Descubra o que faz um Headhunter e como ele pode ajudar sua empresa Abril 08/2020 - Corporações

Descubra o que faz um Headhunter e como ele pode ajudar sua empresa

Um dos grandes desafios de uma empresa é contratar os melhores talentos para formar equipes com habilidades complementares e que possam desenvolver as atividades necessárias. Assim, encontrar colaboradores capacitados e alinhados à cultura da empresa não é uma tarefa fácil, por isso contratar um Headhunter pode ser a melhor solução.

Os recrutadores de uma empresa estão sempre analisando currículos e realizando o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Mas, para a área executiva e para a contratação de especialistas de alta complexidade, essa tarefa exige habilidades específicas do Headhunter, como uma boa rede de contatos e amplo conhecimento do mercado.

O que é um Headhunter?

Headhunter pode ser traduzido como “caçador de talentos” e é um profissional que tem a função de encontrar os melhores talentos do mercado para ocupar cargos de especialistas e executivos em empresas que contratam o serviço de Executive Search. 

Para isso, leva em consideração não apenas o currículo dos candidatos, mas também qualificações específicas que podem contribuir para a organização.

Esse trabalho exige que o especialista entenda a companhia, o cargo e a função que será realizada pelo contratado.

A partir disso, ele aciona sua rede de relacionamentos em busca de encontrar o profissional ideal para a vaga e faz a mediação entre ele e a empresa.

O que faz um Headhunter?

O trabalho do Headhunter é fundamental para o processo de recrutamento e seleção, já que nem sempre a empresa consegue encontrar um profissional com aderência à vaga, precisa fazer uma busca confidencial ou a seleção é feita em um local diferente da sede.

Nestes casos, o Headhunter surge para entender exatamente quais são as necessidades da empresa, as características da vaga, como é a cultura da organização e, a partir dessas informações, ele movimenta sua rede de contatos em busca do candidato ideal.

Este profissional tem uma função mais ativa do que um recrutador, por exemplo. Ele entra em contato diretamente com as pessoas que possuem o perfil desejado, mesmo que estejam trabalhando em outra empresa ou não estejam disponíveis para o mercado.

Para isso, o caçador de talentos entrevista os candidatos em potencial, avalia o fit cultural com a organização e analisa suas habilidades e competências para identificar sua aderência.

Depois, ele seleciona os candidatos e apresenta para a empresa somente os perfis mais relevantes, que efetivamente atendem às necessidades da vaga, e podem participar das próximas etapas do processo de Executive Search.

Como o Headhunter busca talentos?

O trabalho do Headhunter é fundamental para a contratação de executivos, profissionais em posições estratégicas de gestão e especialistas de alta complexidade, já que nem sempre esses talentos respondem aos anúncios de vagas.

Nesses casos, o profissional também atua para persuadir e mostrar ao candidato as vantagens que uma nova posição irá trazer para a sua carreira.

Em geral, o trabalho de mapeamento do mercado em busca do talento adequado à empresa é seguido por uma seleção técnica e comportamental, em que os candidatos mais aderentes ao cargo são escolhidos para serem apresentados à organização.

O processo de entrevistas e negociações passa a ser realizado pela organização com o acompanhamento do Headhunter. 

Por isso, o networking, capacidade de comunicação e amplo conhecimento do mercado são qualidades essenciais para um profissional de sucesso.

Quando contratar o Executive Search?

  • Vagas para cargos de alta gerência ou especialistas

Uma posição de presidência, vice-presidência ou diretoria, por exemplo, demanda uma série de habilidades que não são fáceis de serem encontradas nos candidatos.

Além da alta complexidade do cargo, em geral essas pessoas não estão em sites de recrutamento tradicionais e em alguns casos já estão trabalhando.

Da mesma forma, profissionais com especializações muito particulares também são fundamentais para a empresa e nem sempre são fáceis de serem encontrados. 

O trabalho do Headhunter, com seu amplo networking, aumenta as chances de sucesso e poupa o tempo de todos os envolvidos.

  • Urgência no preenchimento da vaga

Um processo seletivo eficiente geralmente leva tempo e nem sempre a empresa pode esperar. 

O Headhunter pode otimizar essa tarefa ao localizar e selecionar os candidatos com maior agilidade, além de reduzir os efeitos negativos sobre a imagem da empresa quando uma vaga importante não é preenchida.

  • Busca confidencial

Em alguns casos, a empresa não pode anunciar publicamente que está em busca de candidatos para uma vaga específica, por isso a seleção deve ser feita de forma confidencial visando a manutenção da competitividade.

