C-Level: o que significa CEO, CFO e COO? Agosto 11/2020 - Corporações

C-Level: o que significa CEO, CFO e COO?

CEO, CFO, COO, CTO, CPO e CMO são algumas siglas comuns no mundo corporativo, especialmente em startups. Em geral, esta estrutura executiva de gestão é criada quando a empresa começa a expandir e o empreendedor precisa de pessoas especializadas e dedicadas a trabalhar pelo aumento da competitividade da organização.

Assim, são criados os cargos C-Level, ou C-Suite, que correspondem às siglas CEO, CFO, COO, CTO, CPO, CMO e outras semelhantes. 

Esses profissionais realizam um trabalho estratégico dentro da organização, mantendo contato com os investidores e com as inovações presentes no mercado.

Essas funções diretivas e executivas costumam ser chamadas de Chief ___ Officer, com o nome da área pela qual o profissional é responsável. Não há uma regra para todas as empresas, mas as siglas mais comuns de serem utilizadas são:

 

CEO – Chief Executive Officer

CEO, ou diretor executivo, em tradução livre, é o cargo mais alto da hierarquia e, na maioria das vezes, é ocupado pela pessoa que criou a empresa. 

Por isso, é o profissional responsável por manter uma visão de negócios unificada e criar um plano de ação para colocá-la em prática.

Em geral, é o “rosto” da empresa e a representa em momentos importantes, como levantamento de capital e anúncios para o mercado, por exemplo. 

Os outros C-Levels reportam-se a este profissional, que também realiza as funções de levantar capital para a expansão das operações.

 

COO – Chief Operating Officer

COO é o chefe de operações e costuma atuar como o braço direito do CEO. Assim, trabalha na rotina diária da empresa e supervisiona a parte de processos internos. 

As funções deste profissional variam de acordo com as atividades da organização, mas é sua responsabilidade garantir o funcionamento das operações no dia a dia.

 

CFO – Chief Financial Officer

CFO é o diretor financeiro da empresa e a pessoa responsável pelo gerenciamento de recursos. Dessa forma, trabalha para manter os investidores informados e garante que a contabilidade esteja em dia para levar à expansão das operações.

Assim como outros cargos executivos, é importante que o CFO tenha uma visão estratégica da empresa para encontrar novas oportunidades de negócio e avaliar seus riscos e benefícios. 

Além disso, cuida dos investimentos e controla as metas e orçamentos para garantir uma estrutura financeira eficiente.

 

CTO – Chief Technology Officer

CTO é a pessoa responsável pela infraestrutura tecnológica da organização e pelo desenvolvimento de novos produtos. Em algumas empresas, esse cargo é denominado CIO (Chief Information Officer), que conduz o uso da tecnologia para facilitar as outras áreas do negócio.

É importante ressaltar que não são apenas empresas de tecnologia que contam com um CTO ou CIO em seu quadro de executivos. No entanto, esses profissionais podem ter funções diferentes de acordo com o segmento e as atividades realizadas pela organização.

 

CPO – Chief People Officer

CPO é o profissional que realiza a gestão de pessoas da empresa, por isso também pode ser chamado de CHRO (Chief Human Resources Officer). 

Entre suas funções, estão a criação de estratégias baseadas em dados para aprimorar a cultura da organização e colocar em prática seus valores, princípios e objetivos.

Os recursos humanos são essenciais para o funcionamento e a expansão de uma empresa e o CPO ajuda os colaboradores a se desenvolverem e alcançarem seu potencial máximo.

 

CMO – Chief Marketing Officer

CMO é a pessoa responsável pela parte criativa e estratégica da empresa, ou seja, o marketing. Em geral, este cargo abrange toda a área de marketing digital, offline e experiência do cliente. 

Por isso, este profissional coordena toda a estratégia da marca e ajuda na captação de clientes e expansão dos negócios.

Para garantir o alinhamento das estratégias e objetivos da empresa como um todo, é importante que o CMO trabalhe em conjunto com o CFO, CPO e o COO, além de se reportar ao CEO como os outros diretores.

Agora que você já sabe quais as funções dos principais cargos C-Level, descubra como encontrar os melhores profissionais para funções executivas e diretivas. Entre em contato conosco e, juntos, iremos aperfeiçoar a gestão de pessoas na sua empresa.

Comentários para este post