Como praticar a sustentabilidade organizacional em sua empresa? Marco 16/2020 - Corporações

Como praticar a sustentabilidade organizacional em sua empresa?

O desenvolvimento sustentável é um tema cada vez mais debatido em diferentes ambientes, inclusive no meio corporativo. Assim, a sustentabilidade organizacional não é apenas uma questão de responsabilidade ambiental e social, mas também deve ser tratada como um fator de decisão estratégica na empresa.

A sustentabilidade organizacional pode ser definida como o conjunto de ações realizadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente em relação ao meio ambiente e à sociedade. Esse conjunto de práticas também contribui para o posicionamento da empresa com seu público, ou seja, todos os envolvidos na organização se beneficiam das ações sustentáveis.

Adotar uma postura consciente e praticar ações sustentáveis deixou de ser apenas um status e passou a gerar inúmeros benefícios para as organizações, como a redução de custos, melhora no clima organizacional, diminuição de multas e aumento da credibilidade no mercado. 

Dessa forma, ao observar o próprio processo, a organização pode encontrar novas formas de executar suas atividades de um jeito mais sustentável sem prejudicar a eficiência dos negócios.

A importância do tripé da sustentabilidade para empresas

Para colocar em prática a sustentabilidade organizacional, é preciso considerar o tripé da sustentabilidade, um conceito que abrange os aspectos social, ambiental e econômico da organização.

Nos últimos anos a sustentabilidade ganhou importância no âmbito corporativo, à medida em que o público se tornou mais consciente das consequências do consumo para o meio ambiente.

Assim, o tripé da sustentabilidade representa um novo modelo de negócios, em que a organização passa a considerar seu desempenho social, ambiental e financeiro com o objetivo de se desenvolver sem causar danos ao planeta e às futuras gerações.

Os aspectos que formam o tripé da sustentabilidade são:

  • Ambiental

Um dos pilares da sustentabilidade organizacional é a preservação do meio ambiente, pois uma empresa sustentável deve realizar ações responsáveis em busca de um futuro melhor para o planeta. 

Na prática, algumas atitudes como a redução da emissão de gases poluentes, diminuição dos resíduos gerados pela empresa, reciclagem de materiais e implementação de programas de preservação da flora e fauna são formas de contribuir para a conservação da natureza a longo prazo.

  • Social

No âmbito social, é preciso investir em formas de tornar a sociedade cada vez mais justa e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional aos colaboradores. Para isso, uma forma de se tornar socialmente sustentável é desenvolver projetos que incentivem a igualdade e a inclusão de pessoas de diferentes gêneros, raças e religiões, por exemplo. 

Além disso, a organização também pode realizar ações para promover a saúde e o bem-estar da comunidade em que está inserida ao criar programas de responsabilidade social, educação ambiental e capacitação dos funcionários.

  • Financeiro

Um negócio só pode ser considerado sustentável se for economicamente viável, ou seja, a empresa deve buscar formas de gerar retorno, não apenas financeiro, aos seus acionistas e executivos.

Por isso, as ações para alcançar a sustentabilidade organizacional devem levar em consideração o aspecto financeiro a longo prazo, como o investimento em novas tecnologias ambientalmente responsáveis e a parceria com outras empresas sustentáveis. 

Ao colocar essas atitudes em prática, a empresa se torna mais atrativa para os consumidores e também para novos talentos que desejam participar de projetos e ideias sustentáveis. Essas ações também contribuem para melhorar o clima organizacional e o relacionamento entre a equipe.

Agora que você já sabe como a sustentabilidade organizacional contribui para a sua empresa e o planeta, saiba a importância da empatia para a gestão de pessoas.

 

Comentários para este post