PDI: o que é um Plano de Desenvolvimento Individual? Outubro 21/2019 - Executivos

PDI: o que é um Plano de Desenvolvimento Individual?

Um dos principais fatores de uma empresa de sucesso é ter uma equipe alinhada e que trabalhe em conjunto para alcançar os objetivos gerais mas, principalmente, que tenha as competências individuais correspondentes ao cargo que ocupa. Para que tudo funcione da melhor forma possível, a organização deve alocar corretamente cada colaborador dentro da estrutura organizacional. Por isso, o processo de Assessment e a criação de um Plano de Desenvolvimento Individual, também conhecido como PDI, é essencial.

O Plano de Desenvolvimento Individual – PDI é uma forma de ajudar o colaborador a atingir o roll de competências e, consequentemente, os objetivos de curto, médio e longo prazos do cargo que ocupa. Para isso, após um Assessment – processo de avaliação que indica os gaps do colaborador – o PDI nasce e a empresa oferece as condições necessárias para que seja realizado.

Durante o Assessment, é feito o levantamento do perfil do colaborador e o mapeamento das competências individuais. A partir da identificação dos pontos que devem ser desenvolvidos é criado o PDI, que deve ser acompanhado periodicamente para garantir sua efetividade.

O plano é uma espécie de mapa que ajuda o profissional a chegar onde ele quer estar. Por isso, deve ser uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento dos colaboradores e impulsionar sua carreira. Assim, a empresa também é beneficiada com profissionais mais engajados e produtivos.

Além do desenvolvimento profissional, um bom planejamento também leva em consideração os desejos pessoais do colaborador. Nesse sentido, deve estar relacionado às competências que o profissional deseja desenvolver e a forma como pretende fazer isso.

Como fazer um PDI?

O PDI funciona como um mapa para o profissional chegar aonde deseja. Por isso, o processo de Assessment é necessário para que sejam identificadas as competências a serem desenvolvidas pelo colaborador. Além disso, o plano deve ser elaborado em conjunto com o gestor, para que sejam traçados objetivos possíveis de serem atingidos de acordo com a estrutura da empresa. 

O primeiro passo para a criação de um Plano de Desenvolvimento Individual é a definição de um objetivo, que pode ser o lançamento de um projeto, uma mudança de carreira ou mesmo algum desejo pessoal do colaborador. Também é importante saber o motivo da escolha deste objetivo e definir metas para que o plano seja colocado em prática.

Por isso é importante que o gestor participe da elaboração do PDI, para alinhar as expectativas de ambos os lados e garantir que o plano de ação seja desenvolvido de uma forma realista, de acordo com o resultado do Assessment. O plano de ação também define as estratégias, ou seja, como as metas serão alcançadas.

Um dos principais desafios do Plano de Desenvolvimento Individual é equilibrar os desejos com a realidade. Lembre-se que as metas devem ser possíveis de serem alcançadas, mas é preciso sair da zona de conforto e realizar as ações necessárias para desenvolver os gaps identificados no Assessment.

Nesse ponto, é importante unir teoria e prática, por isso o apoio de outros profissionais é fundamental.

Para isso, é necessário definir prazos para as metas. Assim, o funcionário pode acompanhar seu progresso e trabalhar para atingir o objetivo dentro do prazo determinado. A realização desse planejamento também é uma ferramenta de autoconhecimento para que o colaborador alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

Confira alguns benefícios do desenvolvimento de um PDI:

  • Impulsionar a carreira dos profissionais;
  • Direcionar os esforços para cumprir os objetivos traçados;
  • Autoconhecimento;
  • Destaque do profissional no mercado;
  • Desenvolvimento de pontos fortes e fracos.

Ao final do Plano de Desenvolvimento Individual, é importante medir não apenas se os objetivos foram atingidos, mas procurar refletir e extrair aprendizados dessa experiência. A 4Search realiza o PDI como parte do processo de Assessment e oferece feedback individual e reuniões de acompanhamento para garantir os resultados.

Para saber mais, acompanhe nossas redes sociais e entre em contato com os nossos consultores.

Comentários para este post