Outplacement em Grupo: como reestruturar sua empresa em fase de downsizing Dezembro 12/2019 - Corporações

Outplacement em Grupo: como reestruturar sua empresa em fase de downsizing

Quando uma empresa passa por um processo de aquisição, fusão, reestruturação ou mesmo redução de custos pode ser necessário desligar um grande número de colaboradores. Neste momento, para dar suporte a este grupo de profissionais na busca e recolocação no mercado de trabalho, é importante contar com uma equipe especializada em Outplacement em Grupo.

Os ex-colaboradores que participam do processo de Outplacement em Grupo têm apoio de consultores especializados para otimizar a campanha de recolocação no mercado. Assim, é possível ter uma visão mais ampla a respeito da própria carreira, participar de workshops sobre mercado de trabalho e receber orientações individuais para melhorar sua performance em processos seletivos.

O que é Outplacement em Grupo?

O Outplacement em Grupo, também chamado Outplacement Coletivo, é um processo realizado por profissionais de alta qualidade para assessorar o desligamento de colaboradores em situações de reestruturação organizacional. Este serviço tem como objetivo dar suporte à empresa e aos profissionais envolvidos.

O Outplacement em Grupo geralmente é resultado de processos internos da organização, por exemplo:

  • Downsizing: é a diminuição de tamanho da organização. Os motivos podem ser vários, mas o principal é a contenção de custos, causando a redução da força de trabalho, seja temporária ou permanentemente.
  • Turnaround: é a reformulação da empresa. Esse processo é seguido por mudanças estruturais que podem ser financeiras, operacionais, gerenciais, políticas e/ou tecnológicas.

A partir disso, a empresa contrata o serviço de Outplacement em Grupo para assessorar os ex-colaboradores nesta fase, possibilitando que sejam orientados a respeito do processo de demissão, elaborem um plano de carreira personalizado e tenham apoio e acompanhamento até a recolocação no mercado de trabalho.

Além da assessoria profissional em processos de recolocação, este acompanhamento profissional também ajuda na recuperação da autoestima e da autoconfiança dos ex-colaboradores, no desenvolvimento de novas competências e habilidades e até mesmo na mudança de carreira.

As empresas também têm diversos benefícios em contratar uma consultoria especializada, já que é possível reduzir custos decorrentes de demissões mal conduzidas, diminuir as chances de disputas judiciais na área trabalhista e promover uma imagem ética e responsável da empresa.

Para os colaboradores remanescentes, é possível melhorar o clima organizacional devido à responsabilidade da empresa, reforçar os valores da companhia e a humanização de suas políticas internas, garantir a transparência nos processos de reestruturação e aumentar a confiança e o comprometimento com a empresa.

Etapas do Outplacement em Grupo

  • Orientações à empresa e aos gestores envolvidos no processo de desligamento;
  • Plantão de apoio no dia do desligamento;
  • Realização de palestras e atividades em grupo para melhorar o estado emocional dos assessorados;
  • Realização de workshops sobre o mercado de trabalho com atividades e informações sobre como elaborar um currículo, quais as melhores ferramentas de prospecção, como participar de processos seletivos (entrevistas e dinâmicas) e nível de empregabilidade;
  • Investigação de carreira e perfil comportamental (DISC) para orientação individual sobre o mercado de trabalho e elaboração de currículo, orientação sobre networking e fornecimento de uma lista com as consultorias e agências de recursos humanos para cadastramento;
  • Ajuda na prospecção, com a produção e divulgação de book digital com os currículos dos assessorados para uma lista de empresas do segmento e participação no banco de talentos.

A 4Search oferece o serviço de Outplacement em Grupo ou Individual de acordo com as necessidades da empresa. Entre em contato com os nossos consultores para garantir que os seus colaboradores tenham todo o apoio necessário.

Comentários para este post