Qual a diferença entre recolocação profissional e Outplacement? Setembro 02/2020 - Corporações

Qual a diferença entre recolocação profissional e Outplacement?

A transição de carreira é um momento delicado para qualquer profissional, tanto pela questão emocional de lidar com uma demissão quanto pela parte prática de buscar novas oportunidades. Por isso, muitas pessoas procuram saber qual a diferença entre recolocação profissional e Outplacement para contar com ajuda especializada neste período de adaptação.

Por mais que sejam similares, entender qual a diferença entre recolocação profissional e Outplacement é fundamental para escolher qual serviço é mais indicado para cada situação. 

Com isso, você terá ajuda especializada durante a transição de carreira e tem mais chances de conquistar uma nova oportunidade. Entenda mais sobre cada um desses serviços:

O que é recolocação profissional?

A consultoria de recolocação profissional é um serviço contratado pela pessoa que deseja receber ajuda e orientação na busca de uma nova oportunidade. 

Em geral, o consultor ajuda o talento a estruturar seu currículo, analisar sua rede de contatos (networking), preparar-se para entrevistas e buscar as vagas mais adequadas, por exemplo. 

Os serviços variam de acordo com a necessidade de cada cliente, que pode contratar uma consultoria especializada ou um profissional autônomo.

O que é Outplacement?

Outplacement é o serviço contratado pela empresa para assessorar e fornecer suporte para as situações de desligamento de profissionais em posições diretivas, gerenciais, gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior especializados.

O Outplacement é um processo mais abrangente e duradouro do que a recolocação profissional, começando antes mesmo do anúncio do desligamento.

Por isso, oferece benefícios para o assessorado, que tem todo o suporte emocional e orientação para reorganizar sua carreira, e também para a empresa. Alguns deles são:

  • Impacto positivo no clima organizacional;
  • Redução de processos trabalhistas e queixas dos ex-colaboradores;
  • Melhora da imagem corporativa e fortalecimento da responsabilidade social, contribuindo para a atração de talentos.

Qual a diferença entre recolocação profissional e Outplacement?

A principal diferença entre recolocação profissional e Outplacement é na contratação do serviço: o primeiro é feito pelo próprio profissional que busca novas oportunidades, enquanto o segundo é contratado pela empresa que irá desligar o colaborador.

Além disso, o Outplacement é um serviço mais abrangente e completo, pois o assessorado recebe apoio psicológico para lidar com este momento e tem a chance de repensar e redirecionar sua carreira, se desejar.

Esse processo pode ser feito de forma individual ou em grupo, quando a empresa passa por reestruturação, transição, redução de custos ou outra situação semelhante.

Assim, o profissional assessorado é orientado e instrumentalizado para um adequado retorno ao mercado de trabalho, explorando as potencialidades de sua carreira.

Para aumentar as chances de recolocação no mercado, é importante contar com uma consultoria especializada em Outplacement, como a 4Search. O serviço é realizado em quatro etapas:

  1. Planejamento e suporte ao processo de desligamento;
  2. Preparação para o mercado;
  3. Abordagem ao mercado de trabalho;
  4. Planejamento e aconselhamento de carreira (counseling).

Além disso, se o profissional optar por abrir seu próprio negócio, nós oferecemos apoio especializado para a formatação do Plano de Negócio. 

Agora que você já sabe qual a diferença entre recolocação profissional e Outplacement, confira os mitos e verdades sobre esse processo e entre em contato conosco para encontrar a solução ideal para a gestão de pessoas na sua empresa.

Comentários para este post