5 motivos para sua empresa contratar o Executive Search Fevereiro 05/2020 - Corporações

5 motivos para sua empresa contratar o Executive Search

Fazer uma contratação errada traz grandes prejuízos a qualquer negócio, sobretudo para cargos especializados ou com alto poder de decisão. Nesses casos, um erro pode comprometer estratégias de crescimento e lucratividade, além de danificar a imagem da empresa no mercado. 

Por isso, muitas empresas contratam o serviço de Executive Search para o recrutamento e seleção dos talentos mais adequados a cargos estratégicos.

Com o Executive Search, a empresa conta com Headhunters especializados que buscam entender todos os aspectos da organização e encontrar os melhores profissionais. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre esse serviço.

O que é Executive Search?

O Executive Search (busca por executivos, em tradução literal) é uma modalidade de recrutamento e seleção que busca encontrar talentos para ocupar posições estratégicas nos níveis diretivos e gerenciais, posições de gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior, quando especializados.

Esse processo estruturado de busca ativa de candidatos é realizado por um Headhunter e envolve desde o levantamento do perfil dos talentos até a entrevista e seleção dos melhores profissionais, de forma sigilosa e em comunicação constante com a empresa contratante.

Para isso, envolve o entendimento profundo das necessidades da empresa, levantamento de perfil dos candidatos, mapeamento de mercado, seleção técnica e comportamental e entrevistas seletivas até a apresentação do relatório de finalistas.

Após a contratação do executivo ou especialista, o projeto inclui ainda o serviço de Onboarding Coaching, que consiste na assessoria da empresa e do profissional contratado para garantir a adaptação entre as partes e elevar a performance.

O que um Headhunter faz?

O Headhunter tem o papel de encontrar os melhores talentos do mercado para ocupar cargos de executivos e especialistas nas empresas que contratam o serviço de Executive Search.

Durante o recrutamento e seleção, esse profissional leva em consideração não apenas o currículo dos candidatos, mas também habilidades e qualificações específicas que podem contribuir para a cultura da organização.

Para isso, é importante que o Headhunter tenha um bom conhecimento sobre a empresa, a função e o cargo que será ocupado pelo contratado. 

A partir dessas informações, ele aciona sua rede de relacionamentos e faz a mediação entre a empresa e o candidato até a sua contratação.

Vantagens do Executive Search

  • Necessidade de preenchimento urgente da vaga

Um processo seletivo eficiente geralmente leva tempo e nem sempre a empresa pode esperar. 

O Headhunter pode otimizar essa tarefa ao localizar e selecionar os candidatos com maior agilidade, além de reduzir os efeitos negativos sobre a imagem da empresa quando uma vaga importante não é preenchida.

Esse serviço especializado pode ser um grande diferencial competitivo para a organização, já que a contratação estratégica de talentos contribui para o clima organizacional e melhora a reputação da marca perante o mercado e os seus clientes.

  • Sigilo durante o processo

Nem sempre a empresa pode anunciar que está em busca de candidatos, por isso o recrutamento e seleção deve ser feito de forma confidencial para manter sua competitividade. 

Com o seu networking, o Headhunter consegue buscar os talentos com as habilidades desejadas sem precisar anunciar publicamente o nome da organização.

Nesses casos, o profissional tem maior liberdade de entrar em contato com os talentos e manter a discrição sobre a organização contratante, revelando essa informação ao final do processo.

  • Cargos de alta gerência ou especialistas

Encontrar candidatos com todas as habilidades necessárias para ocupar uma posição como a presidência, vice-presidência ou diretoria, por exemplo, não é uma tarefa fácil. 

Além da alta complexidade do cargo, em geral essas pessoas não estão em sites de recrutamento tradicionais e em alguns casos já estão trabalhando.

Da mesma forma, profissionais com especializações muito particulares também são fundamentais para a empresa e nem sempre são fáceis de serem encontrados. 

O trabalho do Headhunter, com seu amplo networking, aumenta as chances de sucesso e poupa o tempo de todos os envolvidos.

  • Olhar externo para o processo de recrutamento e seleção

Uma contratação equivocada tem um grande impacto para a organização e, em algumas situações, os processos internos de recrutamento e seleção não conseguem obter sucesso. 

Por isso, esse é o momento ideal para contratar um Headhunter, que tem os contatos e o conhecimento necessários para buscar os talentos desejados.

Além disso, esse profissional traz um olhar externo ao dia a dia da empresa que pode contribuir para o seu trabalho.

  • Seleção em local diferente

Quando uma empresa abre uma filial em outra cidade, estado ou país, por exemplo, é preciso montar o quadro de funcionários antes do início das atividades no novo local. 

Assim, contar com um Headhunter para essa seleção é uma forma de garantir a qualidade das contratações, a redução de custos e a formação de uma equipe preparada para assumir as novas responsabilidades.

  • Ampliar o alcance da vaga

Nem sempre os bons profissionais têm acesso às vagas de trabalho divulgadas na internet, seja pela falta de informações detalhadas, desconhecimento da oportunidade ou mesmo porque já estão trabalhando.

Ao contar com um time de recrutadores experientes e com um bom networking, a empresa tem acesso a profissionais que não teria de outra forma.

Além disso, ao contratar o serviço de Executive Search realizado por uma consultoria especializada, os recrutadores vão atrás do profissional com o perfil alinhado aos valores e necessidades da organização, aumentando as chances de encontrar o executivo ideal.

