes à cultura organizacional, reduzindo as probabilidades de um desligamento rápido.

4 - Eficiência operacional

Ao contratar uma consultoria especializada em RH, os profissionais irão atuar em conjunto com os colaboradores internos para definir as necessidades da vaga, os conhecimentos e habilidades necessários para cada contratação.

Com isso, terão uma visão mais objetiva da cultura da organização e das necessidades de cada setor para fazer contratações estratégicas e imparciais. 

Em um processo de recrutamento interno, por exemplo, uma consultoria terceirizada está distante das questões internas dos colaboradores e pode tomar decisões neutras, com base apenas na capacidade dos candidatos e nas exigências da função.

5 - Inovações do mercado

O mundo corporativo está em constante mudança e, para que seja bem-sucedida, é fundamental que a empresa esteja alinhada às novas demandas do mercado e conte com profissionais qualificados e eficientes.

Uma das principais vantagens de uma consultoria especializada em RH é seu contato permanente com o mercado, o que possibilita que seus clientes estejam em sintonia com as transformações de diversas áreas.

Dessa forma, é possível contratar profissionais especializados que irão trazer resultados para a organização e contribuir para melhorar a cultura e o ambiente de trabalho.

Agora que você já conhece os benefícios de terceirizar os processos de RH, saiba mais sobre como usar o RH Estratégico para modernizar a sua empresa.

Comentários para este post