A importância do Onboarding Coaching para executivos Outubro 07/2020 - Corporações

A importância do Onboarding Coaching para executivos

A contratação de um novo profissional traz diversos desafios, como a adaptação à cultura organizacional, aos processos da nova empresa e o contato com a equipe. Com o Onboarding Coaching para executivos, é possível encurtar o tempo de integração e melhorar o desempenho do talento.

Os primeiros 100 dias de um novo líder na empresa são decisivos para definir seu estilo de liderança, de comunicação e irão ditar a essência de sua gestão. Nesse período, é quando o profissional começa a implantar mudanças que irão impactar nos resultados da equipe e determinar se as expectativas da organização sobre ele serão cumpridas.

Por isso, o trabalho de Executive Search não acaba quando o talento é contratado. O Onboarding Coaching é uma parte essencial desse processo, em que um profissional especializado é responsável por acompanhar a integração e a performance do novo colaborador.

O que é Onboarding Coaching?

Onboarding Coaching é um processo estruturado realizado pela empresa contratante, ou por uma consultoria especializada, para reduzir possíveis riscos e acelerar a adaptação de um novo colaborador. 

Por isso, pode ser realizado como a etapa final do Executive Search, em que um Headhunter realiza um recrutamento externo para encontrar os profissionais mais aderentes à vaga, em geral posições estratégicas nos níveis diretivos e gerenciais, posições de gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e funções especializadas.

Estima-se que um profissional alcance todo o seu potencial em uma nova função após 6 meses de trabalho. O Onboarding Coaching ajuda a reduzir este tempo, além de evitar possíveis problemas que possam surgir pela dificuldade de adaptação.

Com isso, é possível construir relacionamentos mais empáticos com a equipe e desenvolver estratégias de curto e médio prazo para alcançar os resultados desejados pela organização.

  • Vantagens de realizar Onboarding Coaching na sua organização
  • Estabelecer relações mais produtivas com a equipe e os líderes;
  • Determinar os resultados que devem ser alcançados nos primeiros meses;
  • Proporcionar um mentor que irá ajudar na adaptação do novo líder;
  • Alinhar metas entre o profissional e a empresa;
  • Identificar as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas;
  • Acelerar a adaptação e o alcance de resultados para a organização;
  • Aumentar as chances de sucesso da contratação.

Importância da integração de executivos

Investir na integração de novos executivos tem benefícios para a empresa e para o desenvolvimento profissional do colaborador. Com isso, a empresa também investe no sucesso organizacional a longo prazo, já que uma boa adaptação melhora a produtividade e a retenção de executivos.

Assim como o Executive Search, esse processo reduz gastos com contratações equivocadas e ajuda o profissional a desenvolver as habilidades e competências necessárias para um cargo de liderança.

O Onboarding Coaching pode ser realizado tanto com executivos recrutados internamente quanto externamente, pois, em ambos os casos, é preciso se adaptar à nova rotina e, com o apoio de um profissional especializado, o novo colaborador tem um melhor desempenho e comprometimento com a organização.

Em geral, esse processo começa antes mesmo do primeiro dia do novo profissional, quando o Coach marca reuniões com os outros executivos e a equipe para a apresentação do contratado.

Depois, são realizados encontros semanais ou quinzenais com o assessorado, que também pode entrar em contato por e-mail ou telefone se necessário. 

Dessa forma, ele terá o suporte completo nos primeiros meses para evitar que as mudanças tenham um impacto negativo no seu desempenho e nos resultados da equipe.

O Onboarding Coaching é um dos diferenciais da 4Search no processo de Executive Search, realizado por Headhunters com alta expertise na área. Além do suporte à integração de executivos, a empresa contratante também tem a garantia de reposição caso o talento não se adapte à tarefa ou à empresa. Para saber mais, entre em contato com nossos consultores.

Comentários para este post