Job description: o que é e qual sua importância na atração de talentos Maio 13/2020 - Corporações

Job description: o que é e qual sua importância na atração de talentos

O job description é uma parte muito importante do processo de recrutamento e seleção. É por meio dele que o candidato tem o primeiro contato com a empresa e irá conhecer não só o cargo, mas também a cultura e os valores da organização. Por isso, é importante investir em uma boa descrição para atrair os melhores talentos.

Job description, em português, é a descrição do trabalho criada para anunciar uma vaga de emprego. É por meio dele que a empresa especifica qual profissional está buscando, as funções que serão realizadas, as qualificações necessárias e outras informações para convencer os melhores profissionais do mercado a fazerem parte do seu time.

Como criar um job description

Mais do que um simples anúncio de vaga, o job description também causa uma primeira impressão sobre a empresa. Na maioria das vezes é a primeira fonte de informação do profissional sobre o cargo (e também sobre a organização) e é a partir dessa descrição que ele decide se irá realizar a candidatura ou não.

Portanto, é preciso elaborar uma descrição de vaga clara e informativa, ao mesmo tempo em que desperta o interesse de futuros candidatos. 

A descrição de cargo também tem a função de fazer um filtro inicial sobre o tipo de candidato que a empresa busca. Tanto a linguagem quanto o local de divulgação adotados servem como uma primeira triagem em busca do profissional mais adequado à função.

Por isso, é importante que, antes de anunciar uma vaga, seja criada uma estratégia de divulgação de acordo com o perfil dos talentos procurados e os canais que eles utilizam. Algumas organizações têm sucesso anunciando oportunidades no Instagram, enquanto outras buscam o público presente no LinkedIn, por exemplo.

Nesses casos, a imagem também faz parte do job description e a linguagem de cada mídia deve ser levada em consideração ao criar a descrição do cargo. Algumas informações fundamentais são:

  • Título da vaga;
  • Descrição das responsabilidades da função;
  • Salário e benefícios;
  • Localização da empresa;
  • Qualificações obrigatórias;
  • Competências desejadas;
  • Passo a passo para a candidatura.

Além disso, podem ser acrescentadas informações relevantes que não se encaixam em outros tópicos, como os diferenciais da empresa e outros elementos que ajudem a atrair o interesse dos candidatos. 

Ao divulgar uma nova oportunidade, é fundamental que o recrutador leve em consideração o ponto de vista dos candidatos e destaque as vantagens de trabalhar no local para atrair a atenção do público desejado. Com isso, é possível criar uma descrição interessante e verdadeira.

Confira alguns pontos primordiais sobre o job description:

1 - Atenção ao título do job description: é o detalhe mais importante, pois se trata do primeiro contato da vaga com o candidato! O título precisa ser específico para o cargo para atrair a atenção dos candidatos corretos. Evite títulos longos para não confundir os profissionais e dificultar as buscas. 

2 -  Na descrição, inclua apenas o que faz parte das atribuições do cargo: não é incomum encontrar job descriptions que têm uma lista interminável de tópicos sendo que, muitas vezes, algumas das atribuições são do time ou o profissional atuará de forma coadjuvante no que foi descrito. Ao invés de gerar identificação com o cargo, esse tipo de abordagem acaba assustando. O ideal é elencar o que realmente fará parte da rotina do candidato. 

3 - Seja claro na exigência de habilidades: quando elencar as soft skills e hard skills necessárias para a função, procure ser específico se houver exigência de cursos, certificados ou graduações. 

4 - Quando falar sobre os benefícios: lembre-se que eles são decisivos para atrair talentos. Então, destaque se há vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, possibilidade de trabalhar de forma remota, horário flexível, entre outros. O salário também é um diferencial, apesar da maioria das empresas ainda utilizar o “compatível com o mercado” ou “a combinar”. Os candidatos certos precisam saber quanto irão receber! 

5 - Informações sobre a empresa: seja breve, mas extremamente assertivo neste quesito! O candidato deve ter uma noção do histórico da empresa no mercado, como é sua cultura organizacional, localização, missão, visão e valores, além dos diferenciais da marca para a carreira profissional de quem trabalha lá. 

DICA BÔNUS: aposte na legibilidade da descrição da vaga com o uso de tópicos e marcações. Evite blocos grandes de textos e sempre “quebre” parágrafos longos em frases mais curtas. 

E, atenção! O job description não deve:

  • ser genérico;
  • ter um anunciante anônimo;
  • exigir requisitos absurdos;
  • usar palavras e frases discriminatórias;
  • usar “caixa alta” ou perguntas no título;
  • ter erros de gramática ou concordância verbal;

E, principalmente, evite utilizar o mesmo texto da seleção anterior. Pare e crie um novo job description sempre que precisar preencher uma nova vaga! Como as pessoas, as empresas também estão em constante evolução. 

Para que isso se reflita nas contratações, revise tudo o que está sendo exigido e o que se espera de um novo colaborador.  

Dicas para atrair talentos

Com um job description bem elaborado e informativo, é possível atrair os melhores profissionais para a organização. 

Além disso, o candidato já começa a seleção com as expectativas alinhadas à realidade, o que reduz o tempo do processo seletivo e os índices de turnover.

Confira algumas dicas para criar uma descrição eficiente e atrair talentos para a sua organização:

  • Escolha uma linguagem que transmita a cultura da empresa;
  • Utilize termos conhecidos na área;
  • Conheça o perfil dos candidatos e saiba onde encontrá-los;
  • Descreva a vaga de forma direta, concisa e transparente;
  • Analise vagas parecidas para aperfeiçoar o texto final.

O processo de recrutamento e seleção é bastante complexo e, para que seja bem-sucedido, é fundamental contar com profissionais experientes em atração de talentos. 

Para isso, elaborar um job description é uma etapa determinante para conquistar os candidatos. 

Conte com a ajuda de uma empresa especializada na contratação

A 4Search é uma consultoria especializada em Recursos Humanos e oferece soluções personalizadas para a sua empresa se destacar nos processos de recrutamento e seleção de talentos. 

Executive Search: é a melhor escolha se você precisa selecionar profissionais para posições estratégicas na organização, como diretores e gerentes. Também traz um olhar diferenciado para atrair talentos de nível entry e middle-level, como supervisores e coordenadores. 

Assessment: a seleção é feita após um mapeamento de competências profissionais e pessoais dos candidatos, garantindo que os objetivos estratégicos da empresa para a vaga sejam alcançados. Além disso, os resultados permitem que os gestores consigam criar programas de aperfeiçoamento mais efetivos e aumentem a produtividade dos times. 

Headhunter: para o recrutamento de profissionais para cargos de gestão de alta complexidade e que exigem confidencialidade. Com esse profissional, você tem a certeza de identificar os candidatos ideais para posições estratégicas na empresa e totalmente alinhados à cultura da organização.   

Para saber mais sobre as soluções da 4Search para recrutamento e seleção, entre em contato com nossos consultores. 

Comentários para este post