Conheça as vantagens do recrutamento externo e como realizá-lo Abril 15/2020 - Corporações

Conheça as vantagens do recrutamento externo e como realizá-lo

A contratação de novos colaboradores é um processo frequente em qualquer organização, mas também é bastante complexo, principalmente para cargos executivos ou especialistas de alta complexidade. Para preencher uma vaga, a organização pode realizar um processo de recrutamento externo ou interno, de acordo com as necessidades da função.

O recrutamento externo tem diversas vantagens e desvantagens, por isso geralmente é escolhido quando o perfil profissional desejado não está disponível dentro da organização. Ao escolher o melhor processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores, é preciso levar em consideração o momento que a empresa está vivendo e quais são os impactos de cada estratégia de contratação.

O que é recrutamento externo?

O recrutamento externo é a modalidade em que a busca por um novo colaborador é realizada entre pessoas que estão procurando recolocação profissional. Já o recrutamento interno é quando a organização deseja preencher a vaga em aberto com um profissional que já faz parte do quadro de funcionários.

Para o recrutamento externo, em primeiro lugar é preciso definir quais as necessidades da função que será preenchida e quais as qualificações que o profissional precisa ter. A partir disso, é possível utilizar diversas técnicas de recrutamento e seleção até encontrar o colaborador ideal.

Vantagens do recrutamento externo

O recrutamento externo pode trazer diversos benefícios para a organização, inclusive aumentar sua competitividade no mercado e encontrar profissionais que não seriam contratados de outra forma. Confira as principais vantagens de utilizar essa modalidade:

  • Possibilita novas perspectivas

Um profissional de fora pode trazer uma nova perspectiva para a organização e sugerir ideias inovadoras para as atividades realizadas. Além disso, o novo colaborador traz um repertório profissional diferente e a união dessas técnicas e habilidades pode contribuir para criar novas alternativas na execução de tarefas.

Em geral, o novo profissional também está mais disposto a propor mudanças e preparado para executá-las, o que pode melhorar os resultados da organização como um todo.

  • Facilita a seleção profissional 

Em alguns casos, as organizações não têm um plano de sucessão consolidado, o que prejudica a substituição de um profissional com cargo de alta gerência por outro que deveria ter sido preparado com antecedência.

Nesse cenário, o recrutamento externo é a melhor opção para colocar a empresa em contato com pessoas de diferentes perfis. Dessa forma, os recrutadores têm mais opções para selecionar um colaborador que atenda às necessidades da organização.

  • Atração de novos talentos

Ao investir em uma gestão estratégica de pessoas para realizar o recrutamento externo, a organização pode encontrar profissionais que estão em outras empresas ou que não seriam contratados de outra forma. Para isso, os recrutadores devem fazer uma investigação profunda a respeito das necessidades do negócio e das características essenciais para a vaga em aberto.

Com a atração de novos talentos, o conhecimento dentro da organização é renovado e as pessoas se sentem mais motivadas. Além disso, a organização demonstra para seus colaboradores e para o mercado que está aberta a inovações e à troca de experiências.

  • Aumento da vantagem competitiva

A contratação de profissionais com novas experiências e uma visão de mundo diferente ajuda a empresa a se ajustar às necessidades do mercado, que está em constante mudança. Ao entrar em contato com um líder que vem de fora, a equipe pode aumentar sua motivação e encontrar novas formas de alcançar as metas.

Dessa forma, a empresa se destaca com relação ao público e aos concorrentes, demonstrando ao mercado que está sempre em busca de inovações.

Por que contratar uma empresa especializada?

Uma contratação errada traz diversos prejuízos para a organização e pode interferir na atuação da equipe como um todo. Por isso, contar com uma empresa especializada aumenta as chances de encontrar os melhores profissionais em um tempo adequado.

Uma empresa especializada em Recrutamento e Seleção, como a 4Search, tem uma equipe preparada para identificar as necessidades da empresa e executar o recrutamento externo de forma a melhorar os resultados da organização. Para saber mais, entre em contato com nossos consultores e saiba mais sobre os serviços oferecidos.

 

Comentários para este post