People Analytics: o que é e quais os benefícios para empresas Janeiro 21/2022 - Corporações

People Analytics: o que é e quais os benefícios para empresas

Em um mercado cada vez mais complexo e competitivo, as empresas estão buscando maior profissionalização e assertividade nas estratégias e tomadas de decisões. Para isso, os gestores estão exercendo um tipo de liderança mais proativa e empática, enquanto tecnologias como People Analytics executam as atividades operacionais.

O People Analytics foi desenvolvido para apoiar os líderes na tomada de decisões mais precisas e menos subjetivas. Com isso, traz diversos benefícios para a contratação, retenção de talentos e aumento na eficiência dos processos internos.

O que é People Analytics?

People Analytics, que pode ser traduzido como “análise de pessoas” é uma abordagem de Recursos Humanos orientada a dados. 

Para isso, são utilizadas tecnologias de big data e business intelligence para coletar, organizar e diagnosticar dados sobre as equipes da empresa por meio de softwares especializados. 

Os softwares cruzam as informações de diversas fontes com o objetivo de ajudar gerentes e executivos a tomarem decisões mais embasadas com relação aos colaboradores. 

O Google é um dos principais exemplos de empresas que aplicam técnicas analíticas para fundamentar decisões sobre a gestão de pessoas e obtêm resultados bem-sucedidos. 

A partir dos dados, é possível acompanhar de perto e em tempo real fatores como engajamento, produtividade e satisfação dos colaboradores, de modo a aprimorar as ações e procedimentos internos para melhorar o desempenho a longo prazo.

Quais os benefícios do People Analytics?

1. Aumento da eficiência nos processos de RH

O setor de Recursos Humanos é formado por várias áreas que demandam do gestor responsabilidade e capacidade de equilibrar as diferentes necessidades dos colaboradores. 

Com o auxílio da tecnologia, é possível integrar esses subsistemas em um único software que irá fornecer dados sólidos e integrados para basear a tomada de decisões mais acertadas.

Assim, o gestor consegue controlar, de forma prática e eficiente, os indicadores de clima organizacional, os processos seletivos, planos de cargos e salários, treinamentos, etc.

2. Ações e resultados mensuráveis

Com um sistema de análise preditiva de dados, é possível avaliar os resultados de uma determinada ação antes mesmo de executá-la. 

Assim, fica mais fácil gerenciar projetos, sugerir ações e preparar a equipe para possíveis imprevistos.

3. Decisões mais estratégicas

A sistematização dos dados e a integração das informações de diversos setores viabilizam a implementação de estratégias mais acertadas e relevantes ao negócio, pois leva-se em consideração o contexto e as especificidades de cada empreendimento.

Dessa forma, há a diminuição de decisões baseadas em achismos ou informações subjetivas, bem como a redução de custos relacionados à correção de erros.

Esse benefício do People Analytics reflete-se em outras áreas da organização, pois colaboradores mais satisfeitos apresentam melhor desempenho e, consequentemente, melhores resultados.

4. Profissionais mais alinhados à empresa

A partir de uma análise detalhada sobre as necessidades e os objetivos da empresa, é possível otimizar o processo de recrutamento e seleção para encontrar talentos que estão realmente alinhados ao perfil da companhia.

Além disso, a tecnologia ajuda a desenvolver uma metodologia para discernir entre profissionais com maior potencial para permanecer ou abandonar a empresa, aumentando a retenção de talentos.

Com o apoio da tecnologia e de estratégias de People Analytics, os gestores têm uma visão mais ampla da empresa e podem colocar em prática ações que ajudam a melhorar os indicadores de RH.

Para conhecer outras práticas inovadoras em gestão de pessoas, confira nosso texto sobre 5 tendências para o futuro.

 

Comentários para este post