Como contratar por mapeamento de competências? Marco 22/2021 - Corporações

Como contratar por mapeamento de competências?

Nos dias atuais, apenas o conhecimento técnico já não é suficiente para garantir uma vaga no mercado de trabalho e, cada vez mais, as empresas adotam modelos de gestão que valorizam as habilidades dos colaboradores. Nesse cenário, o mapeamento de competências é uma ferramenta essencial para aprimorar o recrutamento e seleção de profissionais.

Muitas organizações que buscam um diferencial competitivo estão investindo em gestão de pessoas para potencializar o trabalho desenvolvido pelos colaboradores e aumentar a produtividade. Com o mapeamento de competências é possível contratar os profissionais com maior aderência ao cargo e à cultura organizacional.

Esta ferramenta também contribui para a criação e desenvolvimento de equipes, pois, ao identificar as qualidades individuais, é possível contratar profissionais com habilidades complementares e planejar os treinamentos adequados.

Além disso, o método também ajuda a realocar os colaboradores em áreas e equipes em que eles terão um desempenho melhor, otimizando a gestão de pessoas para alcançar os objetivos traçados.

O mapeamento de competências inclui o levantamento de competências técnicas e comportamentais dos profissionais, portanto, é uma ferramenta importante para avaliar tanto o conhecimento técnico quanto as questões de comportamento, relacionamento interpessoal e inteligência emocional da equipe.

A importância do mapeamento de competências para o recrutamento e seleção

A seleção por competências é um método muito utilizado por empresas que desejam realizar processos seletivos mais objetivos, levando em consideração fatos e evidências para melhorar a tomada de decisões.

Para isso, o recrutador analisa os comportamentos, competências, habilidades e atitudes do candidato para traçar seu perfil e verificar se ele está alinhado aos objetivos da organização a curto, médio e longo prazo.

Com isso, é possível otimizar o período de treinamento do novo profissional e dar um foco maior à integração da equipe, pois ele já possui a capacitação técnica necessária para atuar na função.

Este formato de seleção também ajuda a reduzir a rotatividade do cargo, já que reduz as chances do novo colaborador não se adaptar.

Para isso, a atenção às competências deve estar presente em todas as fases do processo seletivo:

  • Definição do perfil do candidato

A primeira etapa do processo seletivo é a definição do perfil do candidato e a criação do job description para atrair os talentos adequados. 

Dessa forma, o recrutador deve conversar com o gestor da área e alinhar quais os pré-requisitos técnicos, as habilidades necessárias e as desejáveis para um bom desempenho da função. 

Essa conversa inicial é muito importante para definir o perfil ideal e irá guiar as outras fases do processo de seleção por competências.

  • Análise do currículo

Após capturar os currículos, é importante fazer uma triagem inicial para selecionar apenas os candidatos com alguma aderência à vaga. 

Nesta etapa, é importante criar uma checklist com o que não pode faltar em um currículo para este cargo. 

Dessa forma, somente os currículos que cumprirem alguns itens obrigatórios serão aprovados para a próxima fase, tornando o processo mais objetivo e imparcial.

  • Entrevista e seleção

A entrevista é o momento mais importante para analisar as habilidades, experiências e comportamentos de cada candidato. 

Em uma entrevista por competências, geralmente as perguntas são relacionadas ao histórico e às vivências do profissional em outras empresas. 

Com isso, é possível obter respostas descritivas, que não foram preparadas, e entender na prática se o talento está apto a lidar com as situações do dia a dia.

Algumas perguntas que podem ser realizadas nesta fase são:

  • Como você lidaria com um conflito entre você e um colega de equipe? Como você tentaria resolver a situação?
  • Se estivesse confiante com relação a um projeto e recebesse um feedback negativo, como você reagiria?
  • Como você lidaria com problemas para finalizar um projeto por falta de recursos?

Além disso, o recrutador também pode perguntar sobre projetos anteriores, como o profissional reagiu em situações específicas, qual era sua relação com a antiga equipe e o que o levou a deixar o último emprego, por exemplo.

O recrutador também pode propor dinâmicas de grupo ou testes específicos de acordo com cada cargo. 

Assim, junto às informações levantadas na entrevista, é possível entender mais sobre as habilidades do candidato e aumentar as chances de uma contratação bem-sucedida.

Para aumentar a eficiência do processo seletivo, é essencial contar com profissionais qualificados e especializados no desenvolvimento de projetos personalizados para aprimorar a gestão de pessoas.

A 4Search é uma consultoria com mais de 10 anos de experiência em Recursos Humanos e que realiza o mapeamento de competências de profissionais, entrevistas por competências e muito mais. 

Conheça os serviços e converse com um de nossos especialistas.

Comentários para este post