Qual o melhor momento para optar pelo recrutamento externo? Julho 22/2020 - Corporações

Qual o melhor momento para optar pelo recrutamento externo?

Encontrar profissionais qualificados, engajados e aderentes à cultura da empresa demanda muito tempo e esforço dos recrutadores. Assim, para garantir o sucesso do processo seletivo, é importante que a empresa saiba qual o momento ideal para optar pelo recrutamento externo.

O recrutamento externo é quando a empresa tem uma vaga a ser preenchida e busca candidatos no mercado de trabalho, tanto profissionais disponíveis quanto em atuação.

Para isso, a empresa pode divulgar a vaga em canais de comunicação especializados ou contratar um Headhunter, quando a função exige o processo de hunting. Dessa forma, com um Recrutamento e Seleção especializado, é possível encontrar os talentos mais adequados ao cargo e à organização.

Conheça as situações em que o recrutamento externo é a melhor opção para a sua empresa:

Atração de novos talentos

Nem sempre os profissionais mais aderentes à vaga estão disponíveis na empresa, especialmente em cargos de gestão ou de alta especialização, portanto o recrutamento externo se torna ideal nessas situações.

Além disso, atrair novos talentos para a organização gera benefícios para todos, já que o profissional traz novos conhecimentos, habilidades e uma perspectiva diferente para os problemas cotidianos.

A troca de experiências entre os colaboradores também agrega para o clima organizacional e deixa todos mais engajados e motivados a continuar evoluindo juntos.

Busca por inovação

Empresas bem-sucedidas estão sempre buscando inovar em seus produtos, serviços, processos e até mesmo no capital humano. Assim, a contratação de um novo profissional traz consigo novas habilidades, técnicas e experiências que contribuem para os resultados da organização como um todo.

Em geral, o novo profissional também está disposto a dialogar com os colegas e contribuir com novas estratégias, qualidades fundamentais para cargos de liderança. Dessa forma, é possível agregar valor à cultura organizacional e deixar a equipe mais motivada.

Criação de um banco de talentos

Em geral, uma empresa que divulga uma vaga para o público recebe diversos currículos e cadastros de pessoas interessadas. Com isso, é possível criar um banco de talentos que pode ser utilizado no futuro quando surgirem novas oportunidades.

Assim, se a sua empresa quer otimizar o tempo dos recrutadores e tornar o processo seletivo mais ágil, montar um banco de talentos com candidatos de diversas características é uma das maiores vantagens do recrutamento externo.

Melhora da vantagem competitiva da empresa

Contar com profissionais com características, formações e experiências diferentes ajuda a renovar o ambiente e manter a empresa alinhada com a realidade do mercado e as necessidades atuais dos seus clientes. 

Assim, a contratação de um novo colaborador ajuda a tirar a equipe da zona de conforto e demonstra tanto ao público quanto aos concorrentes que a organização está aberta a novidades e buscando melhorar seus processos. 

Por isso, se a sua empresa busca aumentar a vantagem competitiva, o recrutamento externo traz inúmeras vantagens.

Contar com a expertise de um Headhunter

O Headhunter é um profissional especializado em encontrar os melhores talentos para posições estratégicas nos níveis diretivos e gerenciais, posições de gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior, quando especializados.

Por isso, o Headhunter conta com um amplo networking em diversos segmentos para ajudar as empresas a encontrarem os talentos mais aderentes às vagas. A contratação deste serviço ajuda a criar um processo de recrutamento e seleção mais estruturado e direcionado para as necessidades de cada organização.

A 4Search é uma consultoria de RH que conta com uma equipe de profissionais especializados e ampla expertise em recrutamento externo. Em 10 anos de atuação no mercado, já realizamos mais de 1,1 mil processos de Executive Search em empresas nacionais e multinacionais. 

Entre em contato conosco e, juntos, encontraremos soluções personalizadas para a gestão de pessoas da sua organização.

Comentários para este post