5 soft skills mais procuradas por empresas em 2020 Janeiro 20/2020 - Dicas

5 soft skills mais procuradas por empresas em 2020

Com o aumento da competição no mercado de trabalho, surgem cada vez mais requisitos e exigências para conseguir boas vagas. Hoje em dia, ter um currículo longo com cursos, especializações e intercâmbios já não é suficiente. Além das competências técnicas (hard skills), as empresas também buscam habilidades pessoais e comportamentais – as chamadas soft skills.

As soft skills são amplamente requisitadas em qualquer tipo de cargo, mas podem ser mais específicas de acordo com o cargo. Para 2020, as empresas procuram profissionais com conhecimentos técnicos, mas que também saibam trabalhar em equipe, atender bem o cliente, sair da zona de conforto e tenham equilíbrio emocional. 

Dessa forma, as competências necessárias aos profissionais devem unir habilidades técnicas e pessoais.

O que são hard skills?

As hard skills são as habilidades técnicas e objetivas que uma pessoa pode adquirir por meio de treinamento, como conhecimento sobre programas ou softwares específicos, domínio de idiomas, graduação, pós graduação, MBA, mestrado etc. Em anúncios de vagas, por exemplo, em geral os pré-requisitos são hard skills e envolvem o conhecimento objetivo do candidato.

O que são soft skills?

Já as softs skills são habilidades relacionadas à personalidade e ao comportamento do profissional. Dessa forma, envolvem competências mentais, sociais e emocionais que influenciam a forma como cada um age e se relaciona com as outras pessoas no ambiente corporativo.

Assim, as organizações estão dando cada vez mais importância para as soft skills, por isso em 2020 também é importante investir no desenvolvimento pessoal para melhorar o currículo.

Confira algumas das soft skills mais procuradas por empresas em 2020:

1. Boa comunicação

A boa comunicação envolve tanto a capacidade de falar e se expressar de forma eficiente quanto ouvir o que as outras pessoas têm a dizer. Por isso, se comunicar é importante para diversas áreas, já que os profissionais precisam falar com clientes, chefes, colegas ou fornecedores por telefone, e-mail ou outras formas.

Assim, desenvolver a habilidade de se comunicar de maneira eficaz diminui as chances de ocorrer um mal entendido e garante que todas as partes envolvidas entendam corretamente a mensagem, aumentando as chances do profissional se destacar no mercado de trabalho.

2. Colaboração

A habilidade de colaboração está relacionada à comunicação, já que consiste em duas ou mais pessoas trabalhando para atingir o mesmo objetivo. Para isso, é preciso saber negociar com os colegas, reconhecer a importância dos outros e ter empatia para oferecer e aceitar feedback.

Nesse sentido, o trabalho em equipe é essencial em qualquer organização, já que muitos cargos envolvem projetos colaborativos ou reuniões com outros departamentos, por exemplo.

3. Foco no cliente

Hoje em dia, muitas empresas são voltadas a atender as necessidades dos clientes e criar um bom relacionamento com eles. Por isso, prestar um bom atendimento e se dedicar a resolver as dores dos clientes é uma das soft skills mais procuradas pelas organizações. Dessa forma, é possível fidelizar os consumidores e oferecer as melhores soluções para os seus problemas.

4. Flexibilidade

A cada momento surgem novas demandas, exigências e concorrentes no mercado de trabalho. Por isso, é preciso que os profissionais sejam flexíveis e adaptáveis a novas rotinas e funções. Saber se adaptar a essas mudanças com resiliência é uma competência muito valorizada por profissionais de recursos humanos.

5. Liderança

A capacidade de liderança vai além dos cargos de gestão e envolve a habilidade de gerenciar situações e pessoas no dia a dia, resolvendo conflitos e tomando decisões. Assim, saber liderar e motivar grupos é indispensável para quem quer crescer na empresa, mas também possibilita que o profissional seja mais do que apenas um bom funcionário.

Desenvolver as soft skills mais procuradas pelas empresas em 2020 ajuda a aumentar a produtividade e levar inovação para a rotina corporativa. A 4Search oferece o serviço de Mapeamento de Competências e Assessment, que melhora a performance dos colaboradores e ajuda a organização a atingir seus objetivos. Para saber mais, entre em contato com nossos consultores.

Comentários para este post