Executive Search: como encontrar um profissional com perfil aderente? Outubro 14/2021 - Corporações

Executive Search: como encontrar um profissional com perfil aderente?

Encontrar um profissional com perfil aderente a um cargo não é uma tarefa simples, especialmente quando falamos de executivos e funções C-Level. Além de um amplo conhecimento e experiência na área, o candidato deve possuir habilidades e competências específicas, também chamadas de soft skills.

Outro fator essencial para um cargo executivo é a aderência à cultura organizacional, ou o fit cultural, como também é conhecido. Avaliar esse item aumenta as chances de uma contratação mais precisa, pois o profissional demonstrou que pode se dar bem com os colegas e se adaptar aos processos internos da empresa.

Uma contratação precisa tem benefícios para a produtividade do time e o clima organizacional, mas demanda tempo, esforço e networking de uma equipe capacitada. 

Nesse sentido, a contratação do serviço de Executive Search é a melhor opção para encontrar profissionais aderentes que irão preencher posições estratégicas na empresa.

O Executive Search é um processo estruturado que envolve o entendimento profundo das necessidades da empresa, levantamento de perfil dos candidatos, mapeamento de mercado, seleção técnica e comportamental e entrevistas seletivas até a apresentação do relatório de finalistas.

Após a contratação do executivo ou especialista, o projeto inclui ainda o serviço de Onboarding Coaching, que consiste na assessoria da empresa e do profissional contratado para garantir a adaptação entre as partes e elevar a performance.

Confira nossas dicas e saiba como melhorar as contratações na sua empresa:

  • Cultura organizacional e job description

Como você viu, a aderência à cultura organizacional é um dos principais fatores para considerar uma contratação bem-sucedida. 

Para isso, antes de anunciar a vaga é importante examinar as características da empresa, seus valores e identificar as lacunas que devem ser preenchidas para alcançar os objetivos da organização. 

Com essas informações em mãos, é o momento de criar uma descrição da vaga detalhada e com foco nas soft skills que são indispensáveis ao cargo.

O job description também é o primeiro contato que o talento terá com a empresa, por isso é importante investir em uma boa descrição para atrair os melhores profissionais do mercado.

  • Testes e entrevistas

Aplicar testes é uma forma de avaliar os padrões de comportamento do candidato e analisar se ele tem o perfil aderente às necessidades da vaga e à cultura organizacional, sendo um filtro importante no início do processo seletivo. 

Com isso, é possível escolher os profissionais com maior potencial para o cargo e, na entrevista, explorar perguntas relacionadas às experiências passadas e como o candidato agiu em determinadas situações. 

As entrevistas comportamentais ajudam a entender melhor quais são os valores do profissional e como ele aplica suas competências e habilidades no dia a dia.

  • Mapeamento de competências e assessment

A seleção por competências é um método muito utilizado por empresas que desejam realizar processos seletivos mais objetivos, levando em consideração fatos e evidências para melhorar a tomada de decisões.

Para isso, o recrutador analisa os comportamentos, competências, habilidades e atitudes do candidato para traçar seu perfil e verificar se ele está alinhado aos objetivos da organização a curto, médio e longo prazo.

Com isso, é possível otimizar o período de treinamento do novo profissional e dar um foco maior à integração da equipe, pois ele já possui a capacitação técnica necessária para atuar na função.

Este formato de seleção também ajuda a reduzir a rotatividade do cargo, já que reduz as chances do novo colaborador não se adaptar.

Assim, mais do que avaliar apenas o currículo dos profissionais, o Assessment leva em consideração as habilidades, competências, qualidades e valores pessoais.

Agora que você já sabe como contratar um profissional com perfil aderente ao cargo e à cultura organizacional, entenda como o Executive Search aumenta a eficiência desse processo.

 

 

Comentários para este post