Recrutamento e seleção: quando contratar um Headhunter? Abril 22/2020 - Corporações

Recrutamento e seleção: quando contratar um Headhunter?

Em uma empresa, algumas vagas são mais complexas de serem preenchidas do que outras, seja pelas funções executadas ou pela necessidade de habilidades específicas. Por isso, é importante saber qual o momento certo de contratar um Headhunter e reduzir os riscos de uma contratação equivocada.

Além de saber quando contratar um Headhunter, é fundamental entender o que esse profissional faz e qual seu papel no processo de recrutamento e seleção. O termo “headhunter” pode ser traduzido de forma literal como “caçador de cabeças”, mas na prática ele é um caçador de talentos.

Dono de um profundo conhecimento do mercado de trabalho e de uma ampla rede de contatos de vários segmentos, esse profissional tem toda a expertise necessária para localizar candidatos e ajudar a preencher vagas para cargos de alta especialização e de gestão. 

Em geral, o Headhunter é responsável por prospectar talentos e abordá-los da melhor maneira possível, especialmente quando não estão disponíveis no mercado de trabalho. 

Esse profissional também consegue ir além das habilidades e experiências dos candidatos, buscando contratações estratégicas que contribuam com os resultados da empresa a longo prazo.

Por isso, seu trabalho é diferente do recrutamento realizado internamente pelas empresas e é requisitado apenas para as situações que exigem uma visão mais aprofundada do negócio e maior experiência do recrutador.

Após a primeira análise dos currículos, habilidades e experiências dos candidatos, o Headhunter faz a triagem inicial e apresenta aproximadamente três candidatos à empresa contratante. Em alguns casos, ele também contribui para a etapa de entrevistas e ajuda o gestor de RH a tomar a melhor decisão.

Quando um candidato é selecionado, o profissional também atua como um intermediador entre a empresa contratante e o talento para que as condições sejam benéficas para todos os envolvidos.

A principal vantagem de contar com um profissional especializado é reduzir as contratações equivocadas, que geram grandes prejuízos para a organização. Para esses cargos, especificamente, um erro pode afetar o clima organizacional da companhia e ter impacto nos resultados alcançados pela equipe.

Quando contratar um Headhunter?

Em geral, o momento certo de contratar um Headhunter é quando a empresa tem pressa ou os recursos internos se esgotaram sem conseguir preencher determinada vaga. Confira algumas situações em que esse serviço é fundamental:

  • Busca confidencial

Nem sempre a empresa pode anunciar que está em busca de candidatos, por isso o recrutamento e seleção deve ser feito de forma confidencial para manter sua competitividade. Com o seu networking, o Headhunter consegue buscar os talentos com as habilidades desejadas sem precisar anunciar publicamente o nome da organização.

Nesses casos, o profissional tem maior liberdade de entrar em contato com os talentos e manter a discrição sobre a organização contratante, revelando essa informação ao final do processo.

  • Necessidade de preenchimento urgente da vaga

Um processo seletivo eficiente geralmente leva tempo e nem sempre a empresa pode esperar. O Headhunter pode otimizar essa tarefa ao localizar e selecionar os candidatos com maior agilidade, além de reduzir os efeitos negativos sobre a imagem da empresa quando uma vaga importante não é preenchida.

Esse serviço especializado pode ser um grande diferencial competitivo para a organização, já que a contratação estratégica de talentos contribui para o clima organizacional e melhora a reputação da marca no mercado e com seus clientes.

  • Procura por cargos de alta gerência ou especialistas

Encontrar candidatos com todas as habilidades necessárias para ocupar uma posição como a presidência, vice-presidência ou diretoria, por exemplo, não é uma tarefa fácil. Além da alta complexidade do cargo, em geral essas pessoas não estão em sites de recrutamento tradicionais e em alguns casos já estão trabalhando.

Da mesma forma, profissionais com especializações muito particulares também são fundamentais para a empresa e nem sempre são fáceis de serem encontrados. O trabalho do Headhunter, com seu amplo networking, aumenta as chances de sucesso e poupa o tempo de todos os envolvidos.

  • Seleção em local diferente

Quando uma empresa abre uma filial em outra cidade, estado ou país, por exemplo, é preciso montar o quadro de funcionários antes do início das atividades no novo local. 

Assim, contar com um Headhunter para essa seleção é uma forma de garantir a qualidade das contratações, a redução de custos e a formação de uma equipe preparada para assumir as novas responsabilidades.

  • Recursos internos se esgotaram

Uma contratação equivocada tem um grande impacto para a organização e, em algumas situações, os processos internos de recrutamento e seleção não conseguem obter sucesso. Por isso, esse é o momento ideal para contratar um Headhunter, que tem os contatos e o conhecimento necessários para buscar os talentos desejados.

Além disso, esse profissional traz um olhar externo ao dia a dia da empresa que pode contribuir para o seu trabalho.

Como contratar um Headhunter

Se você identificou a sua empresa em uma das situações acima e deseja contratar um Headhunter, a 4Search é a melhor opção para realizar o recrutamento e seleção de executivos e profissionais de alta especialização.

Confira os diferenciais do serviço de Executive Search:

  • Headhunters com alta expertise em seleção e ampla visão das estruturas organizacionais;
  • Follow up semanal do processo de busca, além do mapeamento com todas as informações resultantes da pesquisa;
  • Apresentação de relatório com currículo, análise de competências, perfil comportamental e aspectos de personalidade dos candidatos finalistas;
  • Plano de busca personalizado de acordo com as necessidades da empresa;
  • Período de acompanhamento à integração e performance do profissional contratado, com garantia de reposição caso ele não se adapte.

Com 10 anos de atuação no mercado, garantimos a exclusividade dos candidatos e a realização de avaliações técnicas e comportamentais em busca dos talentos ideais.

Agora que você já sabe qual o momento de contratar um Headhunter, confira 5 motivos para sua empresa contratar o Executive Search.

Comentários para este post