Descubra como o Assessment pode transformar a sua empresa Outubro 21/2019 - Corporações

Descubra como o Assessment pode transformar a sua empresa

Uma empresa passa por diversos processos de mudança de gestão, alteração na estrutura da organização ou necessidade de modificação no planejamento sucessório. Para garantir que os objetivos da empresa serão alcançados, o Assessment contribui para apontar as tendências de comportamento e o potencial de candidatos e funcionários. 

Assim, o processo de Assessment é a maneira mais eficaz de identificar as habilidades da equipe e compreender melhor os colaboradores. Para isso, pode ser feita uma avaliação técnica e comportamental individual ou da equipe, seja pelo setor de Recursos Humanos ou por uma empresa de consultoria especializada.

O que é Assessment?

Assessment é um termo em inglês que significa avaliação, ou seja, o objetivo geral é avaliar as competências e o comportamento de um profissional para entender melhor o seu perfil. Com isso, é possível identificar os profissionais mais aptos a vagas de gestão, por exemplo.

O mapeamento das competências dos colaboradores também é usado para projetar um plano de carreira ou definir uma promoção. Dessa forma, as ferramentas de Assessment ajudam a entender como o funcionário pode se encaixar em novas estruturas da organização para atingir seu potencial.

Para o setor de Recursos Humanos, esse processo ajuda a reunir subsídios sólidos para a contratação e capacitação dos colaboradores de acordo com as necessidades da empresa. Com o mapeamento psicológico dos profissionais, é possível auxiliar na resolução de conflitos, na organização de mudanças e no desenvolvimento profissional e pessoal de cada um.

Dessa forma, o Assessment ajuda a diminuir a rotatividade e contribui para que a organização atinja seus objetivos. Conheça algumas possibilidades de utilização desse processo nas empresas:

  • Assessment para gestores e novos talentos: planejamento de carreira, retenção de talentos e sucessão de cargos.
  • Assessment para colaboradores: seleção de candidatos, desenvolvimento de funcionários e diagnósticos internos da empresa. 

Além disso, a avaliação pode ser realizada individualmente para mapear as características pessoais de cada colaborador, para determinar o alinhamento do funcionário com a cultura da empresa ou com o objetivo de mensurar o desempenho da equipe.

Benefícios do mapeamento de competências

O Assessment pode ser aplicado na seleção de novos colaboradores, no diagnóstico interno da organização, na redução da rotatividade, no desenvolvimento de colaboradores ou no planejamento de carreiras. Por isso, existem várias ferramentas que podem ser usadas para traçar um perfil mais detalhado dos profissionais.

Esse processo fornece um embasamento estatístico e científico para que os líderes e gestores possam tomar as melhores decisões. Assim, a partir dos dados coletados a empresa também pode definir uma linha de ação e implementar uma cultura de análise de dados dentro da organização.

O Assessment também possibilita o ajuste da equipe com relação aos processos, estruturas e demandas, o que contribui para o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho dos profissionais. Com isso também é possível aumentar a fidelização da equipe e a satisfação dos colaboradores.

Com as ferramentas de Assessment, como a avaliação de inteligência emocional, mapeamento de competências e outras, é possível identificar os pontos fortes e fracos dos profissionais, informações que colaboram para a carreira de forma geral e não apenas para o cargo exercido.

O processo de Assessment também possibilita o autoconhecimento dos profissionais, que têm maior embasamento para melhorar suas habilidades.

Processo de mapeamento de competências e Assessment

  • Levantamento do perfil do colaborador;
  • Mapeamento de competências organizacionais;
  • Mapeamento de competências de função;
  • Entrevista individual por competências;
  • Aplicação de métodos e inventários comportamentais e de competências;
  • Feedback individual;
  • Criação de Plano de Desenvolvimento Individual;
  • Reuniões de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual.

A partir das informações coletadas durante esse processo, é possível definir as competências organizacionais e individuais para desenvolver programas mais efetivos de desenvolvimento e aumento da performance dos colaboradores.

A 4Search é uma empresa de consultoria especializada em Recursos Humanos que oferece o serviço de Mapeamento de Competências e Assessment. Para saber mais, entre em contato com nossos consultores ou acompanhe as notícias no site.

Comentários para este post