4 perguntas para fazer ao recrutador em uma entrevista de emprego Novembro 18/2020 - Executivos

4 perguntas para fazer ao recrutador em uma entrevista de emprego

Se você quer causar uma impressão positiva, a preparação é fundamental em uma entrevista de emprego. Para isso, você pode preparar algumas perguntas para fazer ao recrutador e demonstrar seu interesse pela vaga, além de tirar possíveis dúvidas que irão ajudar na sua tomada de decisão.

A entrevista de emprego não deve ser um interrogatório, mas uma conversa profissional. Dessa forma, se você estiver se candidatando a um cargo C-Level, aproveitar o final do encontro para fazer algumas perguntas ao recrutador pode ser uma forma de deixar claro que você está disposto a aprender e conhecer mais sobre a atuação da empresa.

Lembre-se que, ao concorrer a um cargo de executivo, não é apenas seu currículo que é analisado. 

O recrutador também busca analisar suas habilidades e competências para identificar se você tem um perfil aderente não apenas à função, mas também à cultura da empresa.

Perguntas que um executivo deve fazer ao recrutador em uma entrevista de emprego

Ao participar de um processo seletivo, seja qual for o cargo, é importante conhecer mais sobre a empresa e a sua área de atuação. 

Para isso, pesquise o site da organização, suas redes sociais e procure conhecer mais sobre a trajetória do fundador ou CEO.

Depois, pense nas perguntas que o recrutador poderá fazer, com base no seu currículo, e estruture as respostas para garantir que você irá lembrar das informações mais relevantes no momento certo.

Ao final da entrevista, não tenha vergonha de fazer perguntas para tirar suas dúvidas e demonstrar que estava atento à conversa. 

Com isso, você também transmite ao profissional seu interesse pela oportunidade e sua capacidade de lidar com situações de pressão.

1 - “Como é o dia a dia na empresa?”

Perguntar sobre a rotina na empresa é uma forma de demonstrar seu interesse e sua flexibilidade em adaptar-se a novos ambientes. 

Você também pode perguntar especificamente sobre o dia a dia da equipe em que você irá trabalhar, dependendo de quem estiver conduzindo a entrevista.

A partir da resposta do recrutador, é possível descobrir se você realmente se vê atuando nesta posição ou se a vaga não se encaixa no seu perfil.

2 - “Quais são as possibilidades de treinamento e aperfeiçoamento profissional?”

Essa pergunta mostra que você entende a importância da capacitação e aprimoramento das suas habilidades para melhorar seu desempenho pessoal e profissional. 

Com isso, você também deixa claro que tem vontade de aprender e continuar se desenvolvendo, características importantes para um líder e que são buscadas em qualquer empresa.

Além disso, você pode perguntar quais serão suas chances de crescimento se for contratado para a vaga, o que também irá ajudar a identificar se seus objetivos estão alinhados aos da empresa.

3 - “Qual seria minha equipe de trabalho?”

Ao perguntar sobre a equipe, você demonstra que está disposto a trabalhar em grupo e tem compromisso com os resultados desejados. 

Em vagas para cargos executivos, essas habilidades são bastante desejadas, pois as funções incluem a gestão de pessoas. 

Você também pode perguntar sobre o gestor direto da vaga para conhecer mais sobre seu estilo de liderança e trajetória profissional.

4 - “O que você espera da pessoa que irá preencher a vaga?”

Com esta pergunta, você pode entender mais sobre o que a empresa espera do executivo que será contratado e quais os maiores desafios do cargo.

Esta também é uma oportunidade para perguntar quais são os resultados esperados para os primeiros meses de trabalho e como você será avaliado se for escolhido para a posição.

Neste momento, o mais indicado é fazer poucas perguntas que sejam relevantes para entender mais sobre a posição e mostrar suas habilidades e competências. 

Por isso, evite questões que possam ser respondidas com uma simples busca no site da empresa.

Também é importante dar espaço para que o recrutador responda a pergunta, sem interrompê-lo.

Lembre-se que o comportamento e a postura do candidato também são observados durante o processo seletivo e podem ser decisivos para a conquista ou não da vaga.

Na 4Search, nós temos Headhunters especializados na contratação de executivos em diversas áreas para empresas de qualquer segmento. Agora que você já sabe quais perguntas fazer ao recrutador em um processo seletivo, conheça os 5 aprendizados para se tornar um CEO de sucesso.

Comentários para este post