Plano de cargos e salários: o que é e como desenvolver Maio 31/2021 - Corporações

Plano de cargos e salários: o que é e como desenvolver

Definir claramente as responsabilidades e competências técnicas e comportamentais que se espera de cada colaborador é essencial para uma empresa que deseja alcançar o sucesso. Para isso, o plano de cargos e salários é uma ferramenta muito importante na gestão de pessoas e pode ser considerado como uma estratégia competitiva.

Com um planejamento adequado, a empresa passa a oferecer uma remuneração justa a seus profissionais e ajuda a garantir o equilíbrio dentro da equipe, além de atender às necessidades dos colaboradores e contribuir para sua autorrealização.

O que é e para que serve um plano de cargos e salários?

O plano de cargos e salários, assim como o plano de carreira e outros recursos de gestão de pessoas, é uma ferramenta usada para determinar e sustentar as estruturas de cargos e remuneração dentro de uma organização.

O objetivo deste planejamento é promover o equilíbrio interno e externo por meio da atribuição dos deveres e responsabilidades de cada cargo, junto aos seus respectivos níveis salariais.

Este recurso proporciona a estruturação da organização e também dá suporte ao plano de carreira dos colaboradores, pois deixa registrado, de forma clara e objetiva, as possíveis promoções de cada setor e o tempo estimado para que sejam alcançadas.

Essas práticas são importantes para empresas de diversos tamanhos e segmentos de atuação, pois contribuem para aumentar a motivação dos colaboradores, melhorando a produtividade da equipe e os resultados da organização.

As principais funções desse plano são:

  • Auxiliar na contratação de novos profissionais;
  • Estimular a retenção de talentos;
  • Ajudar a promover a cultura organizacional;
  • Reduzir o turnover;
  • Facilitar o planejamento financeiro da empresa;
  • Promover a igualdade de direitos e deveres entre os colaboradores;
  • Dar suporte ao RH e Departamento Pessoal na montagem da folha de pagamento;
  • Estimular a competitividade da empresa no mercado;
  • Deixar claro a todos os colaboradores quais são os cargos da empresa e o que é esperado de cada um;
  • Aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Assim, a ferramenta também é uma forma de estimular o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, além de aumentar sua confiança na organização.

Porém, muitas vezes, há uma confusão entre o plano de cargos e salários e o plano de carreira.

A diferença é que o primeiro é focado na empresa, ou seja, define os cargos e funções, suas atribuições, deveres, faixas salariais e competências necessárias para serem preenchidos.

Já o plano de carreira é feito individualmente, indicando o caminho que cada colaborador pode percorrer dentro da empresa e estabelecendo as competências necessárias para cada posição e a expectativa da empresa com relação a isso.

Como elaborar um plano de cargos e salários

O primeiro passo para adotar essa ferramenta na sua organização é reunir os gestores e consolidar quais cargos existem em cada departamento e qual o perfil necessário para cada um deles.

Nesta etapa, você pode elaborar uma pesquisa ou formulário para ser preenchido pelos colaboradores, com o cargo exercido e uma breve descrição das atividades realizadas.

Com essas informações em mãos, é o momento de realizar a caracterização de cada função, incluindo dados como competências, habilidades e nível salarial de cada um. Os pontos mais importantes são:

  • Responsabilidades: quais são as principais atividades que o colaborador de determinado cargo deve realizar em seu dia a dia. 
  • Competências técnicas: formação necessária, habilidades e ferramentas que o colaborador deve possuir para exercer sua função. É importante colocar estas competências de forma detalhada, como conhecimento avançado em algum sistema específico, por exemplo.
  • Perfil comportamental: conjunto de habilidades comportamentais e soft skills que o colaborador deve ter, como trabalho em equipe, perfil de liderança ou comunicação, por exemplo.
  • Faixa salarial: cada promoção deve significar um aumento no salário do colaborador e esses valores devem ser definidos no planejamento. Neste ponto, é importante fazer uma pesquisa de mercado para analisar a situação de cada segmento e determinar o intervalo entre os valores mínimo e máximo que o profissional pode receber em seu cargo.

Após elaborar o plano, é preciso consolidá-lo em um documento e apresentar a todos os colaboradores, para terem uma visão clara e objetiva do que é necessário para crescer dentro da empresa.

Essa ferramenta é muito importante para a transparência da organização e para estimular que os colaboradores desenvolvam as competências e habilidades necessárias para aperfeiçoar seu trabalho cada vez mais.

Agora que você já sabe o que é e como elaborar um plano de cargos e salários, entenda a diferença entre cargos júnior, pleno e sênior e aprimore a gestão de pessoas na sua empresa.

Comentários para este post