Job description: o que é e qual sua importância na atração de talentos Maio 13/2020 - Corporações

Job description: o que é e qual sua importância na atração de talentos

O job description é uma parte muito importante do processo de recrutamento e seleção. É por meio dele que o candidato tem o primeiro contato com a empresa e irá conhecer não só o cargo, mas também a cultura e os valores da organização. Por isso, é importante investir em uma boa descrição para atrair os melhores talentos.

Job description, em português, é a descrição do trabalho criada para anunciar uma vaga de emprego. É por meio dele que a empresa especifica qual profissional está buscando, as funções que serão realizadas, as qualificações necessárias e outras informações para convencer os melhores profissionais do mercado a fazerem parte do seu time.

Como criar um job description

Mais do que um simples anúncio de vaga, o job description também causa uma primeira impressão sobre a empresa. Na maioria das vezes é a primeira fonte de informação do profissional sobre o cargo (e também sobre a organização) e é a partir dessa descrição que ele decide se irá realizar a candidatura ou não.

Portanto, é preciso elaborar uma descrição de vaga clara e informativa, ao mesmo tempo em que desperta o interesse de futuros candidatos. 

A descrição de cargo também tem a função de fazer um filtro inicial sobre o tipo de candidato que a empresa busca. Tanto a linguagem quanto o local de divulgação adotados servem como uma primeira triagem em busca do profissional mais adequado à função.

Por isso, é importante que, antes de anunciar uma vaga, seja criada uma estratégia de divulgação de acordo com o perfil dos talentos procurados e os canais que eles utilizam. Algumas organizações têm sucesso anunciando oportunidades no Instagram, enquanto outras buscam o público presente no LinkedIn, por exemplo.

Nesses casos, a imagem também faz parte do job description e a linguagem de cada mídia deve ser levada em consideração ao criar a descrição do cargo. Algumas informações fundamentais são:

  • Título da vaga;
  • Descrição das responsabilidades da função;
  • Salário e benefícios;
  • Localização da empresa;
  • Qualificações obrigatórias;
  • Competências desejadas;
  • Passo a passo para a candidatura.

Além disso, podem ser acrescentadas informações relevantes que não se encaixam em outros tópicos, como os diferenciais da empresa e outros elementos que ajudem a atrair o interesse dos candidatos. 

Ao divulgar uma nova oportunidade, é fundamental que o recrutador leve em consideração o ponto de vista dos candidatos e destaque as vantagens de trabalhar no local para atrair a atenção do público desejado. Com isso, é possível criar uma descrição interessante e verdadeira.

Dicas para atrair talentos

Com um job description bem elaborado e informativo, é possível atrair os melhores profissionais para a organização. Além disso, o candidato já começa a seleção com as expectativas alinhadas à realidade, o que reduz o tempo do processo seletivo e os índices de turnover.

Confira algumas dicas para criar uma descrição eficiente e atrair talentos para a sua organização:

  • Escolha uma linguagem que transmita a cultura da empresa;
  • Utilize termos conhecidos na área;
  • Conheça o perfil dos candidatos e saiba onde encontrá-los;
  • Descreva a vaga de forma direta, concisa e transparente;
  • Analise vagas parecidas para aperfeiçoar o texto final.

O processo de recrutamento e seleção é bastante complexo e, para que seja bem-sucedido, é fundamental contar com profissionais experientes em atração de talentos. 

Para isso, elaborar um job description é uma etapa determinante para conquistar os candidatos. A 4Search é uma consultoria especializada em Recursos Humanos e oferece soluções personalizadas de acordo com as necessidades da sua empresa. Para saber mais, entre em contato com nossos consultores.

Comentários para este post