5 motivos para sua empresa contratar o Executive Search Fevereiro 05/2020 - Corporações

5 motivos para sua empresa contratar o Executive Search

Os colaboradores são os responsáveis pelo funcionamento efetivo de uma organização e, para isso, precisam de lideranças que inspiram e promovem o engajamento. Os líderes e executivos têm um papel fundamental para o desenvolvimento do negócio, por isso o Executive Search é importante para encontrar o profissional ideal.

Assim, mais do que preencher uma vaga, o Executive Search envolve uma busca personalizada para encontrar a solução específica para a empresa. Esse processo de seleção e contratação de profissionais que irão ocupar posições estratégicas na organização demanda conhecimentos técnicos, pesquisa, planejamento e conhecimento de mercado – qualidades essenciais para uma consultoria de RH eficiente.

Conheça 5 motivos para contratar o Executive Search e encontrar os melhores profissionais para cargos de liderança:

1. Realizar um processo estruturado de Executive Search

Conduzir um processo seletivo é uma atividade complexa, especialmente para vagas de executivos e cargos de liderança, que exigem conhecimentos específicos e aderência ao clima organizacional da empresa. 

Por isso, a primeira etapa do Executive Search é fazer uma reunião com a empresa contratante em que são analisadas as particularidades do seu mercado de atuação, o posicionamento da organização e sua estrutura organizacional – hierarquia, políticas e diretrizes de gestão.

Depois, é feito o levantamento do perfil do cargo, os conhecimentos e habilidades necessários, bem como as atitudes e características de personalidade que o candidato precisa ter para se adequar à empresa. A partir disso, os recrutadores têm uma visão ampla da companhia e podem começar a mapear o mercado em busca dos candidatos ideais.

2. Utilizar o networking para ampliar o alcance da vaga

Nem sempre os bons profissionais têm acesso às vagas de trabalho divulgadas na internet, seja pela falta de informações detalhadas, desconhecimento da oportunidade ou mesmo porque já estão trabalhando. Por isso, ao contar com um time de recrutadores experientes e com um bom networking, a empresa tem acesso a profissionais que não teria de outra forma.

Além disso, ao contratar o serviço de Executive Search realizado por uma consultoria especializada, os recrutadores vão atrás do profissional com o perfil alinhado aos valores e necessidades da organização, aumentando as chances de encontrar o executivo ideal.

3. Encontrar soluções para a empresa

Hoje em dia as empresas estão em busca de profissionais que agreguem valor à organização e, para isso, não basta ter um currículo excelente. Principalmente em cargos de liderança, é preciso ter os mesmos valores e propósitos da companhia.

O currículo é apenas uma parte das atribuições de um profissional, assim como suas experiências anteriores. O Executive Search leva todos esses fatores em consideração para entregar à empresa contratante mais do que currículos, mas soluções que melhorem seus processos e aumentem a produtividade e eficiência dos colaboradores.

4. Economizar no processo de contratação

O processo de recrutamento e seleção demanda tempo e recursos financeiros. Por isso, uma contratação errada gera um grande prejuízo para a organização, que perde o profissional, o trabalho feito na empresa e o investimento realizado na admissão.

Nesse caso, existem diversos fatores que impactam na adaptação do executivo – a cultura organizacional, as expectativas, as atitudes da equipe e muitos outros. Por isso, o Executive Search leva esses aspectos em consideração para contratar o profissional certo e trazer para a empresa um executivo disposto a contribuir para que os resultados sejam alcançados.

5. Acompanhar as inovações do mercado

O mundo corporativo está sempre mudando, o que traz alguns desafios como o surgimento de novos conhecimentos, técnicas, processos e métodos que são incorporados nas empresas. Por isso, surgem novas exigências para os profissionais, que precisam adquirir novas habilidades, gerenciar pessoas de modo mais eficiente, desenvolver ou evitar certos comportamentos.

Além disso, com o tempo as competências exigidas para determinadas posições mudam ou surgem novos cargos e setores, dificultando ainda mais o processo de recrutamento e seleção de profissionais qualificados. 

Por isso, encontrar o executivo ideal para o cargo é uma tarefa que deve ser realizada por especialistas em Executive Search, que estão em contato permanente com o mercado e em sintonia com as transformações ocorridas dentro e fora das organizações.

Contratar uma consultoria de RH para realizar o serviço de Executive Search traz diversos benefícios para a organização, que pode contar com especialistas na área para fazer o recrutamento de talentos e ajudar no desenvolvimento de equipes. Para saber mais sobre as vantagens desse processo, entre em contato com a 4Search.

 

Comentários para este post