C-Level: como contratar executivos? Agosto 18/2021 - Corporações

C-Level: como contratar executivos?

O mercado atual representa um desafio cada vez maior para as equipes de recrutamento e seleção. Com a valorização dos talentos, a mudança no perfil e o aumento da concorrência entre as empresas, muitos profissionais têm dificuldades em contratar executivos para cargos C-Level.

Em geral, os cargos C-Level, ou C-Suite, são os mais difíceis de serem preenchidos, pois exigem um perfil mais técnico, habilidades comportamentais específicas, competências de liderança e experiência de gestão. 

Por isso, a contratação de executivos demanda maior estratégia e planejamento para encontrar os talentos mais adequados à empresa.

Outro desafio para a contratação de cargos de liderança é que grande parte dos profissionais qualificados já estão empregados, por isso é preciso realizar uma busca ativa dos talentos e negociar sua contratação.

Nesse cenário cada vez mais desafiador, contar com uma consultoria especializada em Executive Search é a melhor maneira de aumentar a eficiência do processo.

O que é C-Level?

Na hierarquia de uma empresa, os cargos C-Level ocupam as posições de liderança e têm como funções cuidar da estratégia operacional, tomar decisões, orientar as equipes e garantir os resultados esperados.

O termo vem do inglês e a letra “C” representa o termo “chief” de cada área. Os cargos mais comuns dessa categoria são:

  • CEO – Chief Executive Officer;
  • COO – Chief Operating Officer;
  • CTO – Chief Technology Officer;
  • CPO – Chief People Officer;
  • CFO – Chief Financial Officer;
  • CMO – Chief Marketing Officer;
  • CIO – Chief Information Officer.

Como contratar executivos C-Level?

Como você viu, a contratação de executivos é um processo bastante complexo, que deve levar em consideração as necessidades do negócio, a compatibilidade com a cultura da empresa e a aprovação dos demais líderes e investidores.

Os principais aspectos a serem levados em consideração são:

  • Competências técnicas e conhecimento do mercado

Embora não sejam os únicos fatores relevantes na contratação de um talento, as competências técnicas são muito importantes para que o profissional possa desempenhar suas funções no dia a dia. 

Um CFO, por exemplo, precisa ter conhecimento sobre formas de investimento e venda dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, pois irá orientar a equipe em relação aos resultados desejados pela diretoria. 

Outro fator importante é o conhecimento sobre o mercado em que a organização atua, já que o profissional deverá tomar decisões relevantes de acordo com diferentes cenários.

  • Soft skills

As soft skills são habilidades relacionadas à personalidade e ao comportamento do profissional, envolvendo competências mentais, sociais e emocionais que influenciam a forma como cada um age no ambiente corporativo. 

Líderes de sucesso devem investir no desenvolvimento de habilidades como liderança, boa comunicação, inteligência emocional, entre outras que ajudam a ter um bom relacionamento com a equipe e com os clientes.

  • Gerenciamento de equipe

Para assumir um cargo de gestão, saber gerenciar equipes e delegar funções são qualidades essenciais de um executivo de sucesso.

Além disso, um profissional de liderança deve estar preparado para tomar decisões rápidas no dia a dia e orientar a equipe na realização de ações para garantir o cumprimento de metas e objetivos.

Como contratar executivos para a sua empresa

O processo de recrutamento e seleção de executivos deve ser feito com cuidado em cada detalhe, buscando identificar os profissionais do mercado com maior aderência em relação ao cargo e à cultura organizacional. 

Por isso, muitas empresas contam com consultorias especializadas em Executive Search, como a 4Search. 

Essas organizações possuem ampla experiência no mercado e know-how para tornar a contratação mais ágil e eficiente. 

Com uma consultoria especializada, o processo também se torna mais imparcial, já que os Headhunters não favorecem determinados candidatos e não estão envolvidos no dia a dia da empresa contratante. 

Para saber mais sobre como contratar executivos C-Level, entre em contato com a 4Search e encontre soluções personalizadas para a sua empresa.

Comentários para este post