Tudo o que você precisa saber sobre Executive Search Junho 03/2020 - Executivos

Tudo o que você precisa saber sobre Executive Search

Fazer uma contratação errada traz grandes prejuízos a qualquer negócio, sobretudo para cargos especializados ou com alto poder de decisão. Nesses casos, um erro pode comprometer estratégias de crescimento e lucratividade, além de danificar a imagem da empresa no mercado. Por isso, muitas empresas contratam o serviço de Executive Search para o recrutamento e seleção dos talentos mais adequados a cargos estratégicos.

Com o Executive Search, a empresa conta com Headhunters especializados que buscam entender todos os aspectos da organização e encontrar os melhores profissionais. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre esse serviço.

O que é Executive Search?

O Executive Search (busca por executivos, em tradução literal) é uma modalidade de recrutamento e seleção que busca encontrar talentos para ocupar posições estratégicas nos níveis diretivos e gerenciais, posições de gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior, quando especializados.

Esse processo de busca ativa de candidatos é realizado por um Headhunter e envolve desde o levantamento do perfil dos talentos até a entrevista e seleção dos melhores profissionais, de forma sigilosa e em comunicação constante com a empresa contratante.

Entre as vantagens do Executive Search, estão:

  • Proatividade do Headhunter para entrar em contato com os talentos;
  • Sigilo do início ao fim do processo;
  • Profissionais altamente especializados em processos seletivos com executivos;
  • Consultoria independente e com ampla experiência no mercado;
  • Candidatos com alta qualidade e aderentes ao perfil da empresa.

Quem pode contratar o Executive Search?

Uma empresa que precisa preencher uma vaga em posições estratégicas ou de alta complexidade pode contratar uma Consultoria de Recursos Humanos para realizar o serviço de Executive Search. 

Dessa forma, o processo de recrutamento e seleção será realizado de maneira aprofundada para encontrar o talento que se adapta às exigências do cargo.

Esse processo pode ser realizado em empresas de diversos tamanhos e de qualquer segmento.

Por que contratar uma empresa para fazer o recrutamento e seleção de profissionais?

O processo de recrutamento e seleção exige tempo e dedicação dos profissionais de RH e uma contratação equivocada tem inúmeras consequências no dia a dia da corporação. Por isso, investir em Executive Search contribui para contratações bem-sucedidas e equipes de alta performance.

Para isso, contar com profissionais especializados em seleção de executivos é fundamental para encontrar os melhores talentos. 

Além disso, por mais que a organização tenha um departamento interno de Recursos Humanos, os Headhunters contam com uma ampla rede de networking e podem se dedicar ao projeto em tempo integral.

O que um Headhunter faz?

O Headhunter tem o papel de encontrar os melhores talentos do mercado para ocupar cargos de executivos e especialistas nas empresas que contratam o serviço de Executive Search. 

Durante o recrutamento e seleção, esse profissional leva em consideração não apenas o currículo dos candidatos, mas também habilidades e qualificações específicas que podem contribuir para a cultura da organização.

Para isso, é importante que o Headhunter conheça a empresa, a função e o cargo que será ocupado pelo contratado. A partir dessas informações, ele aciona sua rede de relacionamentos e faz a mediação entre a empresa e o candidato até a sua contratação.

Como contratar o Executive Search?

A 4Search é uma Consultoria de Recursos Humanos com 10 anos de atuação no mercado de recrutamento e seleção de talentos. Apenas em Executive Search, foram realizados mais de 1,1 mil processos seletivos em organizações nacionais e internacionais de diversos segmentos.

A partir de soluções personalizadas, buscamos ajudar nossos clientes a identificar os colaboradores mais aderentes às suas necessidades e que efetivamente agreguem valor ao negócio.

Para saber mais sobre a 4Search e conhecer nossas soluções em Executive Search, entre em contato com nossos especialistas.

Comentários para este post