10 melhores aplicativos para empreendedores e executivos Novembro 07/2019 - Dicas

10 melhores aplicativos para empreendedores e executivos

Os smartphones e seus aplicativos muitas vezes são vistos como uma distração na rotina atribulada de profissionais de diversas áreas. No entanto, a tecnologia pode ser usada para facilitar o dia a dia de executivos e empreendedores, colaborando para a organização e aumentando a produtividade.

A tecnologia pode facilitar a tarefa de gerir uma empresa e favorecer o contato com a equipe, principalmente para os profissionais que passam grande parte do tempo fora do escritório. Assim, com o excesso de informações e demandas presentes no mundo corporativo, é preciso ter muita organização para administrar melhor o tempo e aumentar a produtividade.

Aplicativos de produtividade para executivos

Para ajudar executivos e empreendedores a administrarem seu tempo da melhor forma possível, reunimos 10 dicas de aplicativos que irão facilitar sua rotina profissional. A maioria oferece opções gratuitas e podem ser utilizados em smartphones, tablets e notebooks.

1. Evernote

Um dos aplicativos de produtividade mais conhecidos e utilizados no mundo corporativo, o Evernote reúne diversas funcionalidades no mesmo app: você pode escrever notas, salvar links e trechos de páginas da internet, digitalizar documentos e ainda sincronizar suas informações em diversos dispositivos. 

O Evernote é gratuito e oferece planos pagos com funcionalidades extras.

2. Pocket

Se você gosta de aprender coisas novas e se manter sempre informado, o Pocket é uma ótima solução para armazenar e ler diversos conteúdos de qualquer lugar, inclusive off-line. O app funciona em qualquer dispositivo com versão básica gratuita e um plano de assinatura mensal com diversas vantagens exclusivas.

3. Trello

O Trello é uma plataforma de produtividade muito utilizada por gestores para organizar a atividade das equipes e compartilhar informações entre todos. No app, é possível criar listas, quadros e cartões com a descrição das tarefas e atribuí-los a usuários determinados. 

Além de ser bastante intuitivo, o Trello permite o acompanhamento do progresso das tarefas e projetos a partir da definição de prazos. Há versões grátis e pagas da plataforma, que possibilita a integração com outros aplicativos e serviços de organização e produtividade.

4. Forest

As distrações são a maior inimiga da produtividade e, para combatê-las, o aplicativo Forest usa o recurso da gamificação. Para se manter focado em uma tarefa, o usuário tem a missão de plantar uma árvore de estimação e não deixá-la morrer. 

O aplicativo funciona assim: ao iniciar uma tarefa, você determina o tempo em que deve executá-la e, enquanto o cronômetro está funcionando, a árvore cresce. Se você sair do aplicativo e entrar nas redes sociais, por exemplo, a árvore morre e é preciso recomeçar do início.

O aplicativo tem versões para diferentes sistemas operacionais, incluindo desktop, e oferece versões grátis e Pro. 

5. Dropbox

A organização de documentos físicos e on-line pode ser um grande desafio para executivos e empreendedores. Por isso, o Dropbox é uma das ferramentas mais utilizadas para arquivar documentos na nuvem e compartilhá-los com outros usuários. O aplicativo oferece a versão gratuita e a Business, para empresas e equipes de qualquer tamanho, e pode ser acessado de qualquer dispositivo mesmo sem conexão à internet.

6. QuickBooks ZeroPaper

O QuickBooks é um aplicativo de gerenciamento de finanças que disponibiliza o fluxo de caixa da empresa online. Essa ferramenta é bastante indicada para empreendedores que buscam facilitar o controle de receitas e despesas. O app está disponível para smartphones e desktop, com versão gratuita para teste e com três opções de planos de assinatura.

7. Slack

Outra ferramenta muito usada por executivos e gestores, o Slack é uma forma de otimizar a comunicação entre a equipe e diminuir a quantidade de e-mails enviados e recebidos. Além das mensagens privadas e em grupo, o app também permite o envio de arquivos e integração com outras ferramentas desta lista. O Slack tem um plano gratuito e duas opções de assinatura, com versões para desktop e mobile.

8. Todoist

O Todoist é um aplicativo de organização de tarefas em listas que também funciona off-line. De forma rápida e fácil, o usuário pode visualizar compromissos futuros, como viagens e reuniões, por meio dos aplicativos para smartphones e desktop. Além da versão gratuita, é possível assinar o plano Premium ou Business.

9. Camcard

Fazer networking é uma das tarefas mais importantes dos executivos e empreendedores. Porém, no dia a dia, é comum perder cartões de visita ou passar muito tempo procurando um contato específico. Com o aplicativo CamCard, é possível escanear todos os cartões e salvar as informações de contato no celular. Além disso, todos os cartões ficam salvos na nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar. 

10. Google Agenda, Keep, Drive e Tarefas

Os aplicativos podem ser utilizados separadamente, mas a integração entre todas as ferramentas e a facilidade de acesso são as principais vantagens dos aplicativos Google. Com o Agenda, é possível gerenciar compromissos, tarefas e lembretes. Já o Keep é uma espécie de bloco de notas para organizar listas, vídeos e áudios em um só lugar. 

O Google Tarefas permite que o usuário crie e gerencie listas e tarefas rápidas, com integração aos outros serviços da empresa. Enquanto o Drive é um serviço de armazenamento na nuvem, compartilhamento e backup de arquivos. Os serviços têm um plano gratuito e assinatura mensal de acordo com a opção de armazenamento, seja para pessoas físicas ou empresas.

Agora que você já conhece os 10 melhores apps de produtividade para executivos, é possível escolher os que atendem às suas necessidades. A 4Search é uma empresa de consultoria especializada em RH que agrega valor real ao seu negócio. Para saber mais, entre em contato com os nossos consultores.

Comentários para este post