O que considerar ao contratar um Diretor de Vendas? Novembro 25/2020 - Corporações

O que considerar ao contratar um Diretor de Vendas?

Para contratar um Diretor de Vendas, é preciso levar em consideração que este é um dos cargos mais importantes da empresa, já que esse profissional é o principal responsável pelos clientes e pela receita da organização.

Definir metas, estratégias e analisar os resultados de acordo com os KPI’s adequados são apenas algumas das funções do Diretor de Vendas. Além disso, o profissional deve ter conhecimento profundo sobre as soluções oferecidas e o setor em que a organização atua.

Por isso, encontrar o gestor ideal é uma tarefa bastante complexa e exige que os recrutadores estejam preparados para analisar os candidatos e identificar se possuem o perfil adequado para a organização.

Conheça as principais competências e habilidades para um Diretor Comercial:

1 - Experiência e networking

É importante que o gestor tenha experiência na área de vendas e um bom networking para ajudar a ampliar o alcance da empresa. 

Por isso, analise os trabalhos anteriores dos candidatos e opte por profissionais que já trabalharam no setor ou com produtos semelhantes.

Dessa forma, por mais que o diretor não atue diretamente com os clientes e fornecedores no dia a dia, ele terá informações sobre novos produtos e tendências de mercado que serão úteis para a criação de estratégias de vendas adequadas à realidade dos clientes.

2 - Liderança

Assim como outros cargos C-Level, o executivo de vendas deve ser um líder e inspirar a equipe para trabalhar em conjunto.

Um bom gestor deve liderar pelo exemplo e reconhecer o trabalho dos membros da equipe, criando formas de recompensá-los e fornecer o feedback adequado.

Outra habilidade fundamental para o cargo é saber delegar tarefas, pois o gestor não pode cuidar pessoalmente de cada detalhe da rotina de vendas. 

Por isso, deve confiar na equipe e acompanhar seus resultados para depois prestar contas ao CEO.

3 - Relacionamento interpessoal

A habilidade de comunicar-se de maneira clara e ouvir seus interlocutores também é muito importante para qualquer profissional, especialmente em cargos de gestão. 

Para a área de vendas, o gestor deve saber tratar com pessoas de diferentes áreas, incluindo outros executivos, parceiros comerciais e membros da sua equipe. 

Dessa forma, também é importante que o diretor tenha um relacionamento próximo com os membros da equipe de vendas para conhecer suas motivações e desafios diários. 

Com isso, é possível aprimorar os processos internos e avaliar o potencial de cada um para identificar futuros líderes e gerentes.

4 - Planejamento e análise

Uma das principais funções do Diretor de Vendas é criar estratégias e metas a curto e longo prazo, além de definir os indicadores-chave para acompanhar os resultados de negócios. 

Por isso, é importante que o profissional tenha foco em planejamento e análise de dados para equilibrar as necessidades da empresa e as limitações da equipe de vendas.

Além disso, ele precisa ter uma visão geral do negócio e entender que suas decisões terão impacto na parte operacional para, a partir disso, encontrar a melhor maneira de monitorar o desenvolvimento dessas ações.

Como contratar um Diretor de Vendas

Ao contratar um diretor para a área comercial é preciso ir além da análise de currículo e levar em consideração o comportamento e as habilidades dos talentos.

Para isso, a melhor maneira de encontrar um profissional qualificado e evitar gastos com uma contratação equivocada é contar com Headhunters especializados em Executive Search.

A 4Search é uma consultoria que já realizou mais de 1,1 mil processos seletivos de cargos executivos em empresas nacionais e multinacionais de diversos tamanhos e segmentos. 

Assim, se a sua empresa busca contratar um Diretor de Vendas, entre em contato conosco e converse com nossos especialistas para encontrar o talento ideal.

Comentários para este post