Saiba por que investir em pessoas é essencial para o sucesso da sua empresa Abril 01/2020 - Corporações

Saiba por que investir em pessoas é essencial para o sucesso da sua empresa

O capital humano é o fator mais importante de uma organização e é essencial para o sucesso da organização. Investir em pessoas, portanto, significa investir no desenvolvimento do negócio como um todo e, além do aspecto financeiro, também envolve tempo, planejamento e dedicação da equipe.

A gestão de pessoas é uma área estratégica para qualquer empresa, independentemente do tamanho e do segmento. Assim, investir em pessoas vai além de garantir a satisfação individual dos colaboradores e está associado à visão, missão, metas e resultados da companhia.

Ao investir em pessoas de forma estratégica, a empresa também investe na produtividade dos colaboradores e na conquista dos objetivos da organização.

Como começar a investir em pessoas?

Muitos gestores e empreendedores ainda têm dificuldades de entender que investir em pessoas pode gerar resultados concretos para a organização. Porém, iniciativas de educação e desenvolvimento corporativo trazem benefícios como:

  • Aumento da produtividade individual e da equipe;
  • Maior competitividade da empresa no mercado;
  • Melhora da atração e retenção de talentos (e redução do índice de turnover);
  • Agrega valor à imagem e reputação da marca;
  • Otimiza os processos internos;
  • Inovação no dia a dia do negócio.

É importante ressaltar que o desenvolvimento dos colaboradores deve combinar o investimento financeiro a uma estratégia de gestão de pessoas para que os resultados sejam alcançados.

Confira alguns serviços para as empresas que desejam investir em pessoas e melhorar seus resultados:

  • Executive Search e a contratação estratégica de profissionais

A contratação é um momento fundamental para que a empresa identifique e selecione os profissionais que melhor se adaptam à cultura organizacional e ao cargo. 

Para isso, é preciso contar com uma equipe de headhunters especializados para entender todos os aspectos da organização e encontrar os melhores profissionais.

O Executive Search é a porta de entrada de novos colaboradores em cargos estratégicos, por isso é importante que o processo seja realizado de forma minuciosa e a partir de um estudo da empresa, segmento de mercado e estrutura organizacional.

  • Assessment para incentivar o desenvolvimento individual

A melhor forma de alcançar os objetivos estratégicos da empresa como um todo é investir em pessoas e, para saber exatamente quais pontos devem ser desenvolvidos e de que maneira, é preciso realizar uma avaliação de competências profissionais.

Assim, as competências organizacionais ou individuais, juntamente aos seus indicadores, demonstram quais entregas são necessárias para que a organização conquiste os resultados estabelecidos. 

O Assessment é o processo de avaliação baseado nas competências dos colaboradores e na definição de indicadores que irão servir como parâmetro para o processo de avaliação. 

A partir desses resultados, a organização pode implementar programas de desenvolvimento mais efetivos para melhorar a performance dos colaboradores.

  • Melhora do clima organizacional

O clima organizacional é um fator importante para aumentar o desempenho dos profissionais. Por isso, investir em pessoas envolve melhorar o ambiente para que os colaboradores se sintam mais motivados e engajados no cumprimento das metas e objetivos estratégicos.

A pesquisa de clima e engajamento organizacional tem como finalidade identificar e descrever o nível de satisfação e o grau de engajamento dos funcionários com a empresa. 

Para isso, são realizadas análises quantitativas e qualitativas para entender todos os aspectos da organização e contribuir para a tomada de decisões estratégicas.

A 4Search é uma consultoria de recursos humanos que oferece diversos serviços personalizados para melhorar os resultados de seus clientes. Com 10 anos de experiência no mercado, contamos com profissionais especializados na área e realizamos projetos em todo o país.

Agora que você já sabe por que é essencial investir em pessoas para garantir o sucesso da sua empresa, entre em contato com os nossos consultores e conheça a solução ideal para o seu negócio.

Comentários para este post