Quem pode contratar o Executive Search?

Uma empresa que precisa preencher uma vaga em posições estratégicas ou de alta complexidade pode contratar uma Consultoria de Recursos Humanos para realizar o serviço de Executive Search. 

Dessa forma, o processo de recrutamento e seleção será realizado de maneira aprofundada para encontrar o talento que se adapta às exigências do cargo.

Esse processo pode ser realizado em empresas de diversos tamanhos e de qualquer segmento.

Ao investir em pessoas qualificadas e uma gestão eficiente, a organização melhora sua capacidade de cumprir metas, conquistar novos clientes, planejar novas ações e aumentar seu lucro. 

O trabalho do Headhunter também contribui para a redução do índice de turnover da empresa, o que gera custos altos e tem um grande impacto financeiro para os negócios.

Por isso, as empresas contratam um Headhunter por diversos motivos, como a aposentadoria ou desligamento de um executivo, um processo de expansão da organização ou necessidade de reestruturação interna, por exemplo.

Por que contratar uma empresa para fazer o recrutamento e seleção de profissionais?

O processo de recrutamento e seleção exige tempo e dedicação dos profissionais de RH e uma contratação equivocada tem inúmeras consequências no dia a dia da corporação. 

Por isso, investir em Executive Search contribui para contratações bem-sucedidas e equipes de alta performance.

Contar com profissionais especializados em seleção de executivos é fundamental para encontrar os melhores talentos, pois, por mais que a organização tenha um departamento interno de Recursos Humanos, os Headhunters contam com uma ampla rede de networking e podem se dedicar ao projeto em tempo integral.

Como contratar o Executive Search?

A 4Search é uma Consultoria de Recursos Humanos com mais de 13 anos de atuação no mercado de recrutamento e seleção de talentos. 

Apenas em Executive Search, foram realizados mais de 1,1 mil processos seletivos em organizações nacionais e internacionais de diversos segmentos.

A partir de soluções personalizadas, buscamos ajudar nossos clientes a identificar os colaboradores mais aderentes às suas necessidades e que efetivamente agreguem valor ao negócio.

As etapas realizadas são:

1. Descrição da empresa-cliente

O primeiro passo é a pesquisa e entendimento minucioso dos negócios e das necessidades da empresa contratante. 

Após este estudo direto e pessoal, nossos consultores ampliam a aderência do processo de search, coletando dados sobre as particularidades do segmento do cliente, seu posicionamento frente ao mercado, incluindo missão, visão e valores, estruturas hierárquicas, políticas e diretrizes de gestão.

2. Levantamento do perfil do cargo

Nesta etapa, nossos consultores descrevem os aspectos do cargo e os conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional selecionado deve apresentar, como:

  • Perfil do cargo: razão da contratação, objetivos, responsabilidades, desafios, indicadores de performance esperados, posição hierárquica e horizonte de carreira.
  • Conhecimentos e habilidades necessárias: formação acadêmica, experiência profissional, domínio técnico, conhecimentos específicos.
  • Atitudes e características de personalidade: definição das atitudes comportamentais necessárias ao profissional para garantir o desempenho adequado ao cargo e integração ao grupo de trabalho.
  • Reconhecimento econômico: definição da remuneração direta e variável, bem como os benefícios inerentes ao cargo.

3. Mapeamento do mercado

Depois, é feito um mapeamento do mercado de trabalho em dois estágios, buscando identificar, atrair e analisar profissionais com perfil aderente ao cargo:

  • Target list: estudo detalhado do mercado concorrente ou de atividades similares às da empresa, identificando os chamados “celeiros de talentos”.
  • Identificação e abordagem do talento: atração e primeiras conversas com o possível candidato.

4. Seleção técnica e comportamental

A etapa de seleção é muito importante para identificar a aderência do profissional ao cargo e à empresa, por isso é realizada em duas fases:

  • Seleção: os profissionais são convidados a participar de entrevistas individuais e também passam por uma investigação minuciosa do seu histórico profissional, competências técnicas e comportamentais, evolução de carreira e as principais realizações conquistadas. A etapa de seleção é complementada com inventários comportamentais dos talentos e se encerra com a apresentação dos finalistas à empresa.
  • Referências profissionais: nossos consultores buscam as referências profissionais junto às empresas anteriores em que o profissional atuou.

Após a etapa seletiva, a 4Search faz a apresentação do relatório dos finalistas à empresa, contendo um conjunto de informações sobre o profissional selecionado e justificando a sua apresentação.

5. Acompanhamento das negociações

A 4Search acompanha o processo de entrevistas e negociações que ocorrem entre a empresa e os finalistas, promovendo uma conversa aberta e transparente.

Assim, o objetivo é que a negociação seja vantajosa para ambas as partes, atendendo às necessidades de cada um e alinhando as expectativas para o futuro.

6. Onboarding coaching

A etapa do Onboarding Coaching se inicia logo após a contratação e estende-se por todo o período de garantia do projeto.

Nesta fase, nossos consultores assessoram tanto a empresa contratante quanto o profissional, buscando garantir a adaptação entre as partes e elevar a performance.

Assim, a contratação do Executive Search tem vantagens para a empresa e para os candidatos, desenvolvendo um processo personalizado de acordo com as necessidades de cada projeto.

Para saber mais sobre a 4Search e conhecer nossas soluções personalizadas em Executive Search, entre em contato com nossos especialistas.

Comentários para este post