Como procurar trabalho estando empregado? Confira nossas dicas! Janeiro 24/2020 - Executivos

Como procurar trabalho estando empregado? Confira nossas dicas!

Salário maior, novos desafios, ascensão na carreira ou um ambiente de trabalho melhor são apenas alguns dos motivos para procurar trabalho estando empregado. Porém, é preciso ter discrição, planejamento e dedicação para não prejudicar sua imagem profissional nem causar problemas no emprego atual.

O primeiro passo para procurar trabalho estando empregado é ter certeza da sua decisão. Antes de começar a distribuir currículos e atualizar o perfil nas redes sociais é importante refletir se os problemas que estão levando a essa decisão não podem ser resolvidos. Se o objetivo é conseguir um salário melhor, por exemplo, você pode conversar com seu chefe para analisar as possibilidades de conseguir isso no emprego atual.

Porém, se você tem certeza de que quer encontrar uma nova oportunidade profissional é importante ficar atento a alguns fatores para manter o profissionalismo e não ferir a ética corporativa.

Confira algumas dicas para buscar um novo emprego mesmo contratado por uma empresa:

Seja discreto

Evite contar para os colegas de trabalho que você está buscando novas oportunidades. Procure avisar apenas pessoas próximas e peça discrição sobre o assunto para impedir que a informação se espalhe e chegue aos ouvidos do chefe.

Ao marcar uma entrevista de emprego, é importante tomar cuidado para não ser visto por um colega ou conhecido. Para isso, você pode pedir confidencialidade sobre o processo para o recrutador. Procure ser sincero e marcar os encontros em um lugar neutro e separado do seu cotidiano. 

Não use a estrutura do seu trabalho atual

Um erro comum de pessoas que buscam novas oportunidades enquanto estão empregadas é utilizar o telefone comercial ou o e-mail fornecido pela empresa como forma de contato com os recrutadores. Essa atitude, além de aumentar as chances do chefe descobrir suas intenções, também prejudica a imagem profissional e pode causar uma demissão por justa causa.

Por isso, evite procurar vagas de emprego no computador da empresa e utilize apenas seu e-mail e telefone pessoais para se comunicar com outras organizações. Se possível, realize as ligações apenas na hora do almoço ou fora de horário comercial para manter o sigilo.

Aproveite as ferramentas online

Manter seus dados atualizados em redes sociais como LinkedIn é uma forma de fazer novas conexões e construir um networking sem se expor em excesso. Para isso, acrescente ao perfil detalhes sobre sua formação, cursos realizados, experiências anteriores e o que for necessário de acordo com cada área.

Além disso, consulte as vagas disponíveis em sites de empregos e converse com ex-colegas e conhecidos sobre novas oportunidades. 

Seja flexível

O momento de marcar entrevistas de emprego pode ser complicado se você tem um emprego em horário integral. Porém, evite mentir e inventar problemas para poder participar de processos seletivos e procure agendar os encontros na hora do almoço ou no fim do dia. 

Em geral, recrutadores e headhunters estão acostumados com essa situação e podem ser mais flexíveis com relação a horário e local das reuniões.

Tome cuidado para não reduzir sua produtividade

Por mais que você esteja procurando novas oportunidades, fique atento ao seu desempenho para não deixar a produtividade cair. Se o seu líder perceber que você já não dedica às atividades cotidianas, sua imagem profissional será prejudicada e você pode até mesmo ser demitido.

Lembre-se que manter uma relação saudável com o empregador anterior é útil se você precisar de uma carta de recomendação ou mesmo para manter o networking com colegas de profissão.

Saiba o momento certo de pedir demissão

Se você foi aprovado no processo seletivo, é preciso escolher o melhor momento para conversar com o chefe e avisar sobre a sua decisão. É importante comunicar um prazo para a saída da empresa e não deixar erros no setor. Essa atitude demonstra responsabilidade e comprometimento com a empresa.

Além disso, é recomendado que o pedido de demissão seja feito apenas quando o novo emprego estiver confirmado e com a data de início agendada. Dessa forma você se previne de ficar desempregado se a nova empresa retirar a proposta.

Com essas dicas, você tem mais chances de sucesso ao procurar trabalho estando empregado e reduz a possibilidade de prejudicar sua imagem profissional. Acompanhe nosso blog para outras dicas profissionais e conheça os serviços da 4Search.

Comentários para este post