Entrevista com o CEO: saiba como se preparar Junho 25/2021 - Executivos

Entrevista com o CEO: saiba como se preparar

O processo seletivo é dividido em várias etapas, de acordo com as exigências de cada vaga e a cultura da empresa. Uma das fases mais importantes é a entrevista, que em cargos C-Level é feita pelo CEO, pois suas atribuições envolvem manter a identidade da empresa e verificar se os candidatos têm fit organizacional.

A entrevista com o CEO geralmente é feita no final do processo de recrutamento e seleção, quando o candidato já foi aprovado em outras fases feitas em parceria com o Headhunter e o departamento de Recursos Humanos.

Nesta conversa, o recrutador pode observar o comportamento do talento, descobrir mais sobre suas habilidades e competências e apresentar as características do cargo em questão. Em geral, as entrevistas iniciais seguem um roteiro predeterminado, com as mesmas perguntas para todos os candidatos.

Já a entrevista com o CEO é focada nas experiências pessoais, profissionais e na vivência do candidato em outras empresas.

Assim, por meio de seus relatos, é possível avaliar sua visão de mundo, seus valores, visão do mercado, a capacidade de pensar estrategicamente, gerir pessoas e outras características que determinam se ele poderá contribuir positivamente para a empresa.

Como se preparar para a entrevista com o CEO

Em muitos casos, o gestor pode ter algumas anotações que ajudam a guiar a entrevista, mas a tendência é que ele faça perguntas livremente para conhecer melhor o candidato, suas habilidades técnicas, soft skills e alinhamento de perfil com a equipe e a cultura organizacional.

Assim, a conversa costuma ser mais aprofundada e direcionada do que as fases iniciais do processo de recrutamento e seleção.

A preparação, portanto, é fundamental para os candidatos que desejam conquistar um cargo de alto nível, já que ao refletir previamente sobre os assuntos que podem ser abordados, você terá maior autoconfiança e poderá agir com maior tranquilidade durante a conversa.

Porém, isso não signfica que você deve decorar as respostas, mas sim relembrar acontecimentos e adquirir maior segurança para melhorar sua desenvoltura na entrevista.

O primeiro passo é revisar seu histórico profissional, suas experiências anteriores, projetos executados e resultados obtidos.

Em entrevistas para cargos de alto nível, é importante destacar suas soft skills, ou seja, as competências comportamentais, como liderança, trabalho em equipe e empatia, por exemplo.

Outro ponto importante é prever possíveis questionamentos que o CEO pode fazer e elaborar as respostas de acordo com o contexto da vaga. Algumas perguntas comuns nesta fase envolvem os desafios que o candidato enfrentou e como resolveu problemas cotidianos.

Dependendo do perfil do gestor, ele poderá perguntar sobre seus hobbies, relações familiares e outros assuntos pessoais, que não estão diretamente relacionados à vaga mas refletem quem você é.

Ao pensar nas perguntas previamente, você poderá respondê-las com maior naturalidade, sempre de forma sincera e objetiva para não desperdiçar o tempo dos envolvidos.

Lembre-se que uma entrevista não é um interrogatório, mas uma conversa profissional, então você também poderá fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a função, a cultura da empresa ou a rotina do cargo.

Dessa forma, você também transmite ao gestor seu interesse pela oportunidade e sua capacidade de lidar com situações de pressão.

Agora que você já sabe como se preparar para uma entrevista com o CEO, confira nosso artigo com 4 perguntas para fazer ao recrutador em uma entrevista de emprego.

Comentários para este post