Esta é uma das principais vantagens de ter um recrutador especializado, pois, através do Executive Search, a companhia consegue buscar ativamente os talentos com as habilidades desejadas sem precisar anunciar publicamente o nome da organização.

Nesses casos, um profissional externo tem maior liberdade de entrar em contato com os talentos e manter a discrição sobre a organização contratante, revelando essa informação ao final do processo.

  • Seleção em local diferente

Quando uma empresa abre uma filial em outra cidade, estado ou país, por exemplo, é preciso montar o quadro de funcionários antes do início das atividades no novo local. 

Assim, contar com um Headhunter para essa seleção é uma forma de garantir a qualidade das contratações, a redução de custos e a formação de uma equipe preparada para assumir as novas responsabilidades.

Como um Headhunter pode ajudar sua empresa

O papel de Headhunter é diferente do recrutamento realizado internamente pela empresa, pois esse profissional consegue identificar mais do que as habilidades e experiências dos candidatos, contribuindo para uma contratação estratégica que irá gerar resultados a longo prazo.

Ao investir em pessoas qualificadas e uma gestão eficiente, a organização melhora sua capacidade de cumprir metas, conquistar novos clientes, planejar novas ações e aumentar seu lucro. 

O trabalho do Headhunter também contribui para a redução do índice de turnover da empresa, o que gera custos altos e tem um grande impacto financeiro para os negócios.

Por isso, as empresas podem contratar um Headhunter por diversos motivos, como a aposentadoria ou desligamento de um executivo, um processo de expansão da organização ou necessidade de reestruturação interna, por exemplo.

Confira os benefícios de contratar um Headhunter:

  • Reduzir os riscos de uma contratação equivocada;
  • Economizar tempo dos recrutadores internos nas etapas preliminares do processo seletivo;
  • Contar com a expertise de um profissional atualizado com as tendências e novidades do mercado;
  • Contato com profissionais que a empresa não conseguiria de outra forma.

Diferença entre Headhunter e recrutador

À primeira vista pode parecer que o trabalho do Headhunter é igual ao do recrutador interno da empresa, mas, na prática, as duas funções são distintas e se complementam.

O recrutador geralmente escolhe um novo colaborador por meio de um processo de seleção estruturado, que envolve o anúncio das vagas, triagem de currículos, entrevistas e dinâmicas. 

Este profissional, portanto, possui processos estruturados e sistemáticos, analisando as opções que chegaram até ele a partir dos anúncios de vagas da empresa. 

Já o Headhunter tem um papel mais ativo na busca por talentos. Através do seu networking, ele vai até o mercado e entra em contato com os candidatos para identificar os talentos mais aderentes à vaga e à cultura da empresa. 

Por isso, os profissionais podem trabalhar em conjunto para identificar as principais necessidades da empresa, as habilidades necessárias para a vaga e analisar as características da cultura organizacional.

Como contratar um Headhunter

Contratar um especialista em Executive Search pode ser uma tarefa complexa, já que o profissional precisa ter experiência na área, um bom networking, saber se comunicar com os talentos e procurar conhecer o mercado em que a empresa-cliente atua. 

Por isso, é importante contratar uma consultoria de RH com ampla credibilidade no mercado e extensa rede de contatos.

A 4Search é uma empresa com mais de 10 anos de atuação em RH Estratégico e experiência na área de seleção e contratação de executivos e especialistas de alta complexidade.

O processo de Executive Search inicia com uma pesquisa minuciosa para entender os negócios e as necessidades do cliente.

A partir disso, nossos consultores ampliam a aderência do processo de search e buscam descrever os aspectos do cargo e os conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional selecionado deve apresentar.

Depois, é feito um mapeamento do mercado de trabalho visando a identificar, atrair e analisar os talentos com perfil mais aderente ao cargo, seguido da etapa de seleção e apresentação dos finalistas ao cliente.

Após a contratação do talento, nossos consultores assessoram tanto a empresa-cliente quanto o profissional contratado para garantir a adaptação entre as partes e elevar a performance de ambos.

A 4Search foi fundada por Simone Turra, atualmente Diretora Executiva, que tem mais de 25 anos de experiência como Headhunter em Executive Search, Assessment, Outplacement e outros. 

Com formação em Psicologia Clínica e Recursos Humanos, além de um MBA em Gestão Comercial, já realizou diversos processos de hunting para empresas dos mais variados segmentos e portes.

Por isso, a consultoria é referência em Executive Search, realizada por Headhunters com ampla expertise no mercado. Entre em contato conosco e, juntos, encontraremos soluções personalizadas para a gestão de pessoas da sua organização.

Comentários para este post