Como funciona a transição de carreira para funcionários da alta gerência? Dezembro 23/2020 - Executivos

Como funciona a transição de carreira para funcionários da alta gerência?

O desligamento de profissionais é um momento muito delicado que afeta tanto quem sai da empresa quanto quem fica. Para amenizar os impactos negativos da demissão, a empresa pode oferecer uma consultoria em transição de carreira para funcionários de alta gerência e facilitar seu processo de recolocação no mercado de trabalho.

Muitas vezes, o desligamento de colaboradores é uma etapa necessária para o reposicionamento da empresa e sua adaptação à realidade, especialmente em momentos de crise. Dessa forma, a transição de carreira para funcionários de alta gerência é uma maneira de humanizar o processo, com benefícios para todos os envolvidos.

Esse processo de transição, também chamado de Outplacement, tem o objetivo de assessorar e fornecer suporte para a continuidade da carreira do profissional desligado e pode ser realizado de maneira individual ou em grupo.

Para a empresa, os benefícios são: 

  • Planejamento do desligamento do profissional, com orientações sobre como comunicar o processo da melhor maneira possível;
  • Recomposição do clima organizacional da empresa após o desligamento;
  • Manutenção da imagem corporativa perante os clientes e o mercado, pois minimiza os efeitos sociais causados pelo desligamento;
  • Reconhecimento da empresa como socialmente responsável ao custear o processo de recolocação dos profissionais;
  • Redução de obrigações trabalhistas.

Já o profissional assessorado tem benefícios como:

  • Auxílio no planejamento da carreira, com suporte à atualização técnica e gerencial, junto ao aperfeiçoamento do talento e das competências do profissional;
  • Análise e suporte para entender o nível de empregabilidade do profissional;
  • Preparação e orientação para o profissional retornar ao mercado de trabalho;
  • Avaliação do perfil para identificar as possibilidades de continuidade da carreira.

Como é feita a transição de carreira para executivos

O Outplacement não deve ser confundido com uma assessoria de recolocação profissional, já que é um processo mais amplo que começa antes mesmo do anúncio do desligamento. 

Além disso, as etapas são pensadas para ajudar a cuidar dos aspectos psicológicos do assessorado e ajudá-lo a resgatar sua autoestima.

Entenda como funcionam as etapas do Outplacement:

1 - Planejamento e suporte ao processo de desligamento

Na primeira fase, é realizado um estudo para identificar a melhor maneira de fazer o desligamento e o aconselhamento do profissional, em parceria com a empresa contratante. 

Depois, as ações são planejadas e inicia-se o processo de reconstrução motivacional do profissional ou profissionais desligados, dependendo da modalidade de Outplacement.

2 - Preparação para o mercado

A próxima etapa envolve a definição de perfil de busca de vagas, preparação e orientação para a abordagem do assessorado ao mercado de trabalho, incluindo a reestruturação do currículo.

Além disso, o profissional é orientado sobre a utilização do seu networking para a prospecção de oportunidades, assim como as ferramentas mais adequadas para o seu perfil. 

Se necessário, pode ser realizada a simulação de um processo seletivo para que o assessorado sinta-se confiante durante as entrevistas.

3 - Abordagem ao mercado de trabalho

Durante sua abordagem ao mercado de trabalho, o profissional é orientado por especialistas que realizam uma prospecção personalizada e follow up dos processos seletivos.

4 - Planejamento e aconselhamento de carreira (Counseling)

Nesta etapa, são identificadas as competências profissionais do assessorado para a elaboração de um planejamento estratégico de carreira. 

Em alguns casos, o profissional demonstra interesse pela abertura da sua própria empresa e também recebe apoio especializado para criar seu plano de negócio.

Após a recolocação, o assessorado também participa de um programa de Onboarding Coaching para ajudar na sua adaptação ao novo cargo.

A 4Search é uma empresa com 10 anos de experiência no mercado e que já realizou mais de 450 processos de Outplacement individual e atendeu mais de 650 pessoas em Outplacement em grupo. 

Cada projeto é desenvolvido de maneira personalizada, com base em ações de planejamento de carreira e reposicionamento no mercado de trabalho.

Para saber mais sobre o processo de transição de carreira para funcionários de alta gerência, entre em contato conosco e conheça todas as vantagens do Outplacement.

Comentários para este post