Qual a diferença entre cargos júnior, pleno e sênior? Maio 19/2021 - Corporações

Qual a diferença entre cargos júnior, pleno e sênior?

A estrutura organizacional varia em cada empresa e depende da quantidade de colaboradores, a área de atuação e outros fatores. No entanto, a maioria das organizações costuma classificar os cargos em júnior, pleno e sênior seguindo alguns requisitos internos.

As classificações dos cargos júnior, pleno e sênior geralmente são definidas ao anunciar um cargo para o processo de recrutamento e seleção, por exemplo, e muitos profissionais de RH têm dúvidas sobre como definir as vagas.

Independentemente da nomenclatura, é preciso levar em consideração a hierarquia da organização para que cada profissional saiba quais funções e papéis deve desempenhar e o que é exigido para dar continuidade à carreira dentro da organização.

Saiba mais sobre cada nível hierárquico:

Nível júnior

O profissional nível júnior geralmente tem pouco tempo de mercado e pode ser recém-formado ou alguém que mudou de área e tem menos experiência.

Em geral, esses cargos são voltados a pessoas em processo de desenvolvimento e que desempenham atividades menos complexas, por isso necessitam do acompanhamento de um superior.

Neste momento da carreira, o profissional ainda está construindo sua bagagem e desenvolvendo diversas competências.

Dessa forma, as empresas que esperam que os colaboradores juniores transformem-se em plenos devem investir no treinamento e desenvolvimento técnico e comportamental, incentivando-os a desenvolverem maior autonomia e liderança.

Nível pleno

O profissional nível pleno exerce atividades específicas que exigem maior conhecimento e pode coordenar equipes, orientar estagiários e realizar tarefas mais complexas.

Nesta fase, que é a seguinte ao júnior, o colaborador tem maior experiência de mercado e possui autonomia para tomar algumas decisões, porém demanda o acompanhamento de um superior.

O profissional em nível pleno que deseja continuar sua trajetória profissional na área deve buscar potencializar seus conhecimentos e habilidades com o objetivo de seguir para o nível sênior.

Nesta etapa, é importante que a empresa tenha líderes desenvolvidos que incentivem sua equipe a continuar se preparando e assumindo novas responsabilidades.

Para isso, a soft skill de liderança e motivação é importante para que os profissionais plenos sintam-se preparados e estimulados a enfrentarem novos desafios.

Nível sênior

O profissional nível sênior, em geral, tem ampla experiência na área, levando-o a assumir responsabilidade sobre projetos, criação de soluções, tomadas de decisão e participação na gestão de pessoas.

Por isso, espera-se que este profissional tenha grande maturidade profissional, capacidade estratégica e analítica, além do conhecimento aprofundado em sua área de expertise.

O cargo sênior, portanto, é voltado aos colaboradores com total controle de suas funções e grande conhecimento agregado, que a empresa espera que seja complementado por cursos de especialização, certificações, participação em eventos, networking, entre outras formas de aprimorar continuamente suas funções.

A hierarquização, que depende dos critérios internos e da estrutura de cada empresa, é importante para ajudar a direcionar melhor os processos de recrutamento e seleção, além de facilitar a retenção de talentos.

Ao estabelecer de maneira clara e transparente as diferenças entre os cargos júnior, pleno e sênior, a triagem dos profissionais é feita com parâmetros mais definidos e ajuda a criar um funil mais preciso e adequado às necessidades da vaga.

Agora que você sabe a importância da estruturação dos cargos, entenda como contratar cargos de alta gerência.

Comentários para este post