Como atrair e reter talentos em uma startup? Novembro 05/2019 - Corporações

Como atrair e reter talentos em uma startup?

O crescimento de uma startup traz diversos desafios para o empreendedor, entre eles a contratação de novos profissionais para áreas estratégicas. Assim, para construir uma empresa de sucesso é preciso ir além de apenas atrair os talentos, mas também criar formas de reter e engajar os colaboradores.

Os colaboradores são um dos fatores mais importantes para o crescimento de uma empresa, principalmente startups, que contam com uma equipe reduzida. Além disso, a nova geração de profissionais busca mais do que apenas receber o salário no final do mês. Eles querem se sentir motivados e trabalhar em empresas que geram mudanças na sociedade.

Por isso, as startups são o ambiente ideal para os recém-formados que buscam trabalhar em um local agradável e com grande potencial de crescimento. Assim, para ajudar na contratação e engajamento de novos colaboradores, reunimos algumas dicas para atrair e reter talentos em startups:

Adapte o processo de recrutamento à sua realidade

O processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores é fundamental para atrair os talentos certos para uma startup. Para isso, é preciso identificar quais as necessidades e a cultura da empresa para saber mais sobre o perfil esperado do profissional.

Durante o processo, você pode fornecer situações reais de trabalho e estimular os talentos a tomar decisões para resolver desafios comuns do dia a dia da organização. Dessa forma, o profissional pode conhecer melhor as atribuições do cargo e você pode observar a atuação na prática.

Ofereça benefícios atrativos 

Como nós já dissemos, a nova geração de profissionais busca oportunidades além do salário, portanto os projetos em que irão trabalhar, as pessoas que formam a equipe, o tipo de liderança, flexibilidade de horários e a cultura da empresa como um todo podem ser decisivos para algumas pessoas.

Ao atrair talentos para uma startup, nem sempre o empreendedor pode oferecer as melhores condições financeiras, principalmente se comparado com empresas tradicionais e com estabilidade no mercado. Por isso, é importante deixar claro desde o início que os profissionais estarão contribuindo para o crescimento da organização e, futuramente, poderão ter benefícios maiores.

Nesse sentido, o empreendedor pode oferecer um plano de ações da organização, participação nos lucros ou outras recompensas a longo prazo para ajudar a atrair talentos qualificados.

Promova o aprendizado dos profissionais

Um dos desafios em muitos processos de recrutamento e seleção é equilibrar o conhecimento técnico com a experiência prática dos colaboradores. Nesse sentido, é importante que as empresas ofereçam oportunidades de aprendizado e capacitação dos talentos não apenas em suas áreas específicas, mas também sobre o mercado em geral.

Por isso, deixar claro durante o processo seletivo que a empresa estimula os colaboradores a explorarem seu potencial, seja por meio de cursos, palestras ou workshops, ajuda a atrair talentos para a startup e manter os funcionários satisfeitos. Além disso, os profissionais irão aplicar esse conhecimento no dia a dia e ajudar no crescimento da empresa.

Crie um ambiente agradável

A maioria dos profissionais valoriza fatores relacionados à experiência do trabalho, como o ambiente, por exemplo. Por isso, é importante criar um bom local de trabalho, em que todos se sintam motivados e acreditem na empresa. 

Além disso, é importante estabelecer um bom fluxo de comunicação e estimular a empatia e relacionamentos saudáveis no ambiente de trabalho. Assim, os talentos irão se sentir respeitados e desafiados, o que aumenta a produtividade e a criatividade dos colaboradores.

A 4Search é uma empresa de consultoria em RH que oferece o serviço de Executive Search para atrair talentos para uma startup. Com 10 anos de experiência no mercado, realizamos uma avaliação técnica e comportamental para garantir a adaptação do profissional ao cargo. Para saber mais, entre em contato com nossos consultores.

Comentários para este post