5 tendências de RH para 2022 Janeiro 10/2022 - Corporações

5 tendências de RH para 2022

Após dois anos de mudanças profundas no mundo, em que diversas áreas precisaram se reestruturar devido aos impactos da pandemia de Covid-19, a tendência é que o ano de 2022 também seja de transformações em vários setores, incluindo o RH. Assim, as empresas que estiverem preparadas têm mais chances de se destacarem e vencerem a concorrência.

Embora seja um ano repleto de mudanças, as pessoas devem estar no foco da gestão e os profissionais de Recursos Humanos devem contar com ferramentas tecnológicas para melhorar os processos da rotina e automatizar as tarefas burocráticas.

Confira as principais tendências para o RH em 2022:

1. People analytics

Este conceito já é bastante conhecido dos profissionais de recursos humanos e deve ganhar ainda mais espaço nos próximos anos. 

People analytics consiste na utilização de sistemas especializados para realizar avaliações referentes aos colaboradores, de modo que os gestores tenham um melhor entendimento sobre o papel de cada um no negócio. 

A tecnologia envolve a utilização de big data e inteligência artificial para coletar, processar e integrar um grande volume de dados que ajudam a aprimorar o processo de recrutamento e seleção, melhorando a tomada de decisões. 

Dessa forma, a gestão torna-se mais eficiente e as empresas conseguem entender melhor seus colaboradores.

2. Experiência do colaborador

Mais do que remuneração e estabilidade, as novas gerações que estão chegando ao mercado de trabalho buscam um emprego alinhado aos seus valores e estilo de vida. 

Por isso, as empresas que desejam se destacar da concorrência estão investindo na criação de uma boa experiência para os profissionais desde antes da contratação, quando ele é um candidato à vaga. 

Employee experience, como também é conhecido esse conceito, é parte da área de gestão de pessoas e tem o objetivo de garantir a motivação do colaborador, melhorando sua entrega para a empresa. 

Essas ações contribuem para a retenção de talentos e a redução do turnover a partir de um conjunto de medidas desenvolvidas pela empresa para melhorar o ambiente de trabalho.

3. Gamificação

A gamificação é outra tendência de RH para 2022 que já está presente em diversas empresas e deve se espalhar para várias áreas nos próximos anos. 

Esse conceito envolve usar técnicas de jogos para envolver, estimular e engajar as pessoas a realizarem determinadas ações. 

Assim, é criada uma competição saudável entre os colaboradores, aumentando sua satisfação e reduzindo as taxas de turnover. 

A definição de uma recompensa, que não precisa ser financeira, também tende a despertar o interesse dos profissionais e os incentiva a atingir seus objetivos.

4. Flexibilidade

O trabalho híbrido deixou de ser uma possibilidade remota e tornou-se a realidade em diversas organizações em todo o mundo. 

Cada vez mais os colaboradores veem o trabalho em alguns dias por semana no escritório e o restante em casa como uma necessidade para melhorar sua produtividade e saúde mental. 

Com o “novo normal”, as organizações precisam buscar uma alternativa que funcione para ambas as partes e o papel do RH é dar suporte para a adaptação ao novo modelo. 

A flexibilidade, no entanto, não está relacionada somente à jornada de trabalho, mas também aos formatos de avaliação. 

Ao adotar um modelo flexível, é possível avaliar os profissionais pelas entregas realizadas, dependendo das atividades e do setor envolvido. 

Por isso, os profissionais de RH devem estar atentos às tendências e se adaptar às novas necessidades dos trabalhadores.

5. Diversidade e inclusão

Diversidade e inclusão são temas bastante discutidos na sociedade e estão cada vez mais presentes no mundo corporativo. 

Nos últimos anos, as organizações estão investindo na criação de ambientes de trabalho mais diversificados, proporcionando espaço para pessoas de diferentes culturas, vivências, etnias, gêneros e idades. 

As empresas diversificadas são vistas de uma forma positiva no mercado e perante seus clientes, pois essa realidade possibilita novas soluções de problemas e processos cotidianos. 

Para isso, os profissionais de RH devem se manter atualizados e criar ações não apenas para contratar essas pessoas, mas também para que elas sintam-se incluídas e engajadas a realmente fazer parte da empresa. 

Como você viu, as principais tendências de RH para 2022 envolvem o foco nas pessoas e na criação de ações para aumentar o engajamento dos colaboradores.

Para isso, muitas empresas optam pela terceirização do setor, uma das principais estratégias de otimização de processos e aumento da eficiência da gestão corporativa. Confira nosso artigo e conheça as 5 vantagens de contratar um RH externo.

Comentários para este post