5 tendências para o mercado de trabalho pós-pandemia Agosto 05/2020 - Corporações

5 tendências para o mercado de trabalho pós-pandemia

A crise do coronavírus gerou uma mudança de paradigmas no mercado de trabalho e acelerou tendências que eram esperadas apenas para os próximos anos. Nesse novo cenário, a tecnologia assumiu um papel ainda maior no dia a dia das corporações e diversas empresas de todo o mundo precisaram digitalizar seus processos e entrar para o ambiente virtual.

A necessidade de distanciamento social mudou as relações de trabalho e acelerou a transformação digital que já estava em curso no ambiente corporativo. Com isso, muitas empresas precisaram se reinventar e adotar novos processos que permanecerão em 2021 e nos próximos anos.

Confira as principais tendências do mercado de trabalho para 2021 e o mundo pós-pandemia:

1. Home office

O home office já era a realidade de muitos trabalhadores, principalmente na área de tecnologia, mas muitas empresas tiveram contato com este modelo pela primeira vez durante a quarentena.

Assim, a tendência para os próximos anos é a intensificação do home office ou a adoção de um modelo híbrido, com horários mais flexíveis. 

Seguindo nessa direção, algumas empresas, como Google e Twitter, já anunciaram que continuarão adotando o trabalho remoto para o período pós-pandemia.

Este modelo traz novos desafios com relação à produtividade, mas também gera vantagens para a empresa e o profissional, como redução de custos e economia de tempo de deslocamento, por exemplo.

2. Lifelong learning

Com as mudanças repentinas no mundo do trabalho, os profissionais precisarão aprimorar seu conhecimento para se adaptar ao novo cenário. Assim, a educação continuada, ou lifelong learning, será cada vez mais valorizada pelas organizações.

Esse conceito é baseado na ideia de continuar aprendendo durante toda a vida, realizando cursos e buscando novas habilidades.

Por isso, os profissionais que estão utilizando o tempo da quarentena para estudar, se aprofundar em alguns assuntos e desenvolver novos conhecimentos e competências tendem a ser mais procurados pelas empresas em 2021.

3. Soft skills

No mesmo sentido do lifelong learning, as soft skills serão ainda mais valorizadas no mundo pós-pandemia. Comunicação, empatia, resiliência e foco no cliente são algumas habilidades que assumem uma importância ainda maior com a transformação digital realizada nas corporações.

As atitudes comportamentais e socioemocionais são tão valorizadas quanto as habilidades técnicas – ou até mais, dependendo da empresa. Por isso, desenvolver uma visão analítica e buscar soluções criativas para problemas são capacidades importantes para um líder nos tempos atuais e no futuro.

4. Digitalização dos negócios

Se antes da pandemia muitas empresas eram reticentes quanto ao home office e à digitalização de seus negócios, a crise mostrou que o caminho para o sucesso passa pelo mundo virtual.

O período de quarentena também afetou a relação do consumidor com as empresas e as compras online, que aumentaram consideravelmente, devem continuar crescendo nos próximos anos.

Por isso, o conhecimento na área de tecnologia tende a ser ainda mais valorizado. O foco continua sendo no cliente e, a partir de agora, as organizações devem investir ainda mais em áreas como segurança digital, e-commerce e experiência do usuário, por exemplo.

5. Recrutamento e seleção online 

Mesmo com a crise, muitas empresas continuam contratando e a expectativa é que a retomada das atividades pós-pandemia gere novas vagas de emprego. 

Nesse contexto, a tendência é que haja uma mudança no processo de recrutamento e seleção de talentos, em que o LinkedIn e as conexões online têm uma função ainda mais importante.

As entrevistas presenciais também podem perder espaço para as virtuais, que apresentam resultados semelhantes. Além disso, durante a pandemia muitas empresas precisaram adaptar a recepção de novos colaboradores e realizar o desligamento a distância. 

Essa experiência irá gerar uma mudança na área de Recursos Humanos, abrindo espaço para um formato híbrido que aproveita os benefícios da tecnologia para humanizar os processos internos e externos.

A 4Search está sempre atenta às novidades e tendências do mercado de trabalho para 2021 e os próximos anos. Por isso, queremos ajudar nossos parceiros a se manterem atualizados e melhorar a gestão de pessoas para o mundo pós-pandemia. Entre em contato conosco e confira todas as soluções disponíveis para empresas.

Comentários para este post