O que considerar ao contratar um Diretor Financeiro? Outubro 21/2020 - Corporações

O que considerar ao contratar um Diretor Financeiro?

O recrutamento e seleção de novos colaboradores é uma tarefa complexa, especialmente quando a vaga é para cargos C-Level. Por isso, ao contratar um novo Diretor Financeiro, é preciso dedicar tempo e esforços para fazer a contratação correta e evitar custos com a realização de um novo processo seletivo.

O Diretor Financeiro, também chamado de CFO, tem uma função fundamental na lógica estratégica e administrativa do negócio, já que é responsável pela otimização de recursos, análise de resultados e outras tarefas que tornam a empresa preparada para o crescimento.

Por isso, o processo seletivo deve ser bastante rigoroso para encontrar os candidatos com o perfil de acordo com as necessidades da organização. 

O primeiro passo para a contratação desse profissional é levar em consideração o tamanho e o alcance geográfico da empresa, pois uma organização nacional tem um dia a dia diferente de uma multinacional, por exemplo.

Outro fator importante para o processo seletivo é o segmento e a atividade principal do negócio. Alguns setores têm regras e seguem legislações específicas, por isso pode ser interessante que os candidatos tenham algum conhecimento ou experiência na área.

Depois, é preciso definir se o profissional que irá ocupar o cargo será o líder de uma equipe ou se irá trabalhar sozinho. 

Essas informações, junto ao escopo do trabalho que será realizado, irão ajudar a guiar o processo seletivo em busca do profissional mais qualificado.

Confira os principais pontos que devem ser considerados ao contratar um gestor financeiro para a diretoria da sua empresa:

1 - Organização e planejamento

O planejamento estratégico de uma empresa é o que irá guiar diversos setores na busca pelos objetivos organizacionais. 

Por isso, é fundamental que o gestor da área financeira saiba planejar e organizar as etapas para chegar aos resultados desejados.

Entre as funções do cargo, estão a análise dos pontos fortes e fracos da empresa, a atuação da concorrência, as oportunidades de negócio e a definição de métricas para acompanhar a realização do planejamento. 

Assim, é fundamental que o processo seletivo leve em consideração as soft skills do candidato junto às suas habilidades técnicas.

2 - Conhecimento técnico e de mercado

Um bom CFO precisa ter uma visão ampla sobre o mercado em que a empresa atua, levando em consideração o público-alvo, a concorrência e as normas ou leis específicas do setor. 

Por isso, ao analisar o currículo dos candidatos, é importante verificar a realização de cursos de especialização e suas experiências anteriores.

Além disso, é importante que o profissional tenha uma boa capacidade de negociação para construir relações proveitosas com os fornecedores da empresa e instituições bancárias. 

Com isso, é possível agregar valor à reputação da empresa e estimular seu crescimento.

3 - Habilidade de comunicação e liderança

Ter um perfil de liderança é fundamental para os cargos executivos, já que os profissionais precisam delegar tarefas e inspirar a equipe para trabalhar alinhada aos objetivos organizacionais. 

Além disso, o líder precisa saber trabalhar em equipe com os membros de outros setores para manter o acompanhamento das finanças e comunicar-se com a diretoria com transparência e assertividade.

Nesse sentido, também é importante que o profissional tenha em mente que a confidencialidade é inerente à sua função. 

O diretor da área financeira tem acesso a informações sigilosas e confidenciais da organização, por isso precisa criar uma relação de confiança com os membros da diretoria e atuar de acordo com o código de ética.

4 - Adaptação à cultura da empresa

Contar com profissionais comprometidos e com os mesmos valores da empresa é muito importante para um clima organizacional agradável. 

Por isso, a adaptação à cultura da empresa é fundamental, especialmente para cargos de liderança, que irão inspirar e motivar outros colaboradores.

Para identificar se o candidato tem afinidade com a organização, é possível realizar uma análise comportamental durante o processo de seleção para evitar contratações equivocadas. 

Além disso, é importante que a equipe de RH seja transparente sobre o ambiente corporativo e transmita todas as informações para o candidato avaliar se ele realmente deseja a posição.

Como contratar um Diretor Financeiro qualificado

Como você viu, o processo seletivo para uma vaga de Diretor Financeiro é bastante complexo e deve contar com profissionais especialistas em recrutamento e seleção de executivos.

A 4Search é uma consultoria que conta com Headhunters qualificados e com ampla experiência na contratação de profissionais para cargos C-Level. 

Com mais de 10 anos no mercado, já realizamos mais de 1,1 mil processos de Executive Search para empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos. Se você busca o talento ideal para a vaga de Diretor Financeiro, entre em contato conosco e conheça nossas soluções personalizadas.

Comentários para este post