Headhunter: saiba quando contratar esse profissional Outubro 21/2019 - Executivos

Headhunter: saiba quando contratar esse profissional

Realizar a seleção e o recrutamento dos profissionais adequados são as principais funções do RH Estratégico, já que uma equipe de qualidade contribui para um bom ambiente de trabalho e favorece o crescimento da empresa. Assim, o headhunter é contratado para garantir a seleção dos melhores talentos para cargos de gestão, de acordo com o perfil e as necessidades da vaga.

O headhunter é um caçador de talentos, ou seja, ele não participa de todos os processos seletivos da empresa, apenas dos cargos que envolvem um estudo estratégico de busca, por isso na maioria das vezes as vagas são de alta gerência ou C-Level. 

O profissional deve ter bastante experiência e uma visão mais estratégica da organização. Além disso, precisa de uma boa rede de contatos e conhecimento de vários segmentos de mercado.

Dessa forma, enquanto o RH atua dentro da empresa, seja com os candidatos em processos seletivos ou com a equipe interna, o trabalho do headhunter é entrar em contato com os profissionais do mercado por meio de seu networking. Por isso, muitas vezes o headhunter não é um funcionário fixo da empresa, mas um profissional autônomo ou de uma empresa de consultoria especializada.

Quando contratar um headhunter?

Como já dissemos, o trabalho do headhunter é contratado para ajudar a preencher posições específicas, então ele não participa de todos os processos seletivos da empresa.

Saiba quando contratar um headhunter é a melhor opção:

Busca confidencial

Muitas vezes a empresa precisa manter sua competitividade no mercado ou está buscando profissionais para um projeto que ainda não foi lançado. Por isso, é importante que o processo seletivo seja mantido em sigilo. 

Nesses casos o headhunter pode buscar os talentos sem divulgar para muitas pessoas e entrar em contato com os candidatos sem mencionar a empresa, já que tem credibilidade com sua rede de contatos.

Seleção em outras cidades

Antes de abrir uma filial em outra cidade, estado ou país ou até mesmo mudar a sede da empresa, é preciso ter o quadro de funcionários preparados e manter o nível de excelência da companhia. 

Assim, o headhunter pode fazer a seleção no local escolhido e ajudar a montar uma equipe de qualidade dentro do prazo determinado.

Profissionais com habilidades específicas

O trabalho de encontrar profissionais para ocupar cargos de conselho, alta gerência, diretoria ou presidência é muito difícil, já que esses profissionais não estão disponíveis em sites de recrutamento e muitas vezes já estão empregados. 

Por isso, o headhunter conta com seu networking e é o profissional ideal para encontrar talentos com as habilidades necessárias ao perfil da vaga.

Além disso, por ser um profissional externo, o headhunter pode realizar uma seleção sem viés institucional e isenta de disputas internas da empresa. 

Vantagens de contratar um headhunter

A contratação de um profissional ou uma empresa de consultoria especializada ajuda a encontrar os talentos ideais para os níveis diretivos e gerenciais. Conheça algumas vantagens de contratar um headhunter para a sua empresa:

  • Identificação do perfil adequado à vaga;
  • Recrutamento de profissionais qualificados;
  • Alcance de profissionais que a empresa não conseguiria;
  • Fortalecimento da relação do profissional com a empresa.

A 4Search tem uma equipe experiente e com ampla expertise na área de RH Estratégico. Entre em contato e agende uma consultoria com um de nossos headhunters.

Comentários para este post