Recolocação profissional: mitos e verdades sobre Outplacement Abril 01/2020 - Executivos

Recolocação profissional: mitos e verdades sobre Outplacement

O momento de desligamento de um profissional é sempre muito delicado, com impacto emocional sobre todos os envolvidos e pode alterar o clima organizacional. Para lidar com essa questão, um dos objetivos do processo de Outplacement é garantir que as pessoas envolvidas sejam apoiadas por especialistas no assunto.

Além de recompor o clima organizacional após o desligamento, o serviço de Outplacement entrega outros benefícios para a empresa contratante, como a manutenção da imagem corporativa, garantindo a atração de novos talentos e a minimização de queixas após os desligamentos. 

Para o profissional assessorado os benefícios passam por uma revisão de carreira, orientação sobre posicionamento corporativo e a instrumentalização de como abordar o mercado, aumentando a sua possibilidade de recolocação profissional. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como o Outplacement funciona. Confira os principais mitos e verdades sobre esse processo:

1 - Uma consultoria de Outplacement serve para encontrar um emprego para o profissional assessorado.

MITO. A recolocação profissional é resultado de um projeto que envolve o planejamento de carreira, autoanálise e instrumentalização de como abordar o mercado. Uma nova oportunidade é resultado desse amplo e profundo trabalho.

Assim, o consultor especializado ajuda o assessorado no seu desenvolvimento profissional e na prospecção de oportunidades. Esse processo envolve quatro grandes objetivos, que são interdependentes e aplicados conforme a necessidade e o momento do projeto:

  • Planejamento e suporte ao processo de desligamento;
  • Preparação para o mercado de trabalho;
  • Abordagem ao mercado de trabalho;
  • Planejamento e aconselhamento de carreira (Counseling).

2 - A única saída após a demissão é uma recolocação como profissional em outra empresa.

MITO. Durante o Outplacement, muitos profissionais descobrem que têm perfil de empreendedor e, ao invés de prospectar oportunidades de um novo emprego, investem sua energia na abertura de um negócio.

Quando o consultor de carreira descobre que o profissional tem este perfil, a consultoria de RH suspende o trabalho de prospecção do currículo e um especialista em negócios próprios assume a orientação do assessorado até a criação de um plano de negócios.

3 - O Outplacement pode ser feito individualmente ou em grupo.

VERDADE. O Outplacement pode ser individual ou organizado para atender um grupo de profissionais em desligamento, neste segundo cenário resultante de processo de downsizing.

  • Outplacement individual: fornecer suporte para as situações de desligamento de profissionais em posições diretivas, gestão entry e middle-level e profissionais especialistas.
  • Outplacement em grupo: em situações de desligamento de grupos de profissionais em posição não executiva, o serviço tem como objetivo assessorar e fornecer orientações qualificadas para a continuidade da carreira profissional dos assessorados.

4 - A recolocação profissional depende apenas do consultor.

MITO. O processo de recolocação profissional envolve preparar e orientar o profissional para o retorno ao mercado de trabalho. Para isso, é feita uma avaliação do perfil do assessorado para identificar suas potencialidades e desenvolvê-las para dar continuidade à sua carreira.

A consultoria de RH pode contribuir para a campanha de prospecção do assessorado a partir de sua rede qualificada de prospects, mas o principal objetivo do serviço é tornar o profissional capaz de fazer uma busca eficiente. 

5 - O consultor ajuda o assessorado a perceber como uma entrevista de emprego funciona.

VERDADE. Uma das etapas do Outplacement envolve a elaboração de currículo e outras ferramentas de prospecção com o apoio do consultor. Além disso, o profissional também pode participar de uma entrevista de seleção simulada, em que será avaliado por especialistas em recrutamento. 

Depois, é feita uma sessão devolutiva com feedback sobre a entrevista, incluindo os pontos positivos e os que podem ser melhorados, com ações sugeridas pelo consultor e tarefas repassadas para treino.

Por que contratar o serviço de Outplacement?

O Outplacement é realizado para orientar a empresa no planejamento de processos demissionais com o objetivo de reduzir o trauma e o estresse desse momento para todos os envolvidos. Nesse sentido, os consultores orientam e instrumentalizam o assessorado no redirecionamento de sua carreira.

Ao apoiar o assessorado na abordagem do mercado de trabalho, é possível reduzir o impacto emocional e obter uma recolocação profissional em pouco tempo. 

Além disso, o suporte nessa transição é essencial para aumentar a autoestima do assessorado e melhorar sua capacidade de atuação no mercado de trabalho.

A 4Search é uma consultoria de Recursos Humanos que realiza o serviço de Outplacement individual e em grupo de acordo com as necessidades de cada cliente. Para saber mais sobre o processo, entre em contato com os nossos consultores.

Comentários para este post