5 dicas para escolher uma consultoria de RH Outubro 21/2019 - Executivos

5 dicas para escolher uma consultoria de RH

Uma empresa especializada em consultoria de RH pode realizar diversas funções em uma organização, desde o recrutamento e seleção de novos colaboradores até o planejamento de sucessão de cargos executivos. Os consultores também podem ajudar a melhorar o desempenho dos funcionários e tornar a empresa mais produtiva por meio do mapeamento de competências.

Os recursos humanos ainda são o principal ativo das empresas e podem ser a diferença entre duas organizações concorrentes. Por isso, é importante contratar uma consultoria de RH séria e com ampla experiência na área que você deseja contratar. Conheça os principais fatores a serem levados em consideração ao contratar uma consultoria especializada:

1. Busque referências

O primeiro passo antes de contratar uma consultoria de RH é buscar as referências e trabalhos anteriores da empresa. Para isso, é possível pesquisar na internet, conversar com outros clientes e se informar melhor sobre a experiência dos profissionais.

Se você deseja contratar um serviço específico também é importante avaliar a reputação da organização nessa área. Por isso, questione sobre o cumprimento de prazos, a qualidade do serviço e a entrega do que foi combinado. Ao avaliar a qualificação da consultoria é possível reduzir as chances de erros e garantir que sua decisão estará alinhada às necessidades da sua empresa.

2. Verifique o histórico e os cases de sucesso da consultoria em RH

Um cuidado essencial para garantir uma contratação de sucesso é analisar os trabalhos anteriores e comparar os resultados. Ao escolher uma consultoria com ampla experiência no mercado, por exemplo, você tem maior garantia de sucesso, já que qualquer erro colocaria em risco a reputação conquistada ao longo do tempo.

Avaliar os trabalhos anteriores da consultoria também ajuda a entender melhor os profissionais que irão trabalhar com você. Assim é possível entender melhor sua atuação e como ele pode contribuir para a gestão interna da sua empresa.

3. Analise o escopo do trabalho 

Antes de optar por uma consultoria de RH, procure definir quais são os objetivos e necessidades da sua organização, seja realizar o mapeamento de competências dos colaboradores ou encontrar um novo profissional, por exemplo. Essas informações ajudam a encontrar a empresa ideal com consultores especializados no que você procura.

Além disso, é importante estabelecer o escopo do trabalho que será realizado e deixar todos os objetivos alinhados. Durante a realização da consultoria, procure acompanhar o trabalho que estará sendo realizado e compare com o cronograma de atividades combinado previamente.

4. Pergunte sobre os serviços que a empresa fornece

Uma empresa de consultoria de RH pode oferecer diversos serviços de acordo com as necessidades do contratante. Por isso é importante se informar sobre as possibilidades e identificar a melhor solução para a sua organização.

Assim, é possível desenvolver um planejamento com base no perfil e nos objetivos da sua empresa para identificar o que pode melhorar e estruturar todos os processos a partir disso. O RH estratégico é fundamental para o crescimento da sua organização, por isso é essencial contratar profissionais qualificados e que trabalhem para alcançar os objetivos gerais.

5. Escolha uma consultoria com solidez e boa reputação no mercado

A 4Search é uma empresa de consultoria especializada em RH com 10 anos de experiência. Nosso objetivo é criar valor para os nossos clientes a partir de ações baseadas na ética e transparência.

Oferecemos serviços de Executive Search, Mapeamento de Competências e Assessment, Outplacement, Succession Planning e Pesquisa de Clima Organizacional realizados por profissionais experientes em diversos segmentos. Para saber mais sobre consultoria de RH e encontrar a solução ideal para você, entre em contato com nossos consultores.

Comentários para este post