Como o mapeamento de competências pode melhorar o desempenho da sua equipe Outubro 22/2019 - Corporações

Como o mapeamento de competências pode melhorar o desempenho da sua equipe

Investir no desempenho da equipe também significa investir na empresa como um todo, pois a produtividade é um dos principais diferenciais competitivos com relação à concorrência. Assim, o mapeamento de competências pode ser utilizado para atualizar e desenvolver sua equipe de forma a garantir o crescimento da organização como um todo.

O mapeamento de competências é fundamental para a contratação e retenção de talentos na empresa, já que contribui para reduzir o índice de turnover, ou seja, a rotatividade dos colaboradores. Com este método é possível perceber as habilidades que devem ser aprimoradas para melhorar os resultados e alcançar os objetivos da organização.

A partir dessas informações, também é possível desenvolver planos de carreira e planos de desenvolvimento individual (PDI) para que os colaboradores tenham metas e objetivos definidos. 

Dessa forma, o mapa de competências também pode contribuir para o aumento da produtividade e da satisfação dos colaboradores, pois os gestores irão saber o que esperar de cada funcionário, enquanto estes terão maior direcionamento e conhecimento sobre o que precisam desenvolver para chegar à função desejada.

Como atualizar e desenvolver sua equipe para ter melhores resultados?

Antes de começar a elaborar o mapa, é preciso definir as competências necessárias para cada cargo dentro da empresa. Para isso, três fatores são fundamentais:

  • Conhecimento: é o saber teórico necessário para executar determinada função.
  • Habilidade: é o “saber fazer” e a aplicação prática do conhecimento teórico.
  • Atitude: está relacionada à ação e ao “querer fazer” em busca de resultados.

Ao delimitar as competências a partir do conhecimento, habilidade e atitude (CHA), é possível realizar o mapeamento de competências dos colaboradores da equipe. O ideal é que a avaliação seja aplicada de três formas: do colaborador sobre ele mesmo, do colaborador sobre o líder e outros colegas e, por fim, do líder sobre o colaborador.

Em uma equipe, é importante definir as competências exigidas pelo cargo antes mesmo da contratação de um novo membro. Essas informações tornam o processo de recrutamento e seleção muito mais eficaz, reduzindo os gastos da empresa com contratação de talentos que não apresentam as competências necessárias.

As etapas do mapeamento de competências são:

  • Avaliação de talentos;
  • Definição das competências dos colaboradores;
  • Definição das competências de cada cargo ou projeto;
  • Avaliação de lacunas e desequilíbrios entre as competências e os colaboradores;
  • Reunião da equipe e redistribuição do trabalho;
  • Desenvolvimento de estratégias para preencher as lacunas identificadas;
  • Monitoramento da performance da equipe;
  • Atualização do mapa de competências se for necessário.

Após a realização do mapa de competências, é possível identificar as habilidades complementares que, quando combinadas a outras habilidades, irão aumentar o valor da equipe. Assim, é possível montar equipes combinando pessoas de diferentes áreas e conjuntos variados de competências.

Dessa forma, os membros da equipe podem identificar as suas próprias habilidades e dos seus colegas para entender suas forças e aprimorar suas fraquezas, melhorando a performance da equipe como um todo.

O mapeamento de competências permite a identificação das habilidades de toda a empresa, equipe e mesmo dos colaboradores de forma individual. Com essas informações em mãos, é possível gerenciar melhor os colaboradores e equilibrar as necessidades da equipe. 

Nesse sentido, investir na diversidade de competências é também investir em uma estratégia eficaz para atingir as metas da organização.

A 4Search é uma empresa especializada em RH Estratégico com consultores experientes na área de Mapeamento de Competências e Assessment. Para investir no desenvolvimento e na performance do seu time, entre em contato com nossos consultores.

Comentários para este post