5 vantagens de contratar um RH externo Setembro 10/2021 - Corporações

5 vantagens de contratar um RH externo

Muito além das rotinas de documentação e administração, a área de Recursos Humanos é responsável pela manutenção do clima organizacional, do engajamento dos colaboradores e pela realização de atividades especializadas que dão suporte à gestão empresarial como um todo. 

Por isso, muitas empresas optam pela contratação de RH externo para contar com profissionais experientes e qualificados.

A terceirização do RH externo é uma das principais estratégias de otimização dos processos e aumento da eficiência da gestão corporativa. 

Com uma equipe capacitada, a empresa conta com uma visão externa mais objetiva e imparcial, ajudando a aprimorar a gestão de pessoas da organização e garantir o cumprimento dos objetivos definidos.

Confira as 5 vantagens de contratar uma consultoria especializada em Recursos Humanos e gestão de pessoas:

1 - Visão holística e estratégica

A equipe de uma consultoria tem um olhar externo e imparcial, o que é uma poderosa ferramenta para analisar a organização na totalidade. 

A partir de uma perspectiva profissional, os especialistas podem avaliar a dinâmica interna do RH, sua interação com outras áreas e entre os próprios colaboradores. 

Assim, aumentam as chances de perceber oportunidades a serem exploradas, pontos de melhoria e investir em soluções criativas que influenciam no papel dos gestores e na implementação de mudanças.

2 - Profissionais atualizados e capacitados

Contratar uma consultoria de RH é também contratar profissionais especializados, atualizados e em contato frequente com o mercado. 

Esses especialistas, que possuem ampla vivência na área, podem realizar uma avaliação completa dos setores e identificar fatores que nem sempre são evidentes no cotidiano dos gestores. 

Além disso, os consultores externos podem trazer diferentes contribuições para melhorar a motivação dos colaboradores, o engajamento das equipes e aprimorar a relação com os líderes. 

Planos de carreira modernos, planos de cargos e salários, novos métodos de avaliação de desempenho, processos de recrutamento e seleção mais ágeis, por exemplo, são alguns exemplos de ferramentas trazidas pelos especialistas que podem agregar valor à corporação.

3 - Aumento da eficiência dos processos

A gestão de pessoas é uma atividade bastante complexa e que influencia nos resultados da organização, por isso é fundamental investir no aprimoramento de processos e na eliminação de possíveis gargalos que podem ser identificados em uma análise mais aprofundada.

Com uma visão estratégica e especializada, a empresa tem uma série de benefícios no seu dia a dia que levam à melhoria na tomada de decisões e à redução da burocracia, por exemplo.

Ao aprimorar o processo de recrutamento e seleção, é possível melhorar a qualidade das contratações e reduzir o turnover, além de aumentar o fit cultural dos colaboradores e contribuir para um clima organizacional positivo, entre outras vantagens que melhoram a rentabilidade da operação.

4 - Mais agilidade no processo de recrutamento e seleção

Em muitos casos, quando feito internamente, o processo de recrutamento e seleção costuma superar o prazo estabelecido inicialmente, o que aumenta os custos do setor de RH e prejudica a distribuição de tarefas entre a equipe. 

Além disso, o recrutamento de gestores costuma ser uma tarefa bastante complexa que exige conhecimentos específicos para encontrar os líderes com as competências necessárias ao cargo. 

Dessa forma, é preciso contar com profissionais especializados em Executive Search e que realizem uma análise profunda dos negócios e das necessidades da organização. 

A partir disso, é possível tornar o processo mais ágil e assertivo, já que os profissionais possuem as habilidades adequadas ao cargo e têm mais chances de se adaptar à cultura organizacional devido ao mapeamento realizado antes da contratação.

5 - Acesso a um banco de talentos atualizado

Muitas vezes, cargos estratégicos de níveis diretivos e gerenciais, ou mesmo profissionais especializados, demandam uma série de habilidades específicas de gestão de equipes e conhecimento do segmento em que a empresa opera. 

Por isso, encontrar esses talentos é uma tarefa complexa, até mesmo porque nem sempre os profissionais ideais estão disponíveis no mercado. 

Com uma consultoria especializada em gestão de pessoas, a empresa tem acesso a um banco de talentos atualizado e a Headhunters com amplo networking e experiência no mercado. 

A partir disso, é possível entrar em contato com profissionais que a empresa não teria de outra forma, aumentando sua competitividade.

Uma empresa de RH externo pode oferecer serviços como:

  • Executive Search: identificação e seleção de profissionais para posições estratégicas nos níveis diretivos e gerenciais, posições de gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior, quando especializados.
  • Mapeamento de Competências e Assessment: processo de avaliação baseado nas competências dos profissionais para garantir que os objetivos estratégicos da Empresa-Cliente sejam atingidos.
  • Outplacement: tem como objetivo assessorar e fornecer suporte para as situações de desligamento de profissionais em posições diretivas, gerenciais, gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e/ou profissionais de nível superior quando especializados. O serviço procura transmitir orientações qualificadas ao profissional desligado.
  • Succession Planning e Coaching: criação e execução de planos de sucessão dinâmicos e eficientes, identificando indivíduos com potencial para dirigir a organização.
  • Pesquisa de Clima Organizacional: identificar e descrever a complexa rede de expectativas e percepções individuais e em grupo de uma empresa, o que chamamos de clima.

Para saber mais sobre as vantagens de uma consultoria especializada em gestão de pessoas, entre em contato com a 4Search e conheça nossas soluções personalizadas.

Comentários para este post