5 dicas de como dar feedback à equipe Fevereiro 25/2021 - Executivos

5 dicas de como dar feedback à equipe

Fornecer informações sobre o desempenho, elogiar os resultados e mostrar os pontos que podem ser melhorados são atitudes simples que o gestor pode incorporar ao seu dia a dia e que fazem a diferença no ambiente de trabalho. 

Porém, muitos profissionais têm dificuldade para dar feedback à equipe, seja por incerteza sobre a reação da outra pessoa ou por problemas em se comunicar. 

Se você quer saber como dar feedback à sua equipe, continue lendo e confira nossas dicas:

1 - Reflita e prepare-se para a conversa

Muitos gestores chegam à reunião sem preparação, o que pode atrapalhar o processo e fazer com que você esqueça algum ponto importante ou transmita as informações de uma forma inadequada.

Para otimizar seu tempo, você pode criar uma planilha para anotar ao longo da semana os assuntos que deverão ser abordados. 

Assim, no dia da reunião, você só precisa revisar o documento para se preparar.

Lembre-se de focar apenas nos aspectos mais importantes e que irão ajudar o colaborador e a empresa.

2 - Seja claro e utilize exemplos específicos

Para evitar generalizações e deduções, é importante oferecer exemplos concretos das ações do colaborador e demonstrar como ele pode melhorar.

Ao longo dos dias, procure observar como cada membro da equipe desempenha suas funções e ofereça dicas para que ele possa trabalhar de maneira mais produtiva e organizada.

Assim, em vez de simplesmente pedir que um colaborador não se atrase, pode ser mais efetivo demonstrar como a sua ausência impacta o trabalho da equipe, deixando os colegas sobrecarregados e prejudicando o atendimento aos clientes, por exemplo.

Essa dica também se aplica ao feedback positivo, já que usar fatos específicos para demonstrar o bom desempenho do colaborador faz com que ele se sinta notado e reconhecido pela organização.

Então, ao invés de dizer apenas “você é um bom funcionário”, destaque que ele sempre cumpre os prazos, tem um bom relacionamento com os clientes, entre outros exemplos práticos.

3 - Ouça o que o colaborador tem a dizer

Para que a conversa não se torne um monólogo, é importante dar um tempo para o colaborador pensar sobre o assunto e expor suas dificuldades ou dar um feedback, se desejar.

Nesse sentido, o líder deve ser empático e ouvir com atenção o que os colaboradores têm a dizer.

Lembre-se que a reunião deve ser uma troca que tem o objetivo de aperfeiçoar o trabalho das pessoas e melhorar a relação entre a equipe de uma maneira geral.

4 - Crie um plano de ação e acompanhe seu desenvolvimento

Após fornecer as avaliações e refletir sobre a reação do colaborador, é importante transformar a conversa em medidas concretas e indicar o caminho a ser seguido.

O objetivo da reunião deve ser apontar soluções, então pergunte para o colaborador como você e a equipe podem ajudá-lo a superar suas dificuldades.

Da mesma forma, destaque como os pontos fortes do colaborador podem ser usados para aprimorar seu trabalho e quais soft skills podem ser desenvolvidas para que ele continue crescendo, tanto profissional quanto pessoalmente.

Além disso, continue acompanhando o desempenho dos membros da sua equipe e observe se suas dicas estão sendo eficazes. 

Ao perceber o progresso, procure reconhecer e dar um retorno positivo, pois colaboradores que se sentem reconhecidos estão sempre dispostos a melhorar e são mais produtivos.

5 - Desenvolva uma cultura de feedback na equipe

Após a reunião, é importante que a conversa continue e a equipe sinta que você está aberto ao diálogo.

Assim, transformar o feedback em uma atividade regular e periódica é importante para continuar acompanhando o desempenho dos colaboradores e identificar seu progresso a longo prazo.

Essas reuniões também ajudam o líder a se aproximar dos colaboradores e criar uma relação mais próxima, o que traz diversos benefícios para a equipe e para a organização como um todo.

Além disso, com o tempo, fica mais fácil não apenas dar feedback para a equipe, mas também recebê-los e lidar com críticas construtivas.

Assim, você contribui para melhorar o clima organizacional, o que contribui para a atração e retenção de talentos na empresa.

Comentários para este post