Executive Search ou Plano de Sucessão: quando contratar cada serviço? Dezembro 13/2019 - Corporações

Executive Search ou Plano de Sucessão: quando contratar cada serviço?

A transição de líderes em uma organização é um período complexo que afeta diversos setores, principalmente em cargos estratégicos. Por isso, as empresas que desejam se manter atuantes por muito tempo precisam saber como identificar e preparar seus sucessores, seja por meio de Executive Search ou Plano de Sucessão.

A identificação de potenciais sucessores é uma tarefa muito importante para o sucesso de uma empresa, pois pode comprometer sua continuidade no mercado. Por isso, tanto o Executive Search quanto o Plano de Sucessão devem ser realizados com cautela e a partir de um planejamento estratégico elaborado por profissionais qualificados.

O Plano de Sucessão, também conhecido como Succession Planning, é uma forma da empresa se antecipar a situações futuras e ficar preparada para lidar com a sucessão empresarial de seus líderes. A partir de um plano para identificar e cultivar indivíduos com alto potencial para gerenciar a organização, é possível fazer a transição sem impactos negativos para os colaboradores.

O Plano de Sucessão deve ser um elemento sempre presente na gestão do negócio para evitar problemas que comprometam a eficiência da organização e prejudiquem seu desempenho no mercado. Entre os benefícios de investir neste processo, estão:

  • Aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores;
  • Redução da rotatividade;
  • Retenção de talentos;
  • Incentivo para o desenvolvimento e formação de líderes;
  • Mapeamento de competências dos profissionais.

Etapas do processo sucessório

Um processo de sucessão bem estruturado deve executar planos dinâmicos e eficientes em busca de benefícios para a empresa e os colaboradores. Confira as etapas do processo sucessório:

  • Identificação interna

O primeiro passo para o Plano de Sucessão é identificar, dentro da organização, os talentos com maior aderência ao cargo estratégico. Para isso, é preciso que os gestores realizem avaliações periódicas do trabalho de cada um dos colaboradores. 

Os feedbacks constantes ajudam a traçar o perfil dos profissionais e medir o desempenho de cada um. Dessa forma, é possível saber quem tem as características necessárias para assumir uma posição de liderança.

  • Assessment

O Assessment é um processo realizado para entender melhor o perfil do colaborador por meio de uma avaliação de competências e de comportamento. Após a identificação do possível sucessor dentro da organização, é verificado o grau de aderência entre o profissional e o cargo.

Com isso, é possível determinar o tempo necessário para que o sucessor esteja pronto para assumir a função de liderança.

  • Executive Search externo

No entanto, se o quadro da empresa não contar com um profissional preparado para se tornar o sucessor, é necessário realizar um processo de seleção externo – também conhecido como Executive Search. Esse serviço é feito a partir de um mapeamento de mercado para encontrar candidatos aptos à vaga em questão.

Em alguns casos, os colaboradores internos precisam de um tempo de preparação superior ao prazo definido pela organização, então é necessário contratar um profissional externo para preencher a vaga da maneira mais eficiente possível.

  • Plano de Desenvolvimento Individual e Integração

Após a seleção do sucessor, seja por meio de uma seleção interna ou Executive Search externo, é construído um Plano de Desenvolvimento Individual e de Integração para ajudar o colaborador a se adaptar ao cargo e direcionar seus esforços em busca dos objetivos definidos. 

O PDI também atua como um plano orientador para todos os envolvidos no processo de sucessão do cargo estratégico. Esse processo também é feito com o acompanhamento de profissionais especializados para criar metas possíveis de serem alcançadas e para garantir que o sucessor tenha todo o suporte necessário.

  • Coaching e On-boarding Coaching

O Plano de Sucessão pode ser customizado para que um coach acompanhe a integração do profissional ao novo cargo. Essa orientação é importante para evitar problemas durante a transição e ajudar o sucessor a atingir seu potencial.

Ao final do processo sucessório é realizado um novo Assessment para auxiliar na adaptação e retenção do talento no cargo.

Quando contratar o Executive Search ou Plano de Sucessão?

Como nós já dissemos, o Plano de Sucessão é um processo que deve iniciar antes do líder deixar o cargo, respeitando a cultura organizacional e as particularidades da empresa. Por isso, é importante ter um mapeamento de quais colaboradores poderão assumir novos cargos e em quanto tempo.

Assim, se houver a necessidade de mudar cargos de liderança antes do previsto ou quando a possibilidade de sucessão colocar em risco o negócio da empresa, pode ser realizado o Executive Search para realizar o processo de recrutamento e seleção externamente.

A 4Search é uma consultoria especializada que realiza o Executive Search ou Plano de Sucessão de acordo com as necessidades da sua empresa. Com 10 anos de experiência na área, temos profissionais qualificados para garantir o futuro da sua organização. Para saber mais, entre em contato com nossos consultores.

Comentários para este post