Recrutamento e seleção de executivos: como contratar cargos de alta gerência? Dezembro 04/2020 - Corporações

Recrutamento e seleção de executivos: como contratar cargos de alta gerência?

Atrair e reter os talentos certos é um dos maiores desafios da empresa, pois tem um impacto direto nos resultados alcançados. Por isso, o processo de recrutamento e seleção de executivos deve ser planejado e executado com cuidado, já que as consequências de uma contratação equivocada podem persistir por muito tempo.

O recrutamento e seleção de executivos demanda mais tempo e esforço do que outros processos seletivos, pois exige uma avaliação mais minuciosa das habilidades dos candidatos para garantir sua aderência à cultura organizacional.

Além disso, cargos de alta gerência envolvem a gestão de pessoas, por isso o profissional contratado deve ser um líder com capacidade de inspirar a equipe para que todos trabalhem em prol das metas e objetivos da empresa.

Confira algumas dicas para aprimorar o processo seletivo e contratar o executivo ideal para a sua organização:

Defina claramente o perfil da vaga

O primeiro passo para um processo seletivo bem-sucedido é coletar informações e elaborar uma descrição detalhada do cargo, além da definição do perfil técnico e comportamental do profissional ideal.

Nesse sentido, esclareça no job description os principais pontos da cultura organizacional e do ambiente de trabalho para que o candidato verifique se tem identificação com o perfil da empresa.

Nesta etapa também são definidos os canais em que a vaga será anunciada, assim como os tipos de avaliações realizadas para traçar o perfil técnico e comportamental dos talentos.

Inclua os gestores no processo de recrutamento e seleção de executivos

A participação de outros gestores no processo de escolha é essencial para garantir uma contratação adequada.

Para isso, faça reuniões e follow-ups constantes desde a primeira etapa, em que os outros executivos podem ajudar a definir os critérios de avaliação e as competências necessárias ao cargo.

Depois, durante a seleção, mantenha-os próximos do processo, explicando mais sobre o perfil dos candidatos e o nível de engajamento do recrutamento.

Ao compartilhar informações sobre os talentos com os outros gestores, eles poderão sugerir perguntas e avaliações para tornar o processo seletivo mais minucioso de acordo com as necessidades da empresa.

Identifique se o candidato tem as habilidades necessárias

Ao contratar para cargos de alta gerência, é importante avaliar tanto as competências técnicas quanto comportamentais do candidato.

Liderança, comunicação interpessoal e visão estratégica são apenas algumas habilidades importantes para cargos executivos. 

Assim, durante o processo seletivo, é importante incluir uma etapa para traçar o perfil do candidato e identificar se ele possui características para agregar valor à organização.

Conte com apoio especializado para contratar cargos de alta gerência

Como você viu, contratar profissionais para cargos de alta gerência é um grande desafio e exige conhecimentos específicos para avaliar se o candidato tem o perfil adequado à empresa e ao cargo.

Além disso, devido à alta complexidade dos cargos executivos, em geral essas pessoas já estão trabalhando ou não estão cadastradas em sites de recrutamento tradicionais. 

Para isso, networking e experiência em recrutamento para essas funções são fundamentais para uma contratação adequada.

Dessa forma, contar com Headhunters especializados em Executive Search torna o processo seletivo mais preciso e eficiente, já que a seleção é feita para atender às necessidades da empresa e encontrar profissionais que agreguem valor ao negócio.

Outra vantagem de uma consultoria especializada é a economia de recursos, pois contratações equivocadas prejudicam os resultados da equipe e têm impacto na imagem da marca perante o mercado e seus clientes.

Assim, contar com profissionais especializados em Executive Search é a melhor maneira de aumentar a eficiência do processo de recrutamento e seleção de executivos. Entre em contato conosco e saiba como contratar profissionais para cargos de alta gerência.

Comentários para este post