5 perguntas para fazer ao Headhunter Dezembro 09/2021 - Corporações

5 perguntas para fazer ao Headhunter

Em uma entrevista de emprego, fazer perguntas inteligentes e bem formuladas é uma maneira de impressionar o Headhunter. Com isso, você demonstra que está preparado, respeita o tempo do entrevistador e sabe lidar com o nervosismo e situações de pressão.

O primeiro passo para ser bem-sucedido em uma entrevista de emprego é entender que a reunião é mais um diálogo do que um interrogatório. Portanto, o entrevistado também pode fazer perguntas ao Headhunter para conhecer mais sobre a vaga, a empresa contratante e os desafios da função.

Antes da entrevista, o ideal é pesquisar sobre a empresa, mas em alguns casos a busca realizada por Headhunters é confidencial. 

Nesse caso, nem todas as perguntas poderão ser respondidas diretamente, mas o candidato demonstra disposição, proatividade e interesse genuíno pela vaga.

Confira algumas perguntas que podem ser feitas ao recrutador nessas situações:

1. Por que esta posição está em aberto?

Perguntar sobre a disponibilidade da vaga ajuda a entender melhor a situação da empresa e da equipe que será liderada.

As possibilidades são inúmeras, já que um colaborador pode ter sido promovido, contratado pela concorrência ou mesmo ser uma vaga recém-criada.

Você também pode perguntar sobre a composição da equipe e quanto tempo os antecessores ficaram no cargo, de modo a entender melhor sobre o clima organizacional e os desafios da função.

2. Há quanto tempo a empresa está buscando esse profissional?

Ao fazer essa pergunta é possível ter uma ideia se a busca por preencher a vaga está sendo fácil ou difícil.

Se você perceber que o recrutamento está acontecendo há muito tempo e progredir nas entrevistas, as suas chances de contratação são altas.

3. Quais são as características mais valorizadas pela empresa?

Em geral, o Headhunter tem uma lista de atributos desejáveis para o candidato ideal, mas algumas são determinantes para o profissional passar para a próxima fase.

Ao perguntar sobre as características mais valorizadas, você consegue perceber quais são os valores da empresa e, se não preencher esses requisitos, é possível economizar seu tempo e do recrutador.

Nessa fase, procure obter a maior quantidade possível de informações sobre a organização, como uma abertura de capital nos próximos meses, por exemplo.

Alguns aspectos da cultura organizacional, como flexibilidade de horários, home office e casual day, ajudam a entender melhor como será o seu dia a dia se você for escolhido para o cargo.

4. Quais são as principais atividades desse trabalho?

Um dos aspectos mais importantes de uma entrevista de emprego é entender mais sobre as atribuições do cargo e as atividades diárias que a empresa espera que sejam realizadas.

Assim, se você tiver alguma dúvida, esse é o momento de perguntar sobre reuniões com líderes, com a equipe gerenciada, plano de carreira e as habilidades técnicas que são exigidas.

5. Como é o processo seletivo?

Dependendo da organização e do tipo de cargo, o processo seletivo pode ter diferentes etapas, com entrevistas com o recrutador, o líder e alguns testes.

Em geral, essas fases são definidas com antecedência, então ao perguntar sobre o processo você pode avaliar em qual etapa você está e como serão as próximas, caso seja selecionado.

Na 4Search, o processo de hunting envolve a seleção técnica e comportamental dos candidatos, de modo que os talentos passam por entrevistas individuais que são complementadas com inventários comportamentais e referências profissionais.

Após a etapa seletiva, nosso Headhunter faz a apresentação do relatório dos finalistas que apresentarem perfil de acordo com a necessidade da empresa-cliente.

Para saber mais sobre o serviço de Executive Search, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores.

Comentários para este post