RH Estratégico: como modernizar e desenvolver organizações Marco 24/2020 - Corporações

RH Estratégico: como modernizar e desenvolver organizações

Com uma visão além das atividades e processos tradicionais de Recursos Humanos, o RH Estratégico deve fazer parte das medidas de modernização adotadas pela empresa. Nesse sentido, o setor deve atuar como a conexão entre a estratégia da companhia e as pessoas, com o objetivo de melhorar os resultados e a competitividade.

Assim, o RH Estratégico deve ser articulado, conhecer a fundo o planejamento da empresa e participar das discussões e decisões estratégicas para conseguir agregar valor ao negócio e às pessoas.

Também é fundamental que os gestores de RH estejam presentes no conselho de administração para transmitir as decisões aos funcionários e também fazer o caminho inverso, de entender as necessidades das equipes e levá-las à administração. Se todos os envolvidos na organização conhecerem seus objetivos e trabalharem nesta direção, a empresa tem mais chances de obter sucesso.

Entre as vantagens de implantar o RH Estratégico, estão:

  • Aumento da satisfação entre os clientes e colaboradores;
  • Maior produtividade e proatividade dos funcionários;
  • Melhora no gerenciamento de recursos da empresa;
  • Redução do turnover e melhora na retenção de talentos;
  • Desenvolvimento de equipes e lideranças.

Como implantar o RH Estratégico na sua empresa

O RH Estratégico se diferencia do RH Operacional ao otimizar a gestão de pessoas, tomar decisões com base em análises precisas de dados e atuar de forma ativa na organização, propondo projetos de melhorias e encontrando maneiras de colocá-las em prática. 

Porém, para que a modernização seja eficiente e contribua para os objetivos da organização, é preciso considerar que o setor de Recursos Humanos atua em conjunto com os outros departamentos e é responsável pela unidade da empresa. Saiba como implantar o RH Estratégico na sua organização:

  • Determine quais são as metas e objetivos do negócio

O sucesso do RH Estratégico depende da sua incorporação ao planejamento estratégico da empresa. Por isso, é preciso compreender e participar da criação das metas, objetivos e missão da organização para que os colaboradores deste setor possam criar uma estratégia eficiente de acordo com os objetivos da empresa.

  • Avalie a gestão de pessoas

Ao avaliar as ferramentas e recursos atuais de RH, é possível traçar um perfil dos colaboradores e identificar como eles contribuem para o sucesso da organização na prática. A partir dessas informações, a empresa também consegue perceber suas próprias limitações e desafios, além de implementar um plano de ação com estratégias para lidar com possíveis ameaças e oportunidades que poderão surgir.

  • Acompanhe o desempenho dos profissionais

O papel do setor de Recursos Humanos também inclui o acompanhamento constante do desempenho dos profissionais, sua produtividade e outros indicadores previamente definidos. É importante que a avaliação seja feita de forma a identificar a aderência do talento à função e às demandas atuais e futuras da empresa.

Após a realização de um processo interno de Mapeamento de Competências e Assessment, a organização pode criar novos programas de desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, melhorando a performance das equipes.

  • Promova um ambiente corporativo agradável

A adequação do clima e cultura organizacional são fundamentais para a atração e retenção de novos talentos. Para isso, é importante realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional para identificar e descrever o nível de satisfação e engajamento dos colaboradores com a empresa.

A partir dessas informações, a organização pode agir para alterar o ambiente e favorecer a performance dos funcionários.

  • Invista na contratação de profissionais que agregam valor ao seu negócio

A contratação de novos talentos de acordo com as necessidades e objetivos da empresa é essencial para uma gestão eficiente de pessoas. Assim, o Executive Search é a melhor maneira de identificar e selecionar profissionais para posições estratégicas.

Com o RH Estratégico, a organização pode ir além das funções cotidianas e modernizar os processos internos e externos. A 4Search é uma consultoria de Recursos Humanos que oferece soluções personalizadas para ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos.

 

Comentários para este post