Assessment: tudo o que a sua empresa precisa saber Junho 29/2020 - Corporações

Assessment: tudo o que a sua empresa precisa saber

Planejamento de carreira, seleção de novos colaboradores e retenção de talentos são apenas algumas aplicações do Assessment dentro de uma empresa. Assim, ao mapear suas competências, é possível desenvolver as habilidades dos funcionários e alcançar os objetivos estratégicos da organização.

Com o Assessment, a empresa tem acesso a um diagnóstico interno preciso e detalhado, com informações que ajudam a criar programas de desenvolvimento mais efetivos. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre este serviço.

O que é Assessment?

Assessment é um processo de avaliação baseado nas competências que os colaboradores devem apresentar para garantir que os objetivos estratégicos da empresa sejam atingidos. As competências são mapeadas, definidas em níveis de complexidade e descritas por indicadores, servindo de parâmetro para todo o processo de avaliação.

Assim, junto aos indicadores, as competências organizacionais ou individuais demonstram qual a conduta ideal e as entregas necessárias para que a empresa alcance suas metas. 

A partir desses resultados, a empresa pode criar programas de desenvolvimento mais efetivos, melhorando a performance dos colaboradores e reduzindo o turnover.

Saiba como utilizar o Assessment na sua empresa:

Quais os processos de Assessment?

O Assessment é realizado de acordo com as necessidades de cada organização, a quantidade de colaboradores e o objetivo da empresa. Para isso, os processos realizados são:

  • Levantamento do perfil do colaborador;
  • Mapeamento de competências organizacionais;
  • Mapeamento de competências de função;
  • Entrevista individual por competências;
  • Aplicação de métodos e inventários comportamentais e de competências;
  • Feedback individual;
  • Criação de Plano de Desenvolvimento Individual;
  • Reuniões de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual.

Quais os benefícios do Assessment?

Mais do que avaliar apenas o currículo dos profissionais, o Assessment leva em consideração as habilidades, competências, qualidades e valores pessoais.

As ferramentas de avaliação de inteligência emocional, mapeamento de competências, entre outras, permitem a identificação dos pontos fortes e fracos do colaborador, o que contribui para sua carreira de maneira geral e não apenas para a função exercida.

Esse processo também colabora para o autoconhecimento dos profissionais, que são avaliados por especialistas e recebem orientações para melhorar suas habilidades.

Além disso, a empresa pode selecionar os talentos mais adequados e identificar os colaboradores com maior potencial para se tornarem líderes ou serem realocados em outras equipes.

A partir dos resultados desse processo, os gestores podem tomar decisões mais acertadas e com base no dia a dia da organização. Essas ações também contribuem para que os colaboradores sintam-se valorizados, o que aumenta a retenção de talentos e melhora o clima organizacional.

Ou seja, mapear as competências e avaliar o desempenho dos profissionais gera benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

Como contratar o Mapeamento de Competências e Assessment?

A 4Search é uma Consultoria de Recursos Humanos que já realizou mais de 2 mil processos de Assessment em 10 anos de atuação no mercado. Por isso, é a melhor opção para as empresas que desejam uma análise de resultados quantitativos e qualitativos feita por especialistas.

Além disso, a 4Search oferece os serviços de PDI e coaching, com criação e acompanhamento de planos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Entre em contato conosco e saiba como o Assessment ajuda a melhorar os resultados da sua empresa.

Comentários para este post