6 passos para melhorar a gestão na sua empresa Agosto 27/2020 - Corporações

6 passos para melhorar a gestão na sua empresa

Administrar uma organização não é uma tarefa fácil e um erro que muitos empreendedores cometem é passar mais tempo solucionando problemas do que pensando em estratégias focadas no crescimento. Por isso, muitos profissionais procuram saber como melhorar a gestão da sua empresa e conquistar os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Para tornar a gestão empresarial mais eficiente, é preciso otimizar a utilização de recursos tecnológicos, financeiros, de pessoal, entre outros, de maneira integrada e estratégica, com foco nos objetivos organizacionais e na maximização dos resultados. 

Nesse sentido, reunimos algumas dicas para ajudar quem procura saber como melhorar a gestão da sua empresa:

1 - Faça um diagnóstico da situação atual

O primeiro passo para melhorar os negócios é fazer um diagnóstico da situação atual da empresa. 

Para isso, é preciso verificar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT, na sigla em inglês) e identificar o que pode ser melhorado na estrutura da organização.

Essa análise deve ser feita levando em consideração todos os setores e processos internos e externos, criando um cenário completo e realista. 

Para isso, você pode pedir a ajuda dos colaboradores para obter o ponto de vista das pessoas que estão envolvidas nas atividades do dia a dia.

2 - Tenha um planejamento estratégico

A partir das informações do diagnóstico, é possível elaborar um planejamento estratégico para definir quais os objetivos da organização e encontrar a melhor maneira de alcançá-los. 

É importante ressaltar que esse documento não deve ser feito apenas por obrigação, mas deve ser consultado e reavaliado constantemente para apoiar a tomada de decisões.

Por isso, o planejamento estratégico deve ser o ponto central da gestão e pode ser desdobrado para todas as áreas, detalhando os objetivos específicos de cada uma.

3 - Crie planos de ação

Outro ponto essencial para melhorar a gestão da sua empresa é criar planos de ação que ajudem a transformar ideias e objetivos em atitudes concretas. 

Assim, seja para mudar a estratégia de expansão, reduzir custos ou lançar um novo produto ou serviço, é preciso desenvolver um plano que responda a algumas perguntas, como:

  • Quais os objetivos de cada iniciativa?
  • Quais os recursos necessários para colocá-la em prática?
  • Quem é a equipe responsável?
  • Qual o prazo final e o cronograma das atividades?

Dependendo do projeto, podem ser acrescentadas outras informações que ajudem a colocá-lo em prática. Também é importante criar uma lista de tarefas e distribuí-las para a equipe, que deve acompanhar a aplicação do plano de ação.

4 - Defina e acompanhe indicadores de performance

Para garantir que o planejamento está sendo colocado em prática para alcançar os objetivos organizacionais, é preciso definir os indicadores de performance (ou KPI’s – Key Performance Indicators) adequados e criar o hábito de acompanhá-los constantemente.

Dessa forma, é possível verificar se a empresa está no caminho certo e realizar pequenos ajustes no plano de ação, se necessário.

Além disso, ao monitorar esses indicadores com frequência, o gestor passa a agir de maneira preventiva e deixa a empresa preparada para situações que possam ocorrer no futuro.

Dessa forma, é possível organizar melhor os processos internos, otimizar o tempo dos profissionais, reduzir custos e mensurar se as mudanças implementadas estão sendo eficazes para melhorar os resultados do negócio.

5 - Utilize a tecnologia para otimizar os processos

Hoje em dia, existem diversos softwares e sistemas que automatizam tarefas burocráticas e permitem que os profissionais tenham mais tempo para as atividades estratégicas e focadas no crescimento da organização.

Ao utilizar ferramentas específicas para facilitar a gestão, você também terá acesso a dados e indicadores que ajudam nas etapas de diagnóstico, planejamento e monitoramento dos resultados. 

Com essas informações, os gestores terão mais tempo para desenvolver novos produtos, planejar novas estratégias e tomar decisões mais assertivas.

Utilizar a inovação no dia a dia da empresa também melhora a competitividade e ajuda a conquistar cada vez mais clientes, além de oferecer diversos recursos que contribuem para alcançar os objetivos organizacionais.

6 - Invista na gestão de pessoas

Um fator fundamental para melhorar a gestão é contar com colaboradores motivados e engajados com os valores organizacionais. 

Independentemente do tamanho ou do segmento em que a empresa atua, a gestão de pessoas é parte importante do sucesso de qualquer organização. 

Por isso, é preciso investir em treinamento da equipe, incentivar a comunicação entre os setores e estimular um clima saudável no ambiente de trabalho.

Além disso, é importante investir no recrutamento e seleção de líderes eficientes, capazes de entender os princípios da organização e colocá-los em prática, ajudando a equipe a desenvolver seus talentos e melhorar suas capacidades.

Assim, se você busca uma solução personalizada e completa em gestão de pessoas, conheça a 4Search. Nós somos uma consultoria especializada em RH e oferecemos diversos serviços para empresas de vários tamanhos e segmentos.

Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato conosco e saiba como melhorar a gestão na sua empresa.

Comentários para